Páginas

sábado, 12 de maio de 2012

Percebendo a Ação de Deus nas Situações Difíceis que Vivemos.



 2 Reis 6:8-23


15  “Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?” 


INTRODUÇÃO

Nosso ponto de partida é a palavra do servo de Eliseu:

Ai, meu senhor, que faremos?”.

 A cidade cercada e ele aflito.
Quantas vezes nos sentimos cercados por adversários, e bate a aflição! “Que faremos?’ ou “que faço?” é a pergunta que soa em nosso coração.

O começo de 2º Reis demonstra a intervenção de Deus na vida do povo de Israel por meio de Eliseu
Grandes milagres Deus fez por meio dele. Um dos maiores profetas que já tivemos. Só no capitulo 6, vemos 4 milagres, mas vou falar somente de um.
Vamos ver a Ação de Deus em favor dos seus servos nos momentos difíceis que eles passam.
Todos nós, como servos de Deus, passamos por momentos difíceis. Isso acontece na vida de todas as pessoas, sejam elas cristãs ou não.

E Deus quer que você perceba ação Dele nessas situações difíceis.
Agora, Como você vai perceber a ação de Deus nos momentos difíceis que passa?

1º) Através da Obediência à sua Palavra (8-10)

  “O rei da Síria fez guerra a Israel e, em conselho com os seus oficiais, disse: Em tal e tal lugar, estará o meu acampamento. Mas o homem de Deus mandou dizer ao rei de Israel: Guarda-te de passares por tal lugar, porque os siros estão descendo para ali. O rei de Israel enviou tropas ao lugar de que o homem de Deus lhe falara e de que o tinha avisado, e, assim, se salvou, não uma nem duas vezes”.

É tão claro e necessário falar sobre obediência à Palavra que aparentemente que parece ser simplista.
Porém não falar a respeito disso é uma irresponsabilidade moral diante de Deus que constantemente nos lembra daquilo que devemos fazer e qual a nossa obrigação como servos de Deus.
Os conflitos entre Síria e Israel sempre existiram. A Bíblia constantemente deixa isso claro.
O Rei da Siria se chamava Ben Hadad II e o rei de Israel se chama Jorão filho de Acabe.
Anteriormente foi ratificado um contrato de paz entre Siria e Israel. 1Reis 20:34, 1Reis 22:1.
Mas as duas nações continuaram a lutar e tentando expandir os seus domínios. Eles tentavam se destruir.
O cenário para a guerra foi armado mais uma vez. Seus soldados e seus generais estavam postos.
No verso 8, vemos o Rei dizendo o lugar que o seu exercito ficaria e quem sem dúvida seria um lugar chave, importante para impor um elemento surpresa para o exército de Israel que seriam destruídos pelo poder do rei da Siria.
E de repente, levanta Eliseu e diz:

“cuidado porque lá adiante os Reis da Siria colocaram uma emboscada e eles vão pegar vocês quando vocês passarem por lá”.

Jorão então manda espias para que fossem até a terra, observasse o que estava acontecendo por lá para verem se de fato aquilo se confirmava. E realmente, o verso 10 mostra que aquilo se confirmou e por conta disso eles se salvaram.
 
O nosso Deus é onisciente, onipotente e isso nos ajuda a perceber a importância de obedecermos e nos submetermos inteiramente à sua Palavra ainda que não consigamos ver sinais claros de transformações e de mudanças de coisas que nos esperam além dessa porta.
É necessário que Deus seja em tudo obedecido, porque dessa forma, vemos sem sombras de dúvidas, Deus controlando a vida dos seus servos.
Obeceder a Deus sempre será a melhor opção a ser seguida. Porque na medida em que obedecemos, mostramos que a Sua Palavra e os Seus Principios são mais valorosos do que as nossas próprias ambições e definições que traçamos para seguir.
Jorão deu ouvidos à Palavra de Deus!! E preservou todo o seu exército de cair na armadilha, na destruição que provocaria uma queda enorme na vida da Nação de Israel.

E se nós quisermos caminhar nesse mundo, nos desviando das emboscadas e das ciladas que diariamente são preparadas para nós, precisamos também da mesma maneira ouvir a Palavra de Deus e analisar como anda o nosso coração em relação às prioridades da nossa vida.
Seja na educação dos nossos filhos, seja na nossa carreira profissional, seja nas tomadas de posição que devemos dar sobre mudanças no nosso comportamento e assim por diante.
Somos bombardeados diariamente por ideologias que massacram a nossa comunhão com Deus, que tentam nos desviar do verdadeiro centro da Palavra de Deus.
Os jovens que são bombardeados diariamente com uma mensagem sedutora, que envolve por demais a área sexual, e essas coisas são incentivadas dia após dia.
Os adultos são sucumbidos por um consumismo exagerado. Há muitas vozes ressoando nas nossas mentes, gritando e trazendo confusão à nossa vida.
Não existe outra fonte de transformação e de mudança que não seja através da Palavra de Deus.
 Está difícil educar os filhos? Está difícil manter o casamento? Está difícil quebrar o orgulho? Está difícil vencer o pecado do consumismo? Você sabe qual é o pecado que te atormenta, você sabe qual é o pecado do seu coração. Ouça a Palavra de Deus.
Não caia na emboscada do maligno!! Peça a Deus que mude o seu coração.

Como você vai perceber a ação de Deus nos momentos difíceis que passa?

2º) Através do Cuidado que Deus tem Com Você. (11-17)

  “Então, tendo-se turbado com este incidente o coração do rei da Síria, chamou ele os seus servos e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel? Respondeu um dos seus servos: Ninguém, ó rei, meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir. Ele disse: Ide e vede onde ele está, para que eu mande prendê-lo. Foi-lhe dito: Eis que está em Dotã.  Então, enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade. Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?  Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”.

Aqui vemos a indignação de Ben Hadad, rei da Síria, que pensou que houvesse espiões infiltrados no seu exército por cauda da frustração da sua estratégia.
Os homens que não temem a Deus não conseguem entender o desejo de Deus para a nossa vida. As pessoas acham que tudo o que acontece na nossa vida é obra do Acaso.
Homens ímpios acham que a história é feita por eles mesmos e que nos final, o acaso e a sorte são os seus aliados maiores. E ainda que ouçam sobre a intervenção divida e o poder divino nunca conseguirão por si mesmos dimensionar o tamanho e o significado deles.

Vs. 11-12 O individuo chega para ele e diz que existe um profeta lá que se chama Eliseu, e o que vc fala para a sua mulher na cama ele sabe.
Ele manda então prender Eliseu. Se ele sabe do que ele dizia até na intimidade com sua mulher, imagine agora. Mas homens incrédulos são assim. Eles não conseguem ver Deus sustentando a vida dos seus servos.
Observe que depois de ter descoberto o lugar em que Eliseu estava, ele mandou homens do seu exército para ir até lá. Foram vários homens! Um ataque muito planejado!! Pessoas preparadas para vencer!! Acostumadas com batalhas.
O verso 14 mostra toda a organização. Chegaram à noite, cercaram a cidade, tudo dentro dos conformes, tudo muito bem pensado.
Nós homens somos assim. Fazemos as coisas de forma muito pensada, com muita competência. Mas além de tudo isso, precisamos contar com a ação de Deus em nosso favor, aprovando e dirigindo toda a nossa vida.
Você pode ser bom e competente, mas sem as bênçãos de Deus as coisas não vão para frente.
O verso 15 mostra a força do exercito Sírio. E aquilo que vemos é muito mais capaz de nos impressionar do que aquilo que cremos.
E é por isso que Geazi tremeu e ficou apavorado, já pensando no calabouço, já pensando na miséria, na dificuldade, na incapacidade de sair daquela situação.
Na verdade, para ele tinha duas opções: Ser preso ou morrer.
Infelizmente somos enganados por aquilo que está à nossa volta porque nós pensamos que o que está nos cercando em alguns momentos da vida é o ponto final e acabou.
E não necessariamente é assim. Quando Deus resolve agir, ele faz coisas espetaculares, Ele faz mudanças extraordinárias.
Sempre que nos vemos em situações difíceis, no momento, temos a mania de só olhar para as circunstâncias em si e nunca, com breve e raras exceções, para a possibilidade de transformação daquele momento.
É isso que Geazi faz no verso 15. Ele diz:

“Ai meu Deus, o que é que nós vamos fazer agora?”

Só viu aquilo!! Não devemos ser guiados por vistas, por mais ameaçadores que seja. Deus é quem dá o cuidado para a sua vida.

Geazi estava aflito e tinha boa dose de razão. O v. 14 mostra que a situação era difícil.
Mas foi falta de fé. Não compreendeu que há coisas que os olhos humanos não vêem.
É razoável preocupar-se. É equívoco desesperar-se. Lembremos de 1Coríntios 2.9.

“mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”.

De que precisava? De que seus olhos fossem abertos. Quantas vezes estamos com os olhos fechados! Parecemos os caminhantes de Emaús, em Lucas 24. 16.

“Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer”.

Não reconhecemos que Jesus caminha ao nosso lado. É por isto que nos afligimos. Não conseguimos ver que temos um Deus que caminha conosco.

No entanto, Eliseu também estava na cidade e também estava cercado. Mas sua atitude foi diferente.

Verso 16 Eliseu dá um show. Ele diz:

“Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”.

1.    A ATITUDE DE ELISEU

Deveria estar mais aflito. Era ele que procuravam: vv. 12-13.
Sua atitude foi de confiança. Não de pensamento positivo ou de declarar a vitória.
Reconheceu que Deus estava com ele: v. 17.
No mesmo lugar, mas reconheceu a presença de Deus. Isto faz a diferença. Orou para que Deus abrisse os olhos do moço: v. 17-a . E fechasse os olhos dos sírios (v. 18).

Ele conseguia enxergar além do alcance.
Tander Kets tinha a espada de Tandera e ele conseguia enxergar além do alcance.

 Geazi viu o desespero, Eliseu viu o poder de Deus.
A experiência negativa de Geazi é a que mais se assemelha conosco.
Por mais que cantemos e falemos sobre o cuidado de Deus sobre a nossa vida, nos prendemos sempre à momentos e situações que vez por outra nos decepcionam e nos perturbam.
Poucos podem percebem o cuidado de Deus sobre as suas vidas diante das lutas e dificuldades que enfrentam porque muitos ainda andam com os olhos fechados e não conseguem crer que quem cuida de suas vidas é o Senhor, e por isso, acabam sendo senhores da sua própria vida, desesperam-se por tudo e por qualquer motivo.

O que desespera o seu coração hoje? O que te impede de perceber que Deus cuida de você, da sua família, dos seus negócios, das suas coisas etc.
Seja qual for o seu problema, aprenda a perceber que é Deus quem cuida de você.
 Pode ser que o seu problema seja aparentemente gigantesco que você não consegue perceber o enorme cuidado que Deus tem dispensado para você.
Assim foram guiados ao caminho errado: vv. 19-20. A situação se inverteu. Os sírios estavam no meio dos inimigos, cercados por eles.
Quem confia em Deus mostra-se seguro e sabe que os papéis se inverterão. Deus não abandona os seus.

Como você vai perceber a ação de Deus nos momentos difíceis que passa?

3º) Através da Intimidade que Deus tem com você. 18-23

  E, como desceram contra ele, orou Eliseu ao SENHOR e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. Feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.  Então, Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria.  Tendo eles chegado a Samaria, disse Eliseu: Ó SENHOR, abre os olhos destes homens para que vejam. Abriu-lhes o SENHOR os olhos, e viram; e eis que estavam no meio de Samaria.  Quando o rei de Israel os viu, perguntou a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai? Respondeu ele: Não os ferirás; fere aqueles que fizeres prisioneiros com a tua espada e o teu arco. Porém a estes, manda pôr-lhes diante pão e água, para que comam, e bebam, e tornem a seu senhor. Ofereceu-lhes o rei grande banquete, e comeram e beberam; despediu-os, e foram para seu senhor; e da parte da Síria não houve mais investidas na terra de Israel”.

Aqui Não é cegueira de fato. É falta de discernimento para onde eles iriam. O problema com Geazi estava resolvido. Agora ele conseguir ver, ele conseguiu enxergar que o exercito do Senhor era maior do que os deles.
Agora a história continua. E a história retrata a comunhão do Senhor com os servos Dele. Antes mesmo de mostrar a comunhão dos servos com Deus.
E é assim que Deus age aqui. Deus sempre nos conduz a vitória 18-19. Ainda que a nossa vitória pareça demorada, ainda que os nossos inimigos sejam muitos.
A oração funciona muito nesse momento.

 Ele leva o exercito até o meio de Samaria, que por ser a capital, estava fortemente armada.
E quando chega ali eles são cercados de todos os lados.
Jorão olha para o exército de Bem Hadad e diz: Dá para encarar?
Ele pergunta para Elizeu se poderia matar todo mundo, e Eliseu disse para ele:

Você mata o que a sua espada aprisionar, esses aqui não. Dá comida para eles e manda embora para casa.

 E o texto conclui que nunca mais ouve guerra entre os sírios e os israelenses naquele momento.
Eliseu poderia ter pedido para vir fogo do céu, mas nesse caso específico, ao invés de pedir fogo do céu, usar de força para coibir o exercito inimigo, ele mostrou compaixão e graça em favor dos seus inimigos.(23)

Intimidade e comunhão com Deus. Ainda que você viva situações de dor e pavor, em nenhum momento Deus nos autoriza a fazer o mal para ninguém.
Em nenhum momento, Deus nos orienta a quebrar o seu mandamento de amar o nosso próximo e só saberemos agir dessa maneira quando realmente vivermos em intimidade com Deus mesmo quando cercados por um conjunto de fatores que geram tristezas e dor na nossa vida.

Na medida em que a intimidade com Deus esvaziar-se do seu coração, você não conseguirá ter misericórdia dos outros. As nossas relações serão truncadas, serão egoístas, deixando inclusive de participar das coisas do reino de Deus pelo fato de termos deixados a intimidade com Deus de lado.

É na intimidade com Deus que aprendemos a perdoar. É na intimidade com Deus que aprendemos a ter misericórdia, que não maldizemos o próximo.
Aflições e angustias estão dominando o seu coração. É na intimidade com Deus que você vai conseguir vencer.
Esse homem tinha tudo para acabar com a vida desse exercito, mas ele disse: Dá comida e manda embora.

CONCLUSÃO
Dois homens no mesmo lugar e na mesma situação. Um se aflige. Seus olhos estão fechados para as realidades espirituais. O outro confia. Vê com os olhos da fé. Quando temos dificuldades somos como o servo de Eliseu ou como o profeta? Quando elas vierem, peçamos que Deus abra nossos olhos e nos dê entendimento.

Como você vai perceber a ação de Deus nos momentos difíceis que passa?

Através do Cuidado que Deus tem Com Você
Através da Intimidade que Deus tem Com você


24 comentários:

  1. MUITO PROFUNDO!lINDA MENSAGEM!

    ResponderExcluir
  2. Trouxe grande revelaçao! Que Deus continue abençoando!

    ResponderExcluir
  3. obrigado rev João, magnifico estudo e mensagem, aproveitarei e assim que tiver oportunidade retransmitirei ..... gde abraço em Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Nossa muito bom estudo que Deus contie abençoando em nome de Jesus! Obrigado por esse ensinamento grato!!

    ResponderExcluir
  5. Lindo estudo ótimo Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glórias a Deus Reinaldo. Que bom que também falou ao seu coração. Um abraço!

      Excluir
  6. Amém bom de mais estou orando a seu favor poque creio que Deus tem algo grandioso na sua vida, amém!

    ResponderExcluir
  7. Espetacular esta revelacao, aprendi muito, Deus continue ti abencoando reverendo, abracao

    ResponderExcluir
  8. Profunda revelacao, aprendi muito , nosso Deus continue ti abencoando reverendo

    ResponderExcluir
  9. Espetacular esta revelacao, aprendi muito, Deus continue ti abencoando reverendo, abracao

    ResponderExcluir
  10. Uma verdadeira benção.Aprendi muito mesmo. Tudo que eu precisava ouvar que Deus continue lhe dando sabedoria e lhe abençoando.

    ResponderExcluir
  11. fui respondida ... orientada... purificada... fortificada... obrigada senhor pela tua misericórdia me perdoe por tudo.
    .

    ResponderExcluir
  12. fui respondida ... orientada... purificada... fortificada... obrigada senhor pela tua misericórdia me perdoe por tudo.
    .

    ResponderExcluir
  13. Gostei bastante do estudo. Muito bem explicado. Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  14. São João evangelista a quem são atribuídas 3 cartas , termina a 1ª dizendo que o mundo todo jaz sob o maligno. Este maligno é bom de serviço e durante alguns anos ele me fechou o cerco sem me bloquear. É que a misericórdia de Deus não nos abandona ainda que o abandonemos. Eu estava perdido e fui encontrado, eu estava morto e voltei a viver. Como um não abandonado, a vida me prosseguiu, o mal me triunfou mas a vitória do bem me fez vencedor. Soerguido sobrevivi na paz final. Como ainda jovem as ilusões daquele tempo, doces e ingênuos tempos, hoje me trazem a certeza de Deus luz dentro de mim. Eu não fui tragado pelo mundo. Eu vendia uma imagem de poder para uma menina que minha carne se derreteu por ela. Quanto sofrimento!. Mas Deus dentro de mim me falava ainda que eu não quisesse ouvi-lo que na minha estrada aquela menina não estava. Era uma ilusão. Criou-se em mim uma grande confusão. Os vorazes dodge dart já davam sinais de morte, mas ainda era um carro muito usado. E eu começava por vender uma imagem de poder a bordo de um deles. Quanta ilusão!. Ter conhecido as ilusões do inferno transmuta um homem na verdade da humildade...:)

    ResponderExcluir
  15. Paz de Cristo!
    Amei esse estudo, Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  16. Aprendemos confiar mais em DEUS,não como Geazi com olhos naturais;mas olharmos para as circunstâncias dizemos pra ela eu venci no Senhor.

    ResponderExcluir