Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

A Doutrina da Eleição




1)    Introdução

A Eleição, seleção, escolha, eleição é a doutrina bíblica que mostra o amor, a compaixão e a ação de Deus que é soberano para escolher para Si, dentre os pecadores, um povo que foi redimido pelo sangue de Seu Filho Jesus Cristo. Ela foi estabelecida desde a eternidade, antes mesmo de tudo ser criado, quando era somente o Deus Triúno existindo na mais plena comunhão consigo mesmo.
Se houvesse uma dúzia de maçãs numa cesta e eu tirasse todas elas, não haveria escolha; mas se eu tirar sete e deixar as outras cinco, então houve escolha. A eleição, como é ensinada na Bíblia, significa que Deus fez uma escolha entre os filhos dos homens.

1. QUEM FAZ A ELEIÇÃO? Quem escolhe as pessoas para serem salvas? Se os homens são escolhidos para a salvação, como afirmam as Escrituras, quem fez a escolha? Deve haver uma seleção ou universalismo. A palavra eleição está associada com Deus e não com o homem. Deus é quem escolhe. Seu povo são os ESCOLHIDOS e a graça é a fonte.

2. QUANDO A ELEIÇÃO É FEITA? Em Efésios 1:4 lemos que "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo". A expressão "antes da fundação do mundo" é encontrada em João 17:24, onde fala de amor eterno do Pai pelo Filho, e em I Pedro 1:20, onde se refere à determinação eterna da mente divina, em relação à morte de Cristo.

3. POR QUE FOI FEITA A ELEIÇÃO? Ela foi baseada em algo bom no pecador? Então ninguém teria sido eleito, porque não há ninguém bom. A santidade não é a causa, mas o efeito da eleição. Fomos escolhidos, não porque fôssemos santos, mas para que fôssemos santos. Efésios 1:4.

Quero deixar evidente de que há apenas duas teorias que podem ser mantidas pelos cristãos evangélicos neste importante assunto; que todos os homens que o estudaram, e que alcançaram quaisquer conclusões aceitáveis com relação ao mesmo, devem ser ou calvinistas ou arminianos.
A doutrina calvinista consiste na escolha divina de certos indivíduos para a salvação, antes da fundação do mundo, que repousou tão somente na Sua soberana vontade. A escolha de determinados pecadores feita por Deus não foi baseada em qualquer resposta ou obediência prevista da parte destes, tal como fé e arrependimento. Pelo contrário, é Deus quem dá a fé e o arrependimento a cada pessoa a quem Ele escolheu. Esses atos são resultados e não a causa da escolha divina.
Na doutrina calvinista o homem é incapaz de, por si mesmo, crer de modo salvador no Evangelho. O pecador está morto, cego e surdo para as coisas de Deus. Seu coração é enganoso e desesperadamente corrupto. Sua vontade não é livre, pois está escravizada à sua natureza má; por isso ele não irá - e não poderá jamais - escolher o bem e não o mal em assuntos espirituais. Por conseguinte, é preciso mais do que simples assistência do Espírito para se trazer um pecador a Cristo. É preciso a regeneração, pela qual o Espírito vivifica o pecador e lhe dá uma nova natureza. A fé não é algo que o homem dá (contribui) para a salvação, mas é ela própria parte do dom divino da salvação. É o dom de Deus para o pecador e não o dom do pecador para Deus.
A doutrina arminiana consiste na escolha divina de certos indivíduos para a salvação, antes da fundação do mundo, baseada na Sua previsão (presciência) de que eles responderiam à sua chamada (fé prevista). Deus selecionou apenas aqueles que Ele sabia que iriam livremente e por si mesmos, crer no Evangelho. A eleição, portanto, foi determinada ou condicionada pelo que o homem iria fazer. A fé que Deus previu e sobre a qual Ele baseou a Sua escolha não foi dada ao pecador por Deus, mas resultou tão somente da vontade do homem. Foi deixado inteiramente ao arbítrio do homem o decidir quem creria e, por conseguinte, quem seria eleito para a salvação. Deus escolheu aqueles que Ele sabia que iriam, de sua livre vontade, escolher a Cristo, mas a escolha que o pecador faz de Cristo.
Na doutrina arminiana, embora a natureza humana tenha sido seriamente afetada pela queda, o homem não ficou reduzido a um estado de incapacidade total. Deus, graciosamente, capacita todo e qualquer pecador a arrepender-se e crer, mas o faz sem interferir na liberdade do homem.
Para o homem é difícil aceitar a eleição pois como disse certo teólogo : "Todo homem nasce um arminiano (pessoa que crê no livre-arbítrio)". E nos tempos atuais onde o ditado têm sido "Deixe minha vida por minha conta , eu decido o que faço com ela".
A graça e a eleição são inseparáveis. Não é lógico proclamar a doutrina da salvação pela graça enquanto negamos que a Eleição o seja. Paulo expressou esta unidade com estas palavras: "Assim pois também agora, no tempo de hoje sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça"(Rm 11:5).

2)    O uso da Palavra Eleição

Na maioria dos casos, no antigo testamento, onde se acha eleição, não é o homem que faz a escolha, e sim, Deus. Javé é o sujeito. Aquele que escolhe. Esta verdade se ressalta especialmente em Dt, Sm, Rs, e Cr, alguns dos Sl e Is.
Lemos, por exemplo, que Deus escolheu Abraão (Gn 12-1-3). Há muitas passagens em que Israel é chamado povo escolhido:
 O Senhor Teu Deus te escolheu, para que fosses o seu próprio povo, de todos os povos que há sobre a terra” (Deut. 7:6).
“Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que Ele escolhe para sua herança” (Sl. 33:12).
Ne. 9.7: “Tu és o Senhor, o Deus que escolheu Abrão, trouxe-o de Ur dos caldeus e deu-lhe o nome de Abraão” (NVI).
Is. 41.8: “Mas tu, ó Israel, servo meu, tu, Jacó, a quem elegi, descendente de Abraão, meu
amigo”
Este assunto está totalmente embasado nas Escrituras, tanto no Antigo como no Novo Testamento. As seguintes referências confirmam:
- Is. 65.9 “Farei sair de Jacó descendência e de Judá, um herdeiro que possua os meus montes; e os meus eleitos herdarão a terra e os meus servos habitarão nela”.
Mt. 24.24 “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos
Mc. 13.20 “Não tivesse o Senhor abreviado aqueles dias, e ninguém se salvaria; mas, por causa dos eleitos que ele escolheu abreviou tais dias”.
Rm. 8.33 “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica”.
Cl.3.12 “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade”.

3) A PREDESTINAÇÃO BÍBLICA E A ELEIÇÃO

A explicação apresentada na declaração doutrinária da Convenção Batista Brasileira sobre eleição e predestinação procura conciliar a eleição divina com a liberdade humana, conforme afirma a própria declaração - “ainda que baseada na soberania de Deus, essa eleição está em perfeita consonância com o livre-arbítrio de cada um e de todos os homens”. Entretanto, esta interpretação levanta diversos problemas na sua relação com outras verdades bíblicas, visto que toda verdade é interdependente.
Em primeiro lugar ela desconsidera o quadro de miséria e incapacidade do homem em realizar qualquer bem espiritual. Repudia a verdade da depravação total e entra em conflito com ela, pois defende que há algo de bom em alguns homens. Ela sugere que o homem não está completamente morto, não é completamente avesso ao evangelho e de que não está sem entendimento espiritual para compreender a mensagem do evangelho.
Em segundo lugar, esta posição é uma negação direta daquilo que as Escrituras ensinam claramente. A declaração doutrinária baseia a eleição à luz da presciência divina e define esta presciência como o conhecimento prévio por parte de Deus daqueles  que, no correr dos tempos, aceitariam livremente o dom da salvação. Assim sendo, esta presciência é interpretada no sentido de que "Deus previu que alguns indivíduos seriam mais receptíveis a mensagem do evangelho e mais dóceis aos esforços do Espírito e, visto que Deus sabia que eles creriam, consequentemente, predestinou-os para a salvação”. É lógico concluir que esta definição torna Deus dependente das ações do homem, já que faz com que Seus decretos se apóiem naquilo que Ele descobre na criatura, ou seja, o ser pode pegar Deus de surpresa.
Em terceiro lugar, os textos bíblicos citados para sustentar esta posição - Romanos 8:28-30, I Pe. 1:2 - necessitam de uma exegese mais acurada. A palavra presciência significa conhecer de antemão, porém pode-se conhecer previamente muitas coisas. A palavra presciência não se acha no Velho Testamento. No Novo Testamento há quatro ocorrências desta palavra. “O fato é que a palavra presciência nunca é empregada nas Escrituras com relação a eventos ou ações, em lugar disso se refere a pessoas”.
Somente pessoas é que Deus declara que pré-conheceu de antemão, nunca as atitudes destas pessoas. Este pré-conhecimento implica numa consideração íntima, em um amor indescritível de Deus por essas pessoas, mas nunca pelas ações delas - como, por exemplo: “(...) eleitos segundo a presciência de Deus Pai (...)” (I Pe. 1:2). Quem são os eleitos segundo a presciência de Deus Pai? A resposta está no verso anterior “os peregrinos da Dispersão” (I Pe. 1:1). Tanto aqui como nas demais passagens o texto se refere a pessoas.

4)      OBSERVAÇÕES GERAIS PARA ACABAR COM O PRECONCEITO

1. Eleição não é salvação, mas é para a salvação. "Pois que? o que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos", Rom. 11:7; "...por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação"; II Tess. 2:13. Então, se o eleito obtém a salvação, e a eleição é para a salvação, ela deve preceder à salvação. Os homens são salvos quando crêem em Cristo, não quando são eleitos.
2. A eleição não é a causa de ninguém ir para o inferno, porque a eleição é para a salvação. Também a eleição não é responsável pela perdição dos pecadores. O PECADO é que manda os homens para o inferno, e todos os homens são pecadores por natureza e prática - totalmente pecadores, à parte da eleição ou não. A ELEIÇÃO NÃO PREJUDICA A NINGUÉM.
3.  A eleição pertence ao sistema da graça. Nos dias de Paulo houve um remanescente entre os judeus que foi salvo de acordo com a eleição da graça (Rom. 11:5). A atitude dos homens em relação à eleição é o teste final de sua crença na graça. Aqueles que se opõem à eleição não podem consistentemente proclamar que crêem na salvação pela graça.
4. A eleição não impede a salvação de ninguém que queira ser salvo. Mas é preciso fazer uma distinção entre um simples desejo de se escapar ao inferno e o desejo de ser salvo do pecado. O desejo de ser salvo do inferno é natural - ninguém quer ficar queimando. O desejo de ser salvo do pecado é espiritual, e é um resultado da obra convincente do Espírito Santo. E a graça eficaz de Deus é a mãe desse desejo.
5. A eleição significa que o destino dos homens está nas mãos de Deus. Muitos de nós consideramos como um axioma a afirmação de que o destino de cada homem está em suas próprias mãos. Mas isto é negar o teor inteiro das Escrituras. Em nenhum momento o destino dos santos está em suas mãos, nem antes nem depois de salvos. Meu destino estava em minhas próprias mãos antes da minha salvação?

5) ALGUNS PONTOS DE VISTA FALSOS EXAMINADOS E REFUTADOS

1. O ponto de vista que os homens são eleitos quando crêem. Este ponto de vista é facilmente refutado, porque é contrário tanto ao senso comum, quanto às Escrituras. A eleição é para a salvação, e portanto, deve precedê-la. Não tem sentido falar em eleger um homem para alguma coisa que ele já tem. O homem tem salvação quando crê e portanto a eleição neste ponto não seria necessária. A ELEIÇÃO TEVE LUGAR NA ETERNIDADE: A SALVAÇÃO TEM LUGAR QUANDO O PECADOR CRÊ.
2. O ponto de vista que a eleição pertence só aos judeus. Este ponto de vista tira dos gentios o conforto de Romanos 8:28-29. Além disso, Paulo, que foi um apóstolo aos gentios, diz que ele suportou tudo pelos eleitos, para que eles pudessem obter a salvação, II Timóteo 2:10.
3. O ponto de vista que a eleição teve lugar na eternidade, mas que foi tendo em vista o arrependimento previsto e fé. De acordo com este ponto de vista, Deus, na eternidade, olhou através dos séculos e viu quem ia se arrepender e crer, e estes que Ele viu de antemão foram eleitos para a salvação. Este ponto de vista está correto só em um ponto, que é: a eleição teve lugar na eternidade. Mas está errado quando faz a base da eleição ser algo no pecador, em vez de alguma coisa em Deus. Leia Efésios 1:4-6, onde diz que a eleição e predestinação são "segundo o beneplácito de Sua vontade" e "para louvor e glória de Sua graça".
4.  O Ponto de vista da Eleição limita a misericórdia de Deus. A este ponto devemos enfrentar duas proposições auto-evidentes. Primeira: se Deus está tentando salvar cada membro da raça caída de Adão, e não Se sai bem, então Seu poder é limitado e Ele não é o Senhor Deus Todo-Poderoso. Segunda: se Ele não está tentando salvar cada membro da raça caída, então Sua misericórdia é limitada. Necessariamente teremos que limitar Sua misericórdia ou Seu poder, ou ir de malas e bagagens para a posição Universalista. Mas, antes de fazermos isto, vamos "à lei e ao testemunho" que diz: "Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia…..Logo pois compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer", Romanos 9:15-18.
5-  OUTRA OBJEÇÃO A ELEIÇÃO É QUE ELA TORNA DEUS INJUSTO. Esta objeção faz do criador ter obrigação com a criatura. Ela nega o direito do oleiro sobre o barro da mesma massa, de fazer um vaso para honra e outro para desonra. Pela mesma igualdade de raciocínio, ela faz o governador de um estado soberano, injusto ao perdoar um ou mais homens, a menos que esvazie a prisão e solte todos os prisioneiros. A salvação não é um assunto de justiça, mas de misericórdia. Não foi o atributo de justiça que levou Deus a providenciar a salvação, mas o atributo da misericórdia. A justiça é simplesmente cada homem receber o que merece. Os que vão para o inferno não vão culpar ninguém, a não ser eles mesmos, enquanto que os que vão para o céu não vão louvar ninguém a não ser a Deus. Leia Romanos 9:22-23.
6. OUTRA VEZ OBJETA-SE QUE NOSSO PONTO DE VISTA DA ELEIÇÃO É CONTRA A DOUTRINA DO "QUEM QUISER".
Mateus 16:25  Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.
Apocalipse 22:17  O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.
A vontade humana é livre, mas esta liberdade está dentro dos limites da natureza humana caída. Ela é livre como a água: a água é livre para descer pela montanha. É livre como o urubu: ele é livre para comer carniça, porque esta é sua natureza. Mas o urubu morreria de fome num campo de trigo. Não é a natureza dele comer o que é limpo; ele se alimenta de carniça, do que está morto. Assim também os pecadores morrem de fome na presença do pão da vida. Nosso Senhor disse: "E não quereis vir a mim para terdes vida", João 5:40. Não é natural para um pecador confiar em Cristo.

6. PORQUE A DOUTRINA DA ELEIÇÃO É ESSENCIAL EM NOSSAS IGREJAS HOJE?

6.1. Importância na Adoração
Quando a pessoa conhece a verdade, ela se curva diante de Deus, agradecendo pelo que Ele fez por ela. Toda a arrogância sai do indivíduo, restando a ele somente a gratidão de ser escolhido e eleito por Deus sem merecimento algum.

6.2. Importância na Compreensão da Bíblia

Sem a doutrina da eleição há sempre uma falta de unidade de pensamentos, há sempre algo que não faz o menor sentido na compreensão bíblica. Neste caso quase sempre o que se faz é ignorar estas incoerências ou não falar de textos como o de Romanos 8:28-30 e dar preferências a textos que não criem polêmica. Destarte, a Bíblia, ao invés de uma unidade, passa a ser vista como partes de um quebra-cabeça que não se encaixam. A eleição devolve esta harmonia à Palavra e permite a compreensão até dos textos mais difíceis sem comprometer sua unidade.

6.3. Importância no Evangelismo

Ora, se os eleitos serão salvos não precisamos mais pregar o evangelho?  Não faz o menor sentido evangelizar se cremos nesta doutrina? Estas são as principais questões levantadas pelos opositores. Entretanto, é preciso que se diga que em nenhum momento a doutrina da eleição apaga a chama do evangelismo, ao contrário disso, incendeia o coração dos crentes. O apóstolo Paulo declarou esta verdade à Timóteo ao dizer que " tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna " ( II Tim. 2:10 ).
O eleito deve levar a sério a pregação, e não há desculpas baseadas na doutrina da Eleição para a não-pregação. Se alguém afirma ser um eleito de Deus deve encarar com muita seriedade a pregação do Evangelho.

6.4. Importância na Oração.
Não adianta só falar de oração, é preciso que se tenha uma teologia da oração que concilie a compreensão da pessoa de Deus e Sua obra com a do crente e suas petições de maneira equilibrada, e antes de tudo, bíblica. É interessante que toda a oração é um reconhecimento claro da soberania de Deus sobre a vida de quem ora e sobre a vida por quem se ora. Isto vale tanto para questões de salvação como para questões de âmbito geral da vida. O resgate de uma vida de oração depende em muito do resgate desta doutrina como definida nos moldes bíblicos.

6.5. Importância na Humildade.

Esta qualidade que aponta para a completa ausência de orgulho pessoal, para a completa ausência de segurança pessoal e autodependência e está cada vez mais escassa em nossos círculos religiosos e, porque não dizer, quase que completamente impopular só pode ser resgatada com a pregação da doutrina que afirma que o homem não é nada diante de Deus e por isso não deve ter maior conceito do que convém de si mesmo. "Muita da arrogância, obstinação e das contendas nas igrejas de hoje, seriam reduzidas se a nossa gente se humilhasse diante da majestade do Deus soberano (...) a doutrina da eleição incondicional engrandece a soberana santidade e justiça de Deus exclui a jactância e promove a humildade”.

6.6. Importância nas Boas Obras.
É interessante observar que a Bíblia firma que as boas obras da vida cristã foram ordenadas por Deus na mesma ocasião em que teve lugar a eleição ( Ef. 2:10 ); são elas que  fazem com que os crentes tenham  em suas vidas as "impressões" de Deus, por intermédio delas os eleitos exibem a pessoa de Cristo ( Rom. 8:29); em certo sentido são elas que explicam à eleição dos crentes ( Ef.1:4,5; I Pe. 2:9); sem estes frutos na vida do crente como resultantes do processo de santificação ninguém pode e nem tem direito de reivindicar para si ser um eleito ou filho de Deus, visto que sem a santificação ninguém verá o Senhor.

7. APLICAÇÕES PRÁTICAS DA DOUTRINA DA ELEIÇÃO.

7.1. Confortam os Crentes
Essa doutrina, sem dúvidas, dá conforto os crentes que vivem em uma mundo tão problemático e atribulado. Quando entendemos que tudo o que acontece está no controle de Deus, ficamos confortados.

7.2. Trazem Certeza ao Crente
Esse é um problema muito presente na vida das pessoas que não entendem perfeitamente a doutrina da salvação e que são arminianas. Muitas acham que dependem delas serem salvas, por isso sentem medo ao saber que podem perdê-la. 

7.3. Fornecem Maior Confiança ao Pregador

Muitos pastores têm buscado de todas as formas fazer com que suas igrejas cresçam. Com essa doutrina da ELEIÇÃO o pregador tem mais confiança em Deus, que é o autor e consumador da salvação. Ele deixa de confiar nas suas próprias forças para confiar em Deus. É mais possível que um pecador creia e se arrependa, se a fé e o arrependimento estiverem subordinados inteiramente a capacidade regeneradora do Espírito Santo, do que se dependerem em parte da força de vontade desse pecador.















Nenhum comentário:

Postar um comentário