Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Como Vencer a Ansiedade?



 
Mateus 6:24-34

24 “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro 25 “Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? 26 Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? 27 Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? 28 “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. 29 Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. 30 Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? 31 Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ 32 Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas., 33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. 34 Portanto, não se preocupem com o amanhã pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.

A ansiedade é considerada pelos psicólogos como a mais perigosa doença do século. De acordo com OMS mais de 50% das pessoas que passam pelos hospitais são vítimas da ansiedade.
A ansiedade atinge todas as idades:
1)                 As crianças estão sofrendo de ansiedade;

2)                 Os adolescentes estão enfrentando ansiedade. Ilustração: espinhas no rosto, a briga com o espelho, a pressão da família em relação ao vestibular;

3)                 Os jovens estão vivendo em ansiedade. Ilustração: Com quem vou me casar? Onde vou trabalhar?

4)                 Os casados estão ansiosos, vivendo a pressão da estabilidade financeira; a garantia no emprego; o estudo dos filhos; o namoro dos filhos; o medo de perder o emprego;

5)     Os idosos vivem ansiosos, é o medo da doença, medo da solidão. Ansiedade em relação aos filhos e aos netos.

Milhões de dólares são gastos em calmantes e em entretenimentos para aliviar o homem do mal da ansiedade.
Segundo o dicionário Aurélio, ansiedade significa: "Estado afetivo em que há o sentimento de insegurança".
A palavra ansiedade, na língua grega, significa estrangulamento. A ansiedade nos tira o oxigênio, corta o nosso fôlego e nos asfixia. Ela rouba nossas forças, embaça nossos olhos e tira de nós a perspectiva do futuro. 
 A ansiedade é uma doença causada pelo pecado. Por isso, a Palavra de Deus traz solução para esse mal.
Jesus está falando sobre ansiedade com seus discípulos a mais de dois mil anos atrás, e seu apelo é para que eles não andem ansiosos por coisa alguma, e por que? Porque para Jesus, a ansiedade traz consequências ruins e negativas para a vida daqueles que a têm em seus corações.
Assim, vencer a ansiedade é fundamental para experimentarmos a plenitude da paz que Deus tem para cada um de nós.



Jesus admoesta os seus ouvintes a não andarem pela vida achando que são capazes de administrá-la sozinha. Quando Cristo faz esse discurso, ele está dando continuidade ao seu raciocínio do verso 24. Ele tinha dito aos discípulos e as multidões que  seria impossível confiarem em si mesmos e em Deus ao mesmo tempo. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.
Ou confiamos em nós ou em Deus. Jesus está dizendo que é impossível ao homem gerenciar a sua própria história.
  
“27  Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?”

A idéia de côvado era uma medida de aproximadamente 44 cm e quando Jesus diz que não poderiam, por mais ansiosos que eles estivessem, acrescentar 44 cm a mais em suas vidas, Jesus diz que é impossível ao homem gerenciar a si mesmo.
E a ansiedade é quando você percebe que não tem domínio sobre a sua vida e se esquece que existe um Deus que é o único que sabe gerenciá-la. Se fossemos bons gerentes, jamais teríamos dor de barriga, roeríamos unhas, perderíamos o sono, tomaríamos remédios para dormir.
Ninguém é dono daquilo que não lhe pertence. Somos do Senhor e precisamos aprender que é Ele quem gerência toda a nossa vida.     




25 “Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? 26 Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?

A pergunta de Jesus no v. 25 é do valor da vida em relação às coisas. Jesus está dizendo que em relação ao alimento, ao corpo e a roupas a vida vale muito mais do que tudo isso!!
A nossa vida significa mais do que qualquer coisa que nos possa fazer falta. Enquanto não entendermos que a vida é o que realmente Deus valoriza, e não pode nem ser associada com as coisas, teremos o coração a todo instante ansioso, visto que constantemente coisas nos são negadas.
Grande parte das ansiedades da vida são geradas por coisas: bens materiais, por aquilo que é palpável, pode ser visto, experimentado, degustado
Fazemos tudo para sermos apreciados por homens ou por nós mesmos, quando já somos apreciados por Quem interessa: Deus.
Talvez não admita, mas o ansioso esconde, atrás de sua mal-disfarçada agitação, uma enorme insegurança. Ele não se acha suficientemente amado por Deus. No fundo, ele se acha esquecido por Deus. Ele ainda conserva um pouco de fé, ao ponto de querer fazer a parte de Deus no processo.
Aliás, o ansioso é muito bem-intencionado e tende a fazer a parte de todo o mundo, do cônjuge que é devagar demais...., do filho que ainda não acordou para a vida..., do irmão que é descansado demais..., de Deus que precisa do seu trabalho para que as coisas aconteçam. O ansioso que fazer a parte de todos, inclusive a de Deus.
Jesus nos mostra o contraste entre o insignificante (aves) que é sustentado por Deus e o homem que é a imagem e semelhança de Deus. Você jamais virá um passarinho bater na porta da sua casa pedindo comida.
Depois disso Jesus usa a figura de Salomão, um homem rico e sábio, mas nem esse homem, com toda a sua glória, se vestiu como os lírios do campo que hoje está ai e amanhã é lançada ao fogo,  para mostrar que as coisas pequenas e de aparência frágil também está sob o amparo de Deus.
Se Deus cuida de passarinho e de arvore, ele não vai cuidar de você? O ser humano é muito mais valorizado por Deus do que qualquer parte da criação. O homem pode muitas vezes dar mais valor para os animais, para as coisas do que para o ser humano, mas Deus é diferente.
Viveremos mais saudavelmente nos lembrando de quem somos, ao olhar de Deus:

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam” (1Pedro 2.9-10).




No Antigo Oriente, enfim, nos dias de Jesus as pessoas tinham a crença de um Deus distante e inacessível. Jesus trouxe uma proposta de relacionamento com Deus que revolucionou a religiosidade humana.
Ele chamou Deus de Pai (Mateus 5:16; 5:48; 6:9; 7:21).E com toda certeza uma das principais características da paternidade de Deus é cuidar dos seus filhos e filhas. Nós temos um motivo relevante para deixarmos a ansiedade, Deus é o nosso Pai Celestial
No v.26 vemos que o Pai celestial alimenta as aves do céu, no v.28 vemos que o Pai Celestial veste os lírios dos campos de forma magistral e no v.32 vemos que o Pai celestial sabe de tudo o que eles precisam.
Quantas vezes somos tomados pela ansiedade de conseguir alguma coisa e nos esquecemos de coisas básicas da fé. Esqueço-me de que Deus é o meu pai.
Você poder descansar porque o seu pai não tem braços humanos, não tem memória falha, não pode mentir, nem se esquecer.
O seu Pai é o criador dos céus e a terra, tudo está no controle dele, e basta apenas uma palavra para que uma montanha se jogue no mar, ou para que a provisão bata a porta da sua vida
Quando afirmo que devemos crer na paternidade de Deus é porque Jesus chama seus discípulos de homens de pequena fé (v.30).
Sabemos que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6), que a fé é a certeza de fatos que se não vem, de coisas que ainda não existem (Hebreus 11:1).
Pela fé temos que crer, pois para Jesus, quem vive sempre na ansiedade, em busca das realizações terrenas é aquele que não crê (vv.31-32).
Como Vencer a Ansiedade?



“33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. 34 Portanto, não se preocupem com o amanhã pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal”.

Que promessa encontramos em Mateus 6:33-34?
 De que Deus estará suprindo as nossas necessidades. Ele sempre supre todas as nossas necessidades.
 Se olharmos para a Palavra de Deus como um todo, vamos perceber que toda promessa requer um compromisso, requer um posicionamento do cristão, e isso não é uma barganha.
Por isso, aqueles que terão a provisão de suas necessidades por Deus, são aqueles que buscam o reino de Deus em primeiro lugar, que para o Apóstolo Paulo não é comida e nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Romanos 14:17).

Buscar a Deus em primeiro lugar é o remédio eficaz para combater a ansiedade.
Precisamos aprender a Crer nas promessas que Deus nos deixa na sua Palavra de que Ele está suprindo e sempre suprirá as nossas necessidades. Deixe o dia de amanha com Deus, afinal Ele sempre tem o melhor para a nossa vida. 



Aprendendo que você não é Gerente da sua própria vida.
Aprendendo que você tem grande Valor aos olhos de Deus.
Aprendendo a Crer no cuidado que Deus tem com a sua vida.
Aprendendo a Crer nas Promessas de Deus para a sua vida.





2 comentários:

  1. muito boa essa mensagen Pastor,Obrigada..Que o Senhor continue abençoando!

    ResponderExcluir
  2. AMEM
    GLORIFICADO SEJA O NOME DO SENHOR
    QUE DEUS ABENÇOE A VIDA DO IRMAO QUE FEZ ESSA MENSAGEM

    ResponderExcluir