Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2012

Ira: Quando devo Sentir?


IRA: QUANDO DEVO SENTIR?

Aurélio define: Cólera, raiva, indignação. Desejo de vingança. Podemos dizer que a ira é uma alteração de humor por uma  série de fatores .Quando ficamos irados nos tornamos desagradáveis e nos tornamos ameaças p/ os  outros. Ex Explosões, ao sair do sério,

IRAS EXTERNAS: Trânsito, Cachorro do vizinho, chave do carro, música alta a noite, perde hora p/ trabalhar,etc.

IRAS INTERNAS:Não identificamos Noite mal dormida, acordou de mal humor dormiu muito tarde. Não temos o poder para culpar alguém que se ira e nem Deus fez isso.

Jonas 4:1-11 Jonas estava explodindo:

Contexto Deus pede para Jonas pregar a palavra para os Assírios de Nínive. Povo mais cruel da Bíblia. Não queria pregar.Jonas 3:9, 4:1-4 Vs 4   Fazes bem que assim ter ires? .
Nem sempre é errado uma pessoa se irar?

2 Percepções em relação a ira :

1) Fazes bem que assim te ires?

210  palavra Ira na Bíblia. A grande maioria é a ira de Deus! Deus se ira quando o povo se desvia. Jesus expulsa os mercadores do templo: Mt 21 12 ” Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.”
Jesus também se ira.  Mt 23  Se dirige aos fariseus. 
   
    Sl 4:4 “Iraivos, mas não pequeis” 
O único motivo para a ira é a justiça, retidão,verdade e caráter de Deus.   Então a ira que faz bem É a reação santa a indignação do  desvio do caráter de Deus.

2) Pode a ira fazer mal?

 Ef 4:26 “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,”     Precisamos tratar a ira logo.

Hb 12:15  “atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados”; Temos que nos livrar dos ressentimentos.

1Tm  2: 8 “Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade”.

Mãos levantadas: não tenho culpa. A minha mão está limpa, não tem sangue de ninguém.


 Salmo 55:12  “Com efeito, não é inimigo que me afronta; se o fosse, eu o suportaria; nem é o que me odeia quem se exalta contra mim, pois dele eu me esconderia;13  mas és tu, homem meu igual, meu companheiro e meu íntimo amigo.14  Juntos andávamos, juntos nos entretínhamos e íamos com a multidão à Casa de Deus.”

Nos iramos na maioria das vezes com pessoas próximas de nós. Esposo, pais, filhos, irmãos. Irmãos em cristo! 

  Tiago 1:20  “Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus”. Quando nos iramos nós perdemos a capacidade de pensar.  Deixamos de ver coisas, ferimos as  pessoas, recordamos coisas do passado.

Vs 4 Seria razoável a ira de Jonas? Está tão irado que nem respondeu.
Vs 5 Não acreditava, Ele estava só esperando o povo errar para falar: Eu sabia ....!

Vs 6 Não está contente por causa da planta e sim por causa da sua cabeça. Podemos ver que a ira de Jonas era razoável. O padrão que Jonas usa era seus próprios interesses.

 O que caracteriza a ira pecaminosa é a defesa dos nossos direitos.

É a defesa do que consideramos o que é justo. É meu direito ser respeitado, ter sombra na minha cabeça, fazer a minha vontade.. Um exemplo é quando alguém fala mal de você. E quando fala do outro? É razoável a sua ira?

 PV 25:28Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.” Ex Telefone Numero comercial  

Temos que Aprender a Evitar a ira:

1º) Aprendendo a ouvir Tiago 1:19Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
 PV 18: 13 “Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.”
A nossa mente imagina muitas coisas ruins. A maioria delas não é verdade EX A mulher chega um pouco atrasada e não liga.
Provérbios 17:28  “Até o tolo, quando se cala, será reputado por sábio; e o que cerrar os seus lábios, por sábio.”

2º) Aprendendo a perguntar com paciência:

EX: Deus com Jonas. Não afirme nada. Dê chances para o outro falar Precisamos conversar  Ex: Casal quando a mulher recebe promoção.

3º) Aprendendo a Observar o que te faz ficar irado: ® Liberdade, quando alguém discorda de você, trânsito, quando alguém é mal educado com você.
Entregue para Deus  MT 5: “5  Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.”   

 4º) Aprendendo pensando naquilo que a sua ira pode fazer:
Através da sua ira pessoas podem deixar de conhecer o Evangelho de Jesus. Jonas foi egoísta e pensou em si mesmo. A sua ira pode acabar com uma amizade, casamento,comunhão na igreja, com um bom relacionamento com os filhos.

) Aprendendo a perdoar.
  Efesios 4:31  “ Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.” 32  Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou

Precisamos perdoar  Mateus 18: 15Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.”   Vs21, 22  Pedro pergunta quantas vezes devemos perdoar!  Setenta vezes sete.


Nenhum comentário:

Postar um comentário