Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

Porque Não existe Impossível para Deus?



 (Texto: Genesis 18:9-15)

9 “Então, lhe perguntaram: Sara, tua mulher, onde está? Ele respondeu: Está aí na tenda. 10  Disse um deles: Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará à luz um filho. Sara o estava escutando, à porta da tenda, atrás dele. 11  Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres. 12  Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer? 13  Disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? 14  Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho. 15  Então, Sara, receosa, o negou, dizendo: Não me ri. Ele, porém, disse: Não é assim, é certo que riste”.
Existe alguma coisa que seja Impossível para Deus?
Esse texto vai falar a respeito dos seres humanos e da incapacidade deles de fazerem coisas que beneficiassem a si próprios e que somente Deus pode intervir nas circunstâncias adversas da nossa vida.
Esse texto, na verdade, faz parte do contexto do capítulo 17,onde Deus faz 2 promessas. Ele promete a Abraão que daria a Ele um filho e depois promete que esse filho seria o grande nome de uma grande nação de descendentes que carregaria e transmitiria a Graça e a bondade de Deus aos outros povos.
 Isso está presente no verso 15, 17. Esse é o contexto.

15 “Disse também Deus a Abraão: A Sarai, tua mulher, já não lhe chamarás Sarai, porém Sara. 16  Abençoá-la-ei e dela te darei um filho; sim, eu a abençoarei, e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela. 17  Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos?”

No entanto, Abraão era um homem velho, tinha mais de noventa anos, o texto mostra que Sarah era uma mulher de dias avançados. Ela já não tinha mais como gerar filhos. Não tinha mais o ciclo menstrual há muitos e muitos anos.
Não pense que os tempos cronológicos eram diferentes dos de hoje porque não eram.
Aqui nós vemos uma mulher com limitações como qualquer mulher de noventa anos. Um homem com limitações como qualquer homem de noventa e nove anos. Mas nós aprenderemos que Deus é Senhor, Soberano e que não há impossibilidades de cumprir o que Ele promete. Não por ser obrigado por mim e por você a cumprir o que Ele diz, mas porque Ele é obrigado por Ele mesmo a cumprir o que Ele disse.

Porque não existe impossível para Deus?

1º) Porque Ele tem Domínio sobre o Tempo . (9-10)    

9 “Então, lhe perguntaram: Sara, tua mulher, onde está? Ele respondeu: Está aí na tenda. 10  Disse um deles: Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará à luz um filho. Sara o estava escutando, à porta da tenda, atrás dele”. 

Para um Deus que tem o conhecimento e o domínio sobre o dia de amanhã e que tem fechado Nele mesmo o conhecimento de todos os atos que ocorrerão no decorrer da nossa vida, esse mesmo Deus determina as coisas que aconteceram daqui um ano, cem dias, um ano, dez anos.
 Exatamente porque Ele conhece todas as coisas, que são resultado do domínio que Ele tem do conhecimento eterno e pela execução dessas coisas por meio do seu decreto. Por isso, se torna impossível de que apareça alguma coisa que pudesse barrá-lo na execução dos seus planos e dos Seus projetos.
 A idade de Sarah era mais de oitenta anos, a idade de Abraão era mais de noventa anos, mas Deus havia prometido a Eles que lhes daria um filho, não disse quando seria esse tempo. Isso gerou um foco distorcido da promessa de Deus no coração da Sarah e  ela diz para seu marido que deveria ter uma filho com Agar porque esse era o costume em Israel naquela época.
A mulher estéril poderia pegar uma serva e fazer com que essa serva tivesse um filho com o seu senhor e adotar aquele filho como se fosse nascido das suas próprias entranhas.
Mas esse não era o caminho de Deus para o povo e para a nação santa de Israel. Foi um ato pecaminoso que expressa o desgosto de Deus na medida em que Ele despede Ismael. Então nós vemos um conflito histórico agora se perpetuando nas regiões da Palestina como resultado da desobediência de Abrão e de Sarah.
Ao invés deles terem descansado e confiado na promessa de que Deus daria um filho a ele, independente do tempo e idade, não confiaram nisso.  
E Deus vai até eles e diz que iria cumprir a promessa que Ele tinha feito, no tempo Dele, no momento Dele.
Nós podemos fazer o que quisermos e jamais conseguiremos convencer o coração de Deus em relação ao momento que Ele determinou para que as coisas acontecessem na nossa vida.
 Portanto é equivocado dizer assim:
Ah se nós tivéssemos sido convertidos antes”,
Ah se quando eu era pequeno eu tivesse entregado a minha vida para Cristo, muita coisa poderia ter sido evitada na minha vida”.

De fato, isso é real. No entanto, não podemos esquecer o domínio de Deus sobre todas as coisas. Tudo acontece dentro daquilo que Deus já havia estabelecido para a nossa vida. As nossas limitações impõem sobre nós um jugo e infelizmente deseja colocar um sentido de autonomia no nosso coração e nos leva a crer que nós temos algum tipo de liberdade para fazermos o que quisermos.
Nós não somos livres em situação nenhuma. A bíblia diz em Romanos 6 que o homem é escravo. A idéia é de aprisionamento. E nós somos escravos ou do pecado, ou quando Cristo nos liberta e nos torna escravos Dele.
Nós sempre fazemos aquilo que combina com a nossa natureza pecaminosa. Sempre que agimos contra a Escritura Sagrada não agimos livre, agimos como rebeldes e mostramos que somos escravos do pecado.
Nós somos sempre escravos, do pecado que nos aprisiona, ou de Cristo que colocou o coração em Nós.
Por isso, quando deparamos com o domínio de Deus sobre o dia de amanhã, nós deveríamos refletir sobre a nossa pequenez, e, ao mesmo tempo, saber que Deus tem o melhor.
 Aqui Deus mostra que não existem impossibilidades para Ele, porque a questão dos dias dos tempos está em suas mãos.
Às vezes, existem muitas coisas que demoram para acontecer na sua vida, parece que aquilo que você tanto queria não se realiza, mas Ele conhece e está no domínio de tudo o que envolve você. Aprenda a descansar o coração Nele. Aprenda que não existe nada nem no amanhã e nem no depois do amanhã que vai acontecer por acaso.
Tem uma teologia muita difundida nos dias de hoje que afirma que Deus não conhece o futuro. Que Deus se auto-limitou para que o homem retrata-se a sua liberdade. Que Deus não sabe o que vai acontecer amanhã.
Agora, que Deus é esse que nós podemos confiar? Que oração que nós podemos fazer para um individuo que não sabe o que vai acontecer amanhã?
Saiba que o nosso Deus não é assim. Mesmo que você não saiba o que vai acontecer amanhã, saiba que Deus conduz toda a sua história. Aqueles que o amam sempre entenderão isso, em uma perspectiva positiva entendendo que até o mal produz o bem na vida daqueles que são amados pelo Senhor.

    
Porque não existe impossível para Deus?

2º Porque Deus tem Domínio Sobre As Circunstâncias. 11-12

Deus não só tem domínio sobre o tempo, mas sobre as circunstâncias que, aparentemente, são determinadas pelo tempo.
    
 11  Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres. 12  Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer?”

O prazer aqui não está relacionado ao ato sexual dela com Abraão, prazer aqui está relacionado ao filho que viria dessa união.
Ela esperou por isso a vida toda. Agora ela já estava velha, além de estéril, velha. Além de um problema no seu próprio organismo, a idade acentuava esse problema.
Ela tinha uma idade que poucos chegam hoje. E é exatamente nessa circunstância, difícil, complicada, aonde não se vê esperança, aonde não conseguimos ver nada de positivo, que Sarah dá risada. Talvez pelo fato de ter se lembrado do passado, que podia ter ficado grávida e não ficou.
Naturalmente impossível, mas quando Deus intervém mostrando o Seu domínio sobre a história, Ele faz com que as circunstâncias negativas que nos sufocam, nos atrapalham sejam completamente limpas e transparentes.
Ele fez isso para que nós percebamos e tenhamos força para enfrentar os momentos difíceis, sabendo que se Ele Age em situações complicadas e complexas como essa.
 Por maiores que sejam as complexidades que envolvem a nossa vida, existe um Deus que está assentado no seu trono, administrando a nossa vida de uma forma absolutamente competente. Capaz de mudar quadros impossíveis de serem mudados.
Olhe para sua vida. Como você vivia antes e como vive agora. Antes, você e eu éramos escravos do pecado e Deus operou de forma inacreditável na nossa vida. Isso mostra a Sua grandeza e o seu domínio sobre nós.
Quantos impossíveis Deus já fez sua vida?
Nós somos tentados, muitas vezes, a querer controlar a nossa própria vida. Mas em circunstâncias tão negativas, aonde as crises se intensificam, nós vemos que não podemos fazer nada.
Quantas vezes diante de uma tempestade que nos cerca, nós entregamos os pontos. Diante de um relacionamento falido, diante de filhos que dão trabalho, diante daquela impossibilidade de você se encaixar no mercado de trabalho, diante de dívidas que se acumularam pela sua desorganização financeira, diante de uma família fragmentada porque Deixam de servir a Deus e você olha para tudo isso e diz:

 Não tem mais jeito, o que fazer agora? Como é que eu saio desse buraco?”

Ele tem domínio sobre as circunstâncias negativas, ao ponto de Sarah dar risada e pensar que a sua risada não seria ouvida pelo Senhor. Ela riu no seu intimo.
Ela pensou que estivesse sozinha na tenda, que não tinha ninguém com ela, que na intimidade do seu quarto não havia nenhum tipo de intervenção Divina para saber o que ela pensava sobre isso. Ma ela caiu do cavalo. Agora ela vê que existe um Deus que, mesmo as circunstâncias impedindo algumas coisas na nossa vida, não são capazes de impedir Deus de agir.
Quando as coisas sufocarem o seu coração, saiba que existe um Senhor que opera além disso, que faz uma mulher estéril ser mãe de filhos. Quem faz um homem velho, ser pai.
Como você tem vivido diante das circunstâncias negativas? Tem tentado resolver os seus próprios problemas?

     Porque não existe impossível para Deus?

Porque Deus tem Domínio Sobre as Impossibilidades. 13-15           

13  “Disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? 14  Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho. 15  Então, Sara, receosa, o negou, dizendo: Não me ri. Ele, porém, disse: Não é assim, é certo que riste”. 

   Nós somos, muitas vezes, dessa mesma forma, nos tornamos completamente incrédulos na nossa vida. Ela pensava assim:

 nem Deus tem a capacidade de intervir e de mudar isso, porque é uma impossibilidade lógica”
.
Você já duvidou de alguma promessa divina? Já se cansou de orar por um ente querido, desistiu de esperar por uma mudança? Já riu o sorriso amarelo da descrença, da frustração?
Não somente Abraão e Sara o fizeram, mas outros heróis bíblicos, também. Moisés duvidou da possibilidade de dar carne ao povo no deserto. Gideão questionou a Deus quanto à viabilidade de se enfrentar os midianitas. Elias fugiu, esquecendo-se de como Deus o protegera até ali. Tomé queria ver para crer.
Amorosamente, Deus reconduziu estes Seus filhos ao caminho da fé. Parece que Ele faz distinção entre a dúvida sincera, decorrente de freqüentes decepções e da limitada visão humana e a incredulidade instalada, desafiadora, proposital.
Deus é capaz de mudar isso e dar um raciocínio absolutamente claro, transformando a nossa vida e aquilo que tem atrapalhado a nossa relação com Deus e a percepção da Sua Grandeza;
Somente o Senhor é capaz de fazer isso, ele é o Deus da impossibilidade.
Nós como cristão, entendendo isso, deveríamos honrá-Lo e glorificá-Lo.
Fazendo uma comparação com o nascimento do nosso Senhor Jesus, com Maria que não tinha tido relacionamento com homem nenhum, era uma impossibilidade lógica o nascimento de Cristo, e o Espírito Santo vai e faz com que ela fique grávida.
 José ficou de boca aberta, mas antes do escândalo vir a tona, um anjo chegou para ele e disse:

Olha, essa mulher não fez nada de errado, você pode recebê-la como tua esposa porque o que Nela está gerado é do Espírito Santo.

Confie Nele, porque Nele não há impossibilidades. Ele é o Senhor que reconstrói, que faz milagres na nossa vida. Creia nesse Cristo, perceba Deus atuando na sua vida.          


Conclusão: Porque não existe impossível para Deus?

1º) Porque Ele tem Domínio sobre o Tempo. Nada foge do Controle Dele. Ele tem o tempo certo para executar o seu querer na nossa vida.         

2º Porque Deus tem Domínio Sobre As Circunstâncias.
Deus não está limitado as circunstâncias, Ele é maior que Ela, ele age mesmo em meio ao caos na nossa vida.

    Porque Deus tem Domínio Sobre as Impossibilidades. 13-15

Não menospreze o poder de Deus. Ele pode fazer milagres na sua vida. Não duvide disso!           

2 comentários:

  1. eu bem sei que Deus tem o dominio sobre tudo .´e por isso que Ele é o Deus do impossivel.É a grande verdade; a possibilidade do homem e a impossibilidade do grande Deus.não sou Abraão mas eu sirvo ao Deus de Abraão.

    ResponderExcluir