Páginas

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O Legado do Pastor Isaltino Gomes Coelho Filho.


Para onde vamos Após a morte? 

Saber o que nos acontece após a morte é uma curiosidade natural para quem crê na sobrevivência da alma. O materialista nada tem a especular aqui. Sua vida é pobre e se resume à sobrevivência física. Morrendo ele, tudo se acabou. Mas os que pensam em vida após a morte têm esta curiosidade. Para onde vamos após a morte?
A Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira é clara neste tópico. Diz ela, no item 16, intitulado “A Morte”, na sua quarta afirmação: Pela fé nos méritos do sacrifício substitutivo de Cristo na cruz, a morte do crente deixa de ser tragédia, pois ela o transporta para um estado de completa e constante felicidade na presença de Deus. A esse estado de felicidade as Escrituras chamam “dormir no Senhor”.  E alista as seguintes passagens bíblicas: Romanos 5.6-11 e 14.7-9, 1Coríntios 15.18-20, 2Coríntios 5.14-15, Filipenses 1.21-23, 1Tessalonicenses 4.13-17 e 5.10 e 2Timóteo 5.11.
Ela é universal. “Aos homens está ordenado morrerem uma só vez” (Hb 9.27). Todos que existem morrerão. Esta é a única certeza da vida, a morte. Como disse o filósofo Kierkegaard: “O homem nasce para morrer, e começa a morrer quando nasce”. Com ele concorda Heidegger: "A morte é a maneira de ser que a realidade humana assume desde que passa a existir. Tão logo um homem começa a viver, já é suficientemente velho para morrer".
Na realidade, a morte é a única certeza que se tem na vida. Ela é o mais temido adversário da humanidade.  Aguarda cada um de nós no fim de nossa experiência para uma batalha que nunca perde. Enfrentá-la tem sido motivo de muitas cogitações.  
Agora posso citar o Novo Testamento, na palavra de Paulo em 2Timóteo 1.9-10: “… que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho”. Por causa de Jesus temos a imortalidade, a vida eterna. Não somos filósofos ou pensadores sem esperança. Somos cristãos, com a bendita esperança trazida por Jesus.
Por causa de Jesus temos esperança. Como disse um teólogo escocês: “Se vivo agora, Cristo está comigo; se morro, estarei com ele. Que bênção inaudita!”. Isto é o mais importante. Não nos esqueçamos disto.

Essas palavras não são minhas! São do Pastor Isaltino Gomes Coelho Filho que faleceu nessa semana, dia 01 de outubro. Um homem com uma mente brilhante. Erudito, o maior escritor batista do Brasil com mais de 40 livros escritos. Reitor de Faculdade por muitos anos, professor, mestre, enfim um homem acima da média.
Um excelente pastor, esposo e pai. Com mais de quarenta anos de ministério, sempre o exerceu com muito amor e ética. Nunca negociou a sua fé para agradar ninguém pelas igrejas por onde passou. Foi o meu professor na Faculdade Teológica Batista de Campinas por muitos anos e o pastor que mais me ensinou. Vivia o que pregava e pregava o que viva. 
Termino com uma frase de um pastor, amigo do Pastor Isaltino, que lutou contra o mesmo câncer que o assolou e que o próprio pastor Isaltino citara:
“Se eu for curado, os irmãos verão a glória de Deus, se eu não for, eu verei a glória de Deus”.
Obrigado Pai, pois o Pr. Isaltino está Contigo na Glória e nos deixa um legado eterno e insubstituível! 

 Pr. João Rodrigo Seemam




2 comentários:

  1. Eu não o conhecia pessoalmente, porém, passei a admirá-lo pelos seus belíssimos estudos e mensagens. Os nossos homens de Deus estão nos deixando e com isso fica uma lacuna na denominação batista. Estou muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, os batistas perdem um homem acima do seu tempo. Mente brilhante, erudito e bíblico em tudo o que dizia e vivia. Saudades do nosso pastor Isaltino!!

      Excluir