Páginas

domingo, 10 de junho de 2012

Atitudes corretas diante das Provações! Hebreus 10:32-39




32  Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos; 33  ora expostos como em espetáculo, tanto de opróbrio quanto de tribulações, ora tornando-vos co-participantes com aqueles que desse modo foram tratados. 34  Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável. 35  Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. 36  Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. 37  Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; 38  todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. 39  Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.

INTRODUÇÃO:

Na Romênia, um homem dizia sempre ao filho: -“Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado!”
Houve, nesta época um terremoto de grande intensidade. Na hora do tremor o homem, que estava em uma estrada, correu para casa e verificou que sua esposa estava bem, mas seu filho tinha ido para a escola. Correu para lá e a encontrou totalmente destruída. Não restava uma única parede de pé. Tomado de uma enorme tristeza, ficou ali recordando o filho e sua promessa não cumprida:

"Haja o que houver, eu estarei sempre ao seu lado".

Seu coração estava apertado, e apenas conseguia ver a destruição. Mentalmente, percorreu inúmeras vezes o trajeto que fazia diariamente segurando a mão do filho. Resolveu então, fazer em cima dos escombros o mesmo trajeto. Portão... Portas... Corredor... Virou a direita...E parou em frente ao que deveria ser a porta da sala em que seu filho estudava. Nada! Apenas uma pilha de material destruído. Nem ao menos um pedaço de alguma coisa que lembrasse a classe.
Olhava. Tudo destruído. Ficou desolado. Mas continuava a ouvir sua promessa:
“- Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado!”
E ele não esteve quando ele mais precisou...
Começou a cavar com as mãos. Enquanto fazia aquilo chegaram outros pais, que embora bem intencionados, e também desolados, tentavam afastá-lo de lá dizendo:

“- Vá para casa. Não adianta, não sobrou ninguém.”

Ele retrucava: - Você vai me ajudar?
Mas ninguém ajudava, e aos poucos, todos se afastavam. Chegaram os policiais, que também tentaram retirá-lo dali, pois viam que não havia chance de ter sobrado ninguém com vida. A única coisa que o homem dizia para as pessoas que tentavam retirá-lo de lá era:
-Você vai me ajudar?
Chegaram os bombeiros, e foi à mesma coisa... Ele trabalhou quase sem descanso, apenas com pequenos intervalos, cinco, 10, 12, 22, 24, 30 horas.
Já exausto, dizia a si mesmo que precisava saber se seu filho estava vivo ou morto. Até que ao afastar uma enorme pedra, sempre chamando pelo filho, ouviu:
 -Pai... Estou aqui!
Feliz, o homem fazia força para abrir um vão maior e perguntou:
 -Tem mais alguém com você?
-Sim, dos 36 da classe, 14 estão comigo, estamos presos em um vão entre dois pilares. Estamos todos bem. Pai, eu falei a eles: vocês podem ficar sossegados, pois meu pai vai nos achar.
Eles não acreditavam, mas eu dizia a toda hora... Haja o que houver, meu pai estará sempre a meu lado!
-Vamos, abaixe-se e tente sair por este buraco, disse o pai.
 -Não Pai! Deixe os outros saírem primeiro... Eu sei que haja o que houver... Você estará me esperando!


Essa história ilustra bem o que é perseverar mesmo quando as situações estejam adversas.
Enfrentar as crises nem sempre é algo que agrada as pessoas, principalmente quando os problemas são de difícil solução.
Para vencermos a dificuldades que nos cercam, precisamos enfrentá-los e jamais desanimarmos
Esse texto que lemos trata disso e mostra que não devemos abandonar o Senhor na nossa vida.
Aqui encontramos uma grande ilustração do que é crer em Deus, do que é continuar tendo fé em Deus, mesmo em meio à perseguição.
Essa carta foi escrita possivelmente aos judeus que foram deportados da sua pátria, eles foram expulsos do seu país, foram impedidos de entrar nas suas instituições judaicas e adorar e engrandecer a Deus ali.
É o que diz o capitulo 13 verso 12 e 13.

12  “Por isso Jesus também morreu fora da cidade de Jerusalém para, com o seu próprio sangue, purificar o povo dos seus pecados. 13  Portanto, vamos para perto de Jesus, fora do acampamento, e soframos a mesma desonra que ele sofreu”.

Perceba as palavras no nosso texto de hoje: luta, sofrimentos, opróbrio, tribulações, encarcerados, espólio dos vossos bens.
Isso descreve a situação que aqueles cristãos estavam enfrentando. Estavam enfrentando momentos difíceis, momentos de grandes perseguições.
Mas mesmo assim eles continuavam crendo. Estavam tendo seus próprios bens tomados injustamente, estavam sofrendo a vergonha pública, humilhação, lutando uma luta desigual do gigante do Império contra uma pequena comunidade de pessoas que criam em Deus. E o que fazer diante disso?

Essa carta é de exortação para aqueles irmãos não desistissem de andar na caminhada cristã.
Eles deveriam permanecer fiéis e inabaláveis ainda que sofressem por causa do evangelho.
O autor de Hebreus começa a discorrer sobre os motivos pelos quais eles não poderiam desistir. Eles eram crentes e não deveriam desistir nunca. É isso que Deus espera de você.
Analisando esse texto, percebo que há três tempos da nossa vida que temos que considerar para permanecermos fiéis a Deus. São motivos que nos ajudam a sermos crentes perseverantes.
Em cada tempo da nossa vida cabe uma atitude. Essas atitudes farão de nós crentes fiéis ao Senhor.

1º) Uma atitude para com o passado:
Você deve Considerar o que Jesus fez por você.  (32-33)

32 “Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos; 33  ora expostos como em espetáculo, tanto de opróbrio quanto de tribulações, ora tornando-vos co-participantes com aqueles que desse modo foram tratados”.  

No original grego, podemos traduzir por “Ficai-vos a lembrar.” Era como se tivessem de fazer disso seu hábito, para que assim pudessem modificar o curso que os levara ao desvio.
“dos dias anteriores... “Isto é, o tempo após a sua conversão. Provavelmente quando ainda eram recém-convertidos, quando tiveram de enfrentar forte reação, que posteriormente acalmou.
Eles deveriam considerar que foram iluminados por Deus, e que ficaram firmes apesar de todas as lutas que enfrentaram.
Temos uma grande tendência de nos esquecer das coisas que Deus faz na nossa vida quando nós supervalorizamos os problemas pelos quais nós passamos.
O autor nos mostra que aqueles que foram iluminados ou que receberam conhecimento (eles entenderam quem é Jesus, que Obra Ele fez, qual o significado do Evangelho e assim por diante).
 Por isso, eles jamais deveriam desistir dos caminhos de Jesus. Jamais deveriam abandonar por maiores que fossem as dificuldades de segui-Lo.
Abandonar a Cristo agora seria uma grande vergonha para eles.
Eles foram perseguidos por causa do cristianismo (33). Eles foram envergonhados publicamente. Quando eles eram presos, a ala da igreja que não tinha sido presa acabava condoendo-se com aqueles que sofriam. Aqueles que ficavam fora da prisão choravam por aqueles que ficavam presos.

Essas crises geravam unidade e união entre os irmãos. E isso deve gerar em nós o mesmo sentimento. O sentimento de esparramar essa atitude para com os que estão sofrendo, mostrar que também sofremos com eles, que estamos com eles em todo tempo.
Os perseguidos perderam os seus bens, foram envergonhados, tiveram os seus bens confiscados pelo governo, é o que dá a idéia à partir do verso 34.

“Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens,..”

“Espólio dos vossos bens”: Era um furto ilegal e violento de propriedades, que era praticado por certos lideres religiosos do judaísmo.

Mas o texto diz que a perspectiva deles estava em um patrimônio superior e durável. É o que diz o verso 34.

“tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável”.

Essas propriedades são consideradas superiores por serem eternas e existirem nos céus.

Imagine você chegando à sua casa e encontra uma ordem do governo dizendo que você tem que se mudar de lá. Que aquilo que você tem não é mais seu. É do governo desse momento em diante.
Imagine você tendo que abandonar a sua família, a sua história, os seus amigos e muitas outras coisas por causa do evangelho de Jesus Cristo. Será que o Evangelho de Jesus é tão pequeno para que nós abramos mão dele?

Muitos crentes para justificar o seu afastamento de Deus colocam a culpa nos irmãos, no pastor, na igreja como um todo. Ao invés de lembrar muito mais daquilo que Jesus fez por nós, nos lembramos mais das magoas e dos ressentimentos que são cultivados na nossa alma por nós mesmos.
Esses irmãos poderiam dar várias desculpas para se afastar do Senhor, mas foram advertidos para avaliar a importância da vida deles com Deus. Foram advertidos a recordar, a considerar tudo o que Jesus tinha feito na vida deles.
Nós hoje somos advertidos a permanecermos firmes, constantes, seja qual for a situação.
Por mais que você passe por situações desesperadoras, temos que trazer a memória a Obra de Cristo feita para nós para que nós fossemos reconciliados com Deus. Temos que ser obedientes até a morte.
Temos que trazer a memória àquilo que nos dá esperança.

2º Uma atitude para com o Presente:
Você deve ser Constante pelo que Jesus faz por você. (37-39)

37  “Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; 38  todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. 39  Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma”.

Aqueles primeiros cristãos criam que Cristo viria ainda dentro do seu próprio período de vida. O autor sagrado usa o pensamento sobre a vinda iminente de Cristo a fim de encorajar a permanência ou constância dos crentes.
Esse é o discernimento que permite a homens corajosos suportarem a dor. O tempo do alivio logo virá.
Nos momentos em que pensamos em desistir, e muitas vezes sofremos à tentação de deixar o Evangelho por causa das lutas, é nesse momento que entra o nosso aliado maior, que é a nossa fé, fé que Cristo virá e, mesmo que eu morra sem que ele venha, eu vou me encontrar com Ele.

Ele enxugará de nos toda a lágrima e tirará do nosso corpo toda a dor.
Todos esses três versos remontam ao Velho Testamento e nesse verso de fé, nós lembramos de Habacuque 2:4 que diz que

o justo viverá pela fé.

A idéia é aquele que é verdadeiramente justo, ou seja, que confia continuamente em Cristo, que é constante não se desviando dele e nem abandonando, viverá eternamente. Afinal, ele é constante em Cristo. Ele começa a sua vida pela fé e continua a sua vida cristã pela fé. 
O grego original traduz aqui o verbo viverá no futuro, mas isso não indica que recebera a vida somente no futuro, pois é a vida espiritual terrena, e não aquela dos céus. Temos que viver hoje pela fé.

Provérbios 28:14  “Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal”.
Tiago 1:6-8Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;  homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos”.

Precisamos aprender a viver pela fé, sermos constantes. Aprenda a descansar.
Está sofrendo? Está doendo? Não desista! Você é crente e não deve desistir nunca porque você vive pela fé, não pelo que você faz ou pelo que você vê.

O que vai te ajudar nessa caminhada é a eficácia da sua fé nas promessas de Cristo. Descanse em Cristo, aprenda a descansar o seu coração Nele e seja constante, afinal Jesus fez uma grande obra na sua vida.

3º Uma Atitude para com o Futuro:
Você deve Confiar naquilo que Jesus fará para você. (35-36)

35 “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. 36  Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa”.

O autor de Hebreus mostra que há um estímulo que aponta para um futuro glorioso, que será a recompensa final para aqueles que servem a Cristo, seja em que circunstância for.
Essa é a recompensa para aqueles a quem Deus amou, que por meio da sua vida demonstraram de fato o seu amor por Cristo. 
E a recompensa é a salvação eterna em sua plenitude. Essa certeza a respeito daquilo que nos espera é definitiva, no sentido de nos impulsionar, de nos motivar a viver em plena firmeza diante de Deus, abandonando aquilo que desagrada o nosso Salvador e fazendo a vontade de Deus.

Não devemos ficar esperando nada dessa vida que seja bens materiais, dinheiro, fortuna.
Quando somos advertidos a perseverar na fé cristã, isso evidencia que na nossa caminhada passamos por muitas etapas difíceis, que tem como objetivo nos fazer desistir de tudo aquilo que se refere a Cristo e a sua Palavra (36) 

Até que os crentes alcancem o ápice da promessa que é a ressurreição e a vida eterna, eles enfrentarão muitas dificuldades, sofrerão grandes perseguições, mas nós não devemos desistir jamais.

 E para que isso não aconteça, você deve ter certeza daquilo que te aguarda. Tem gente que não tem essa certeza.
E saber que o que nos aguarda é melhor do que nós temos agora.

Existem coisas mais reais e prazerosas do que às coisas que nós temos e conquistamos nessa vida, porque o que nos aguarda não é algo que pode ser conquistado por nós, mas é algo que Deus deu para nós por causa de Jesus.

Nada do que você busque nessa vida para preencher o vazio que está no seu coração será válido. Mas quando paramos para refletir o que tem nos motivado viver, veremos que fora de Deus não há satisfação.
A satisfação é passageira. Mas quando vivemos entendendo que as coisas espirituais são eternas, temos a certeza que aquilo que nos aguarda é muito melhor do que nós temos vivido e conquistado nessa vida.
O que nos aguarda é a redenção do nosso corpo, é a nossa perfeita harmonia com Deus, comunhão, intimidade conquistada por Jesus para nós.
O que nos aguarda é a entrada  na presença eterna de Cristo, é a libertação total da inclinação pecaminosa do nosso coração.
Não desista, tenha confiança daquilo que te aguarda. Há recompensa para você no futuro.  
Somos chamados a permanecer e nunca abandonar. O que te espera é muito melhor do que as frustrações que você tem vivido hoje. Persevere.

Conclusão:

Precisamos da mesma perseverança daquele pai que eu li na introdução da mensagem de hoje. Ele prometeu ao seu filho:
“-Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado!”

Ele foi perseverante, cumpriu o que tinha prometido ao seu filho, não desistiu nunca de lutar até encontrar o filho vivo, são e salvo.

Nós também temos uma declaração de Jesus para nós:

Mateus 28:20   “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

Nós não devemos ser perseverantes para conquistar a nossa salvação. Ela já foi conquistada por Cristo para nós.
O que Ele espera de você é que, sendo Dele, não desista nunca na caminhada. E se você é do Senhor, não deve desistir por quê:

No Passado, Deve Considerar o que Jesus fez por você.
No Presente, Deve ser Constante pelo que Jesus fez por você.
No Futuro, Deve Confiar naquilo que Jesus dará pra você.    
          
    

13 comentários:

  1. Amem amado pastor, q Deus pai Deus filho e o doce e amado espirito santo continui guiando os seus pensamentos para que possamos aprender e prosseguirmos a aprender um pouco mais com a palavra do senhor ministrada por você, a paz do senhor e Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Dificil esse tempo que vivo, humilhações , reclamações, murmurações....Ore por mim!

    ResponderExcluir
  3. Amém!!! Deus me consolou com a leitura de sua Palavra!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela mensagem de despertamento e ânimo.
    Que nós possamos refletir nesta linda passagem do livro de Hebreus e muito bem esclarecida pelo Espírito Santo através de sua vida. Que o soberano DEUS continue te iluminando.

    ResponderExcluir
  5. ser sempre perseverante no Senhor todos os dias

    ResponderExcluir
  6. Que o Senhor Jesus Cristo, vos abencoe.

    ResponderExcluir
  7. Que o Senhor Jesus Cristo, vos abencoe.

    ResponderExcluir
  8. Presisamos perseverar esperar em Cristo.

    ResponderExcluir
  9. Agrafeco a Deus pela tua vida Pastor, me ajudou muito, me ajude em oração,preciso vencer algo muito sério, que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  10. Esse mensagem falou mto comigo Deus abençoe .

    ResponderExcluir
  11. Muito edificante... Glória A Deus 🙌🏽

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso amei todo conteúdo, parabéns

    ResponderExcluir