Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Qual a compreensão que você tem de Jesus?



João 10.7-21


7  “Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. 8  Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. 9  Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. 10  O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. 11  Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. 12  O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. 13  O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. 14  Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, 15  assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. 16  Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. 17  Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. 18  Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.

Esta é a segunda parte do discurso de Jesus registrado em João 10.
A história, que forma primeira parte conforme os versos de 1 a 5, é a base para o restante do discurso que vai do verso 7 até o 18.
A segunda parte do discurso não é apenas uma explicação da história que Jesus contou, é uma ampliação ou uma expansão do que contém na história .
Jesus toma pelo menos 2 elementos principais da história e aplica a si mesmo e amplia o conceito até ali exposto de tais elementos:

·                    A Porta;
·                    O Pastor.

Parece haver ainda a questão das ovelhas ouvirem a voz do pastor, mas os elementos porta e pastor estão diretamente ligados ao “Eu sou” usado para associar Jesus a Deus no Evangelho de João.

Entendendo essa estrutura do texto, quais eram os desafios de Jesus para aqueles que o ouviam? O que Jesus queria que eles compreendessem?

1.                 Uma vida em abundância é resultado da compreensão de que Jesus é a porta para as ovelhas (7-10)

João 10:7-10  Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.  8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.  9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.  10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Jesus começou sua expansão da história contada por um pormenor inesperado.
O protagonista da história que ele contou é o pastor, mas Jesus começa sua aplicação pela porta...
A referência àqueles que vieram antes Dele no verso 8, chamando-os de ladrões e salteadores, é apenas um jeito de dizer que todas as demais portas são falsas.
Observe que Jesus detalha a porta não apenas como um lugar de entrada, mas um lugar de passagem!

Observe com cuidado:

Eu sou a porta.

·                    Se alguém entrar por mim, será salvo;
·                    entrará, e sairá,
·                    e achará pastagem. 

Se alguém entrar? Está seguro, salvo!
Se alguém entrar e sair? Usufrui da liberdade!
Se alguém sai? Acha pastagem!

Tais palavras nos remetem ao livro de Números:

27.15-17: Então, disse Moisés ao SENHOR:  16 O SENHOR, autor e conservador de toda vida, ponha um homem sobre esta congregação  17 que saia adiante deles, e que entre adiante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar, para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor.”

Talvez nós cristãos cometamos o erro de olhar pra Jesus somente como a porta de entrada para salvação...

Mas Jesus é a porta que leva à pastagem, ao sustento diário e necessário para manter uma vida em alto nível de qualidade!

“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Em Jesus, existe a possibilidade de viver uma vida abundante!

Deixa isso entrar em você e busque viver isso em toda dimensão possível!

Se você é ovelha de Jesus e não está encontrando os pastos verdejantes (Sl 23) é porque está entrando e saindo pela porta errada...
Os crentes estão vivendo muito abaixo da média e estão longe da vida abundante que Jesus veio trazer.

Onde estamos “pastando”, do que nos temos alimentado?
Entenda uma coisa: A porta que você entra, o caminho que você toma define o lugar aonde vai chegar!

2.                 Uma Vida de Confiança é resultado da compreensão de que Jesus é o bom pastor das ovelhas (11-15)

João 10:11-15  Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.  12 O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa.  13 O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas.  14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,  15 assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas”.

Agora, ao aplicar a figura do pastor à sua própria vida, Jesus introduz outro elemento para estabelecer um contraste: o assalariado ou mercenário (diferente do ladrão!).
Eles são mercenários porque não tê nenhuma consideração, nenhum a mor pelas ovelhas. Esse é o comportamento típico do mercenário. Alguns empregados podem ter algum coração de pastor, mas esses mercenários não têm. Eles estão simplesmente trabalhando pelo pagamento.
Em face do perigo, dentro da ilustração – da presença do lobo, o empregado foge e abandona o rebanho.
A conseqüência é que o lobo as arrebata e as dispersa.
Ele esquece imediatamente das ovelhas. Ele diz a si mesmo: “Que me importam as ovelhas, elas não são minhas
Por acaso, os fariseus não tiveram o mínimo de interesse pelo homem paralítico de Betesda, pela mulher pega em adultério, pelo homem cego ?
A razão pela qual o assalariado foge está no verso 13:
não tem cuidado das ovelhas

O pastor, por sua vez, não abandona, cuida e se entrega a ponto de perder sua vida!
Em Jesus, existe a possibilidade de viver uma vida segura.
Jesus, como bom pastor, não foge, não abandona... Não foi isso que fez com o homem que era cego? Jo 9:34-38

Salmo 23:4  Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo”;

Salmo 27:1-3  O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?  2 Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem.  3 Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança”.

Não há o que temer, se há a compreensão de que Jesus é o bom pastor!
Nada de depressão, nada de desespero, nada de síndrome do pânico!

3.                 Uma Vida de Gratidão é resultado da compreensão de que Jesus Entregou Sua Vida pelas Ovelhas. (16-18)

João 10:16-18  Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.  17 Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir.  18 Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai”.

Nem todas as ovelhas pertencem ao aprisco de Israel. O bom pastor também tem outras ovelhas. Jesus continua salvando vidas fora da Igreja.
Algumas vezes lemos que Jesus faz o que qualquer bom pastor faz por suas ovelhas. Isso é verdade apenas no sentido em que nenhum deles foge quando o lobo vem.
 Mas a ação de Cristo difere de duas maneiras da de um pastor que arrisca sua vida em favor do rebanho: a. é um sacrifício voluntário (quando o momento certo chega, Jesus não tenta salvar sua vida, como os pastores que, em luta com o lobo, tenta salvar a sua); e
b. Ele realmente salva as ovelhas. Agora (vs. 17 e 18) observamos ainda uma terceira diferença:
c. Jesus entrega sua vida para a reassumir. Ver sobre 2.19. Nenhum pastor comum é capaz de fazer isso. A morte de Cristo (como também seu nascimento) tem propósito. Se ele não tivesse dado sua vida (ou seja, se ele tivesse resistido à morte) não poderia reavê-la. Então, ele a en­trega para a tomar de volta, e ele o faz em obediência à vontade divina e em benefício de seu povo.

Algumas observações:

a.                 A entrega de Jesus é a demonstração de um amor inclusivo, que visa à salvação do maior número possível de pessoas;

b.                 A entrega de Jesus visa à formação de um rebanho uno;

c.                  A entrega de Jesus foi feita na certeza de que pode reassumir sua vida;

d.                 A entrega de Jesus foi feita de um modo espontâneo; ele não foi uma vítima, mas foi um voluntário!

O que Jesus fez já é suficiente para vivermos em gratidão...

Vivemos de um modo que transparece que Jesus deixou a desejar no que já fez. Parece que estamos decepcionados com Deus e esperando que Ele faça alguma coisa ainda para que possamos servi-lo...

Cuidado com a saga dos 10 leprosos! (Lucas 17.12-19)


1. Uma vida em abundância é resultado da compreensão de que Jesus é a porta para as ovelhas.

2.  Uma Vida de Confiança é resultado da compreensão de que Jesus é o bom pastor das ovelhas.

3.  Uma Vida de Gratidão é resultado da compreensão de que Jesus Entregou Sua Vida pelas Ovelhas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário