Páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Porque Vale a pena Esperar? Salmo 40:1-3


1- Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”.2- Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. 3- E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR.

INTRODUÇÃO:

O salmo 40 é muito conhecido!  Há várias músicas baseadas nele.
As primeiras palavras deste salmo fazem referência à algo que havia acontecido e que não sabemos o que é...

esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim

Isso pressupõe uma oração respondida, um benefício já alcançado!

O salmo começa com um verbo duplicado, repetido:  Esperei, esperando

Davi diz:  eu esperei mesmo, eu tive que ter paciência, eu tive que aguardar, eu tive que conviver com o tempo passando e as coisas não acontecendo... eu precisei esperar e esperar e esperar.

Esperei confiantemente não é uma forma de expressão apenas, mas é a experiência de Davi!

Esses 3 primeiros versos do Salmo 40 ecoam que:

VALE A PENA ESPERAR!

Nosso vocabulário parece não suportar mais a idéia de “esperar”.  É preciso esperar, esperando!!!

Abraão precisou esperar pra ter Isaque pelo menos uns 25 anos desde que saiu de Harã.

Jacó precisou esperar 14 anos para ter a mulher que realmente amava.

Moisés precisou esperar 40 anos no deserto até que pudesse servir o Senhor como libertador de Israel do Egito.

Dizem que a mãe de Agostinho precisou esperar 30 anos até que sua oração fosse respondida e seu filho saísse da vida promíscua que tinha.

VALE A PENA ESPERAR!  Por quê?

6 verbos que descrevem o que Deus fez e respondem por que vale a pena esperar:

1.                  Inclinou
2.                  Ouviu
3.                  Tirou-me
4.                  Colocou-me
5.                  me firmou
6.                  me pôs nos lábios


Esperar não é fácil!  É uma coisa chata, monótona, desagradável, entediante, mas isso é próprio do esperar.

É preciso sonhar com o que vai acontecer depois, embora a realidade presente seja assombrosa!

Porque vale a pena esperar? O texto que lemos da Palavra de Deus nos dá 3 respostas do por que vale a pena esperar!

As respostas não têm a ver com o PROCESSO da espera, mas com os RESULTADOS dela.

Por que vale a pena esperar?

1.                  Porque Deus muda nossa convicção.

“Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”.

A palavra inclinar (hebraico Nata) tem a idéia primeira de esticar, estender.  Aqui, tem a idéia de inclinar – de voltar-se para algo ou alguém.

Davi estava naquele momento convicto de que Deus é o Deus que se inclina para dar atenção aos homens e a ele especialmente!

Mas seria essa sempre a sensação de Davi?  Será que não havia antes incerteza, tristeza, insegurança, falta de visão?

Mas quando esperamos, a nossa idéia de Deus muda.

Não foi Jó quem disse? “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem”. Jó 42.5

É possível que Deus nos socorra mais lentamente do que nós gostaríamos, mas quando Ele socorrer, quando Ele responder a sua oração, você vai dizer como Davi: “Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”


Por que vale a pena esperar?


2.                  Porque Deus muda nossa condição.

O verso 2 diz:Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos”.

A Almeida revista e Corrigida traduziu assim: “Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos;”

Com estas palavras Davi quer descrever sua condição passada.

Era assim que ele se sentia:  num abismo profundo, num poço horrível, num cenário de pânico.

Você já se sentiu assim?  Está, quem sabe, se sentindo assim?

Deus me tirou de um charco de lodo, disse Davi.  Ele estivera tão perto de ser submerso pelo volume de suas calamidades, que não foi fácil se desvencilhar delas.

Mas agora... depois que ele esperou esperando... pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos;...

Enquanto esperamos, nossos passos não são firmes, parece que o chão que pisamos sempre vai afundar...

Mas se você esperar, como Davi diz que esperou, você terá a experiência de ver Deus mudando sua condição...

... de colocar os teus pés sobre um chão firme!!

Por que vale a pena esperar?


3.                  Porque Deus muda nossa disposição.

Olhe que belo é o verso 3: “...e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.”

Se você se sente indisposto agora, se você não consegue cantar o que outros cantam... espere esperando... O próprio Deus há de mudar sua disposição – ele vai colocar nos seus lábios um novo canto, uma nova canção!!

Agora, você percebeu que nestes 3 versos Deus é o principal a “causa última” de todas as coisas?

Davi somente esperou e clamou e o resto foi Deus quem fez!

Aprenda uma coisa nesta noite: O ser humano é incapaz de sozinho resolver seus problemas, de mudar sua condição e de melhorar seu humor, sua disposição!

Vale a pena esperar!  Até porque, o resultado da sua espera fará com que muitos vejam essas coisas, temam e confiem no Senhor.

Qual tem sido a sua experiência!

Por que vale a pena esperar?


1        - Porque Deus muda nossa convicção.
2        - Porque Deus muda nossa condição.
3        - Porque Deus muda nossa disposição.




53 comentários:

  1. GLORIA DEUS! QUE DEUS CONTINUE TE USANDO!!!

    ResponderExcluir
  2. Amem q Deus continui a te usar apreendi muito com vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, que bom que Deus tem falado conosco. Um grande abraço!!

      Excluir
    2. Anem🙏🙏🙏.Tive uma revelaçao e Deus falou comigo sovre ter me turado de um charco de lodo.
      Era a minha casa que estava com muita tribulaçao.
      Deus me falou que a peleja era dele.

      Excluir
  3. Amei este estudo, precisava destas palavras hoje e fui revestida novamente de fé. Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Studio Graça Duarte, que toda a honra seja a dada ao nosso Deus. Ele tem falado conosco sempre. Um grande abraço

      Excluir
    2. Ooh Gloria mt bom

      Excluir
    3. Como é bom confiar no Senhor!!!! Busquei a resposta é me veio o socorro. Deus seja louvado. Deus vos abençoe grandemente na sua presença. Saudações em Cristo Jesus.

      Excluir
  4. Esse estudo veio na hora serta e no momento serto pois estou esperando em Deus dia apos dia

    ResponderExcluir
  5. Bom pastor uma palavra bem manusiada de maneira simples e facil de ser entendida Que Jesus continue te usando , para o auxilio , da palavra , dessa mesma maneira e que Deus continue a conduzir sua vida com os propositos e designos a qual.ele te chamou ,bom dia

    ResponderExcluir
  6. estava preparando uma pregação essa palavra vindo do Espirito Santo inspirou muito a Jesus te abençoe

    ResponderExcluir
  7. estava preparando uma pregação essa palavra vindo do Espirito Santo inspirou muito a Jesus te abençoe

    ResponderExcluir
  8. Continui assim pasto e que Deus continui te abençoado.

    ResponderExcluir
  9. Gloria a Deus, simples, sem rodeios, e com muito poder de revelaçao, continue nessa tua força varao valoroso

    ResponderExcluir
  10. Estou me sentindo como Davi , grata pois Deus “Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos;”e pos um cantico novo em meus lábios!

    ResponderExcluir
  11. Que benção,que Deus continue te abençoando a sua vida.

    ResponderExcluir
  12. Deus seja conosco.. Essa palavra falou diretamente comigo! Amém

    ResponderExcluir
  13. Estou nessa situação "A ESPERA" realmente eh angustiante, esperare o pior é olhar para os incrédulos e dizer.... confio em Deus.

    Mas como o próprio Davi diz. ..Muitos verão e creram no Deus que eu sirvo.

    A espera faz crescer dentro de nós a calma, a paciência e a temperança.
    Louvado seja meu senhor por tudo.

    ResponderExcluir
  14. Costei Muito Tenho Um Grande Desejo De Ser Pregador da Palavra De Deus Amém Gloria Deus toda Honra e Toda Glória Seja Dada Ao Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  15. Gloria à Deus
    Me ajudou muito esse estudo🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Gloria à Deus
    Me ajudou muito esse estudo🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Estudo perfeito,bem explicado, sem rodeios!
    Gloria a Deus, mto bom!!!
    👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glórias a Deus Andréia Mesquita. Um grande abraço e Deus lhe abençoe ricamente!!

      Excluir
  18. Digite seu comentário...DEUS FALOU AO MEU CORACAO PROFUNDAMENTE GLOLIA A DEUS

    ResponderExcluir
  19. Muito Bênção essa palavra explicada e muito bem colocada que o Espírito Santo continue lhe Usando para trazer a luz a Palavra do nosso SALVADOR JESUS 👆👆👆👆

    ResponderExcluir
  20. Muito Bênção essa palavra explicada e muito bem colocada que o Espírito Santo continue lhe Usando para trazer a luz a Palavra do nosso SALVADOR JESUS 👆👆👆👆

    ResponderExcluir
  21. Muito Bênção essa palavra explicada e muito bem colocada que o Espírito Santo continue lhe Usando para trazer a luz a Palavra do nosso SALVADOR JESUS 👆👆👆👆

    ResponderExcluir
  22. Muito Bênção essa palavra explicada e muito bem colocada que o Espírito Santo continue lhe Usando para trazer a luz a Palavra do nosso SALVADOR JESUS ��������

    ResponderExcluir
  23. Que Bênção de Palavra muito bem colocada e explicada Eu acho maravilhoso esse Salmo , Que o Senhor Espírito Santo continue lhe Usando Poderosamente para trazer a Luz a Palavra de DEUS como ela É .....👆👆👆👆



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudo maravilhoso!Continue sendo este canal de Deus em nossas vidas.Ele pôs na minha boca um cântico novo.

      Excluir
  24. Eu confio. Em Deus e espero amem

    ResponderExcluir
  25. AMEM,QUE DEUS CONTINUE TE USANDO GRANDIMENTE

    ResponderExcluir
  26. Amei ,já ministrei através desse estudo ,obrigado que DEUS continue usando a sua vida ,cumprindo o desejo de seu coração.

    ResponderExcluir
  27. DEUS É TREMENDO EM QUALQUER SITUAÇÃO. OH!! GLÓRIA.

    ResponderExcluir
  28. Gloria A deus tudo temos que esperar nele mesmo ele nao desiste de nos

    ResponderExcluir
  29. Gloria A deus tudo temos que esperar nele mesmo ele nao desiste de nos

    ResponderExcluir
  30. Aleluia gloria a Deus palavras de vieram do trono do senhor o
    Ao meu Coracão essa noite... Q Jesus continue abençoando seu ministerio.

    ResponderExcluir
  31. Meu Deus o que é isso
    Fantástico obrigado jesus

    ResponderExcluir
  32. Muito bom obg me ajudou muito Deus abençoe.sempre

    ResponderExcluir
  33. Que coisa maravilhosa 🤩 amei esse estudo , Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir