Páginas

sábado, 31 de março de 2012

Como Reagir quando sofremos Ofensas?


 

Como reagir quando sofremos ofensas?

1Coríntios 4:12-13

“12  e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; 13  quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos”.

Introdução: As nossas reações são proporcionalmente niveladas com as ações que nós sofremos. Se você está no trânsito e alguém ficar buzinando atrás de você, geralmente nós temos uma reação imediata de tentar pagar na mesma moeda, exatamente para a gente não sair por baixo.
Revidar é sempre o instinto natural conseqüente da inclinação pecaminosa do nosso coração e tem como finalidade mostrar que o nosso orgulho, quando tocado, faz a gente logo reagir.
O dia-a-dia opressivo que nós enfrentamos no trabalho muitas vezes nos cansa. Chegamos em casa e a mulher, ou o marido ou os filhos, qualquer pessoa que vem até, nós muitas vezes, são as nossas vitimas. Descarregamos e falamos coisas que não deveríamos. Isso mostra que a nossa postura, muitas vezes em conseqüência daquilo que nós recebemos das pessoas que estão à nossa volta, é a mesma da pessoa que nos afligiu durante aquele dia.
Esse texto que lemos fala de gente que sofreu ofensas. Fala de gente que foi ridicularizado, amaldiçoado sem  jamais ter cometido pecado algum.
Paulo escreve essa carta aos Coríntios para corrigir os irmãos sobre as dificuldades de relacionamentos que estavam crescendo dentro daquela igreja. Você vê isso de forma muito clara no capítulo um a partir do verso dez. Corinto era uma cidade portuária, envolvida completamente no paganismo grego. Existia uma intensa devastação  moral na cidade, em que o homossexualismo e a prostituição estava sendo feita de forma intensa.
Quando Paulo chega nos anos 51 ou 50 em AC, ele chega com um propósito de evangelizar a cidade, ver a igreja crescer e ser uma grande extensora do evangelho de Jesus por todos aqueles lugares.
O que ocorre? O ocorre que a igreja começa a crescer e cresce também alguns problemas dentro dela de partidos existentes entre os irmãos.
Começa existir ciúmes, contendas e há uma fragmentação terrível ali. Essas pessoas começaram a dizer que eram de Paulo, outras que eram de Apolo e outras que eram de Cristo e assim sucessivamente.
Paulo foi humilhado naquela cidade. Um homem que começou aquela igreja, mas foi desprezado, sofreu inúmeras retaliações no seu ministério porque os coríntios admiravam o conhecimento e o saber da oratória ao invés do conhecimento das escrituras.
Eles começaram então a desprezar e desconsiderar Paulo como apóstolo, é o que pode ser visto no capítulo um dos versos 22 em diante.
A Igreja era composta de judeus e de gregos. E os gregos davam uma ênfase muito grande para a capacidade do indivíduo falar, para a oratória dele. O que valia para eles era a capacidade de persuasão. Infelizmente, até hoje é assim. As pessoas valorizam mais a oratória da pessoa do que o conteúdo dela. O critério de avaliação deles não era bíblico e teológico, mas intelectual e de cunho espetacular para impressionar as pessoas que não se impressionavam com as doutrinas bíblicas, mas com a forma dos homens falar. Capítulo 2 verso 4.

“4  A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder”,

 Paulo mostra que a maneira de avaliação deles estava errada, e que aqueles a quem eles davam tanta honra nem de fato viram a Cristo, nem eram de fato cristãos genuínos.
No capítulo 4 especificamente, Paulo nos mostra como devemos agir em meio as ofensas e perseguições que enfrentamos. Paulo nos mostra três atitudes que devemos adotar diante das ofensas que sofremos .

1º Atitude: Fale bem daqueles que te fizeram o mal (12)

“...Quando somos injuriados, bendizemos...”

Observe que a boca é uma das grandes armas que nós temos para usar contra o nosso próximo, principalmente quando nós recebemos algum mal. Aqui nós vemos o argumento de Paulo estruturado na base de contraste. As três Atitudes que falarei estarão mostrando dados a partir disso.
Entre aquilo que ele recebeu, que foi o mal feito, com a maneira que ele agiu em relação às pessoas que fizeram mal para ele, mostra o contraste entre aquilo que recebeu de negativo e aquilo que ele ensinou e fez de positivo mesmo tendo recebido o mal.
A idéia da palavra injuriar destaca a mais profunda crueldade que uma pessoa usa das palavras, não somente para arranhar a imagem da outra mas para criar feridas nela. Essa palavra vem de uma raiz aqui que significa ferir. É como se tivesse um bisturi na mão e aquele bisturi serve para que ele faça incisões das pessoas nas quais ele cuida. a
se para os gregos era uma das artes da vida saber insultar o suportar insultos contra si mesmo, para o crente sofrer calúnias e insultos em evidência da Cruz que o discípulo cristão chamado para suportar.

1Pedro 2:23   “pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente”

Aqui, trata-se de alguma coisa mais do que simplesmente imitar a Cristo. O discípulos, como alguém que foi libertado a fim de obedecer, está constantemente dando de encontro com a natureza não redimida do mundo, e, dentro dele, participa do sofrimento dos seu Senhor. É mais do que a conservação de padrões: pelo contrário, é questão de manter a fé na forma de amor até para com os inimigos .
Quando se responde com bênçãos a injúria, estamos tratando, não como arte de vida que pode ser aprendida, mas, sim, com a evidência do poder de Jesus Cristo e de evangelho para vencer o mundo que precisa ser concretizada mediante a fé.  
O que Paulo faz aqui é nos ensinar que mesmo recebendo ofensas tão difíceis, devemos aprender a abençoar as pessoas, falar bem delas, usar os nossos lábios para a edificação e ser uma fonte de boas palavras em função daqueles que, muitas vezes, dizem mal contra nós.
“...bendizemos...” A palavra vem de uma raiz que significa elogiar. E elogiar uma pessoa que te faz mal? Paulo poderia ter usado outra palavra no grego, mas ele decidiu escolher essa palavra para você ter coisas boas para contar de gente que faz o mal.
O propósito de elogiar significa cicatrizar, untar as partes que estavam divididas. Paulo estava sendo perseguido porque não davam crédito ao seu apostolado. Estava sendo humilhado por não reconhecerem a sua autoridade. Financeiramente a igreja de Corinto achava que o trabalho de Paulo não tinha importância nenhuma e por isso não queriam ajudá-lo financeiramente ao ponto de ele ter que fazer tendas. Ele só faz tenda aqui.
Ele estava fazendo tenda que por causa da falta de visão da igreja. Paulo enfrentou essas humilhações de pessoas que se chamavam irmãos dele e ele ainda conseguia falar bem deles.
O cristianismo parece uma loucura para os que se perdem. E para muitos cristãos nos dias de hoje também parece uma loucura. Como falar bem de gente que quer ver a minha desgraça, torce para que tudo que eu faço der errado. Tem gente que só abre a boca para ofender as pessoas, faz isso de propósito e ainda diz que é brincadeira.
Paulo sabia que ele era cristão e não disse que era fácil tomar essa posição, mas é um exercício de cada dia para que as pessoas vejam que mesmo quando ofendidas, elas podem manter a graça e o amor para com aqueles que o fizeram mal.
Ao invés de xingar as pessoas, falem bem dela. Talvez você tenhas que fazer isso dentro da sua casa, do teu trabalho e, na faculdade.

Atitudes que devemos adotar diante das ofensas que sofremos .

2º Atitude: Aja com paciência com aqueles que te fizeram o mal (12b)

“Quando perseguidos, suportamos;”

Suportar as perseguições? A idéia da palavra suportar no texto que Paulo teve que se acostumar dia após dia com as perseguições, que eram intensas na vida dele. As perseguições físicas são rápidas e letais. Agora quando o inimigo vai minando você psicologicamente com palavras e atitudes, ele consegue plantar na nossa alma rancor. Isso é um fardo muito maior para Paulo do que se ele fosse decapitado de uma hora para outra.
 Paulo mostra a paciência de conseguir receber aquele tipo de golpe sem trazer vergonha ao nome de Cristo.
Será que Paulo teve vontade de reagir, é claro que teve!  Se tinha alguém que era perseguido tanto fisicamente, teologicamente, tanto filosoficamente esse alguém era Paulo. Ele viveu isso e foi morto como Mártir. Mas nada disso é desculpa para ele sair reclamando sobre aqueles que estavam a sua volta.
Seus inimigos não conseguiam viver como ele. Ser paciente nas afrontas é muito difícil. Paulo conseguiu fazer isso. As perseguições que vivemos hoje são ideológicas.
Quando os de nossos filhos tentam nos irritar e tirar do sério, temos que ter paciência, quando recebemos críticas devemos agir com paciência.
Se alguém te persegue no serviço que, no casamento, seja o lugar que for,  fique firme, suporte.
Se a nossa paciência vai embora em coisas pequenas, quando as coisas grandes vem nós não temos condições de suportar as ações negativas que sofremos.
Paulo não meramente agüenta quando é perseguido: é longânimo para com os seus perseguidores. 

Atitudes que devemos adotar diante das ofensas que sofremos .


3º Atitude: Tenha um bom relacionamento com aqueles que te fizeram o mal (13a)

“quando caluniados, procuramos conciliação....”

Paulo mostra a importância do cristão cultivar e exercitar a busca da paz.
A palavra conciliação tem um significado interessante nesse texto. Ela vem de uma palavra que significa consolo, conforto. É a mesma palavra é usada para o Espírito Santo como Consolador. A idéia é de que nós devemos dia a dia viver na busca da conciliação e aproximação para aqueles que nos fazem mal.
A palavra usada para calúnia no texto, sabe qual é ? Blasfêmia. Tem gente que já passou por situações muito difíceis como ter que enfrentar grandes calúnias, mas que soube da importância de uma aproximação em relação às pessoas que fizeram mal para ela.
 Mesmo sendo caluniado Paulo  conseguiu fazer isso. Coisas muito menores do que Paulo passou servem como desculpas para nos afastar de pessoas.
Devemos buscar sempre uma vida em comum, baseada no perdão inclusive entre nós cristãos. Para os gregos, Paulo estava mostrando um sinal de fraqueza porque, para eles, a humilhação não era bem-vinda e sim os bens, sabedoria e capacidade.
Paulo foi ofendido muito gravemente, mas ele buscou a aproximação. Não temos desculpas para pagar o mal com o mal. É isso que Escritura sagrada nos exige.
Os nossos filhos devem ver o tratamento que nós temos com a nossa esposa, como os nossos vizinhos, com os nossos irmãos.

Conclusão:

Que Deus nos ajude a reagir de maneira coerente com a Escritura sempre que sofremos ofensas para a glória e honra do Nosso Senhor Jesus Cristo. Para isso: Você deve:
Falar bem;
Agir com paciência e
Ter um bom relacionamento com aqueles que te fizeram mal. Faça isso e verá que o nome do Nosso Senhor Jesus Cristo será Glorificado e exalta

Pr. João Rodrigo Seemam

4 comentários:

  1. Verdade passei por algo de ofensa essa semana na hora me irei fiquei com raiva e desejei o mal. Mais refleti o meu ato e logo o Espírito Santo me deu discernimento e pedi perdão pra Deus e senti uma paz no meu coração.

    ResponderExcluir
  2. Verdade passei por algo de ofensa essa semana na hora me irei fiquei com raiva e desejei o mal. Mais refleti o meu ato e logo o Espírito Santo me deu discernimento e pedi perdão pra Deus e senti uma paz no meu coração.

    ResponderExcluir
  3. É verdade! Temos que confiar no senhor e entregar tudo nas mãos dele e ele no momento certo nos exaltará

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso aprender a fazer isso em nome de Jesus.

    ResponderExcluir