Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

Você tem sido um Atalaia?



Ezequiel Cap. 3:1-21


     “Ezequiel” significa “Deus fortalece”, um título apropriado para o livro e para o profeta, que recebeu uma dura mensagem para os judeus exilados na Babilônia.

© Foi exilado com Joaquim em 597, quando Nabucodonosor levou para Babilônia o que havia de melhor na terra. Na Babilônia viveu em sua própria casa numa colônia judia chamada Tel-Abibe, junto ao rio Quebar.

No contexto deste livro, Israel não somente está sem rei e sem país, como também sem o templo e sem os meios de cumprir os ritos religiosos ordenados por Moisés.
O único lugar de ajuntamento religioso na Babilônia registrado por Ezequiel é a sua própria casa, onde ele aconselhava os anciãos.
Sem um templo, o sistema de animais sacrificados, festas e todas as funções relacionadas ao templo eram inoperante.
     O caráter espiritual dos exilados a quem Ezequiel ministrava não era o dos melhores. Ele empregava uma frase característica para descreve-los: “casa rebelde” (usado dezesseis vezes por Ezequiel em seu livro).
A mudança do local não mudou os seus corações ou seu propósito para com o Senhor até aquela data.

O objetivo do Livro era duplo:
Þ Promover arrependimento e fé com o aviso do julgamento iminente sobre Jerusalém e as nações. 1º parte do livro
Þ Estimular esperança e confiança com a mensagem posterior de reafirmação de que um dia o povo seria novamente reunidos, a cidade restaurada e um novo templo construído. 2º P.

O que significa Atalaia

     Aquele que toma cuidado, olhar ao redor, espiar, vigiar, observar, guardar, aquele que adverte do perigo porvir.

Ezequiel foi encarregado espiritualmente sobre a casa de Israel.
Davi quando consolidou seu reino, estabeleceu fronteiras, cidades atalaias.
Eles ficavam em altas torres. Tinham que enxergar bem.
Vigiavam o Reino constantemente  para avisar se o inimigo estava vindo.
Se o Atalaia dormisse e o inimigo invadisse a cidade

Ez 33:6Mas, se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue demandarei da mão do atalaia”.

     Deus comissiona Ezequiel para ser aquele que advertisse o povo de Israel com respeito à destruição vindoura de Jerusalém.
Deus usava seus profetas para advertir o povo de seu pecado, como também para orientá-los com respeito ao caminho correto que tinham que seguir.
     Deus hoje nos tem chamado para sermos atalaias no meio de um mundo em constante mudança e cada vez mais longe de Deus.
Vivemos momentos difíceis em meio a um povo muito distante de Deus.
Pessoas que buscam seus próprios interesses, pessoas sem afeição e amor pelo próximo, pessoas sem conhecer  que são pecadoras e que carecem da Graça de Deus.. Este é o mundo em que vivemos hoje.

     Afirmação Teológica:

Para você cumprir o seu papel como Atalaia de Deus, precisa observar se tem praticado em sua vida 03 verdades que o texto mostra :

   1º Verdade: O Atalaia deve ALIMENTAR-SE DA MENSAGEM DE DEUS Vs. 1-3


1 “Ainda me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, vai e fala à casa de Israel. 2  Então, abri a boca, e ele me deu a comer o rolo. 3  E me disse: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Eu o comi, e na boca me era doce como o mel”.

     Esta deve ser a primeira postura do servo que deseja ser um atalaia de Deus em meio a um povo incrédulo.

O alimento espiritual é fundamental para estarmos preparados para responder a todo aquele que pedira razão da esperança que há em nós (I Pe. 3:15).
O alimento espiritual é a vitamina que fortalece os nossos músculos espirituais, para transmitirmos com clareza a mensagem de Deus às pessoas deste mundo decaído.
Qual o valor que a Palavra de Deus tem para você? A meditação da Palavra de Deus tem promovido constante transformação no seu caráter?

 Para que o atalaia faça diferença neste mundo controlado por Satanás, ele precisa constantemente alimentar-se da Mensagem de Deus e descobrir os tesouros que Nela tem.

Deus mostra para Ezequiel o valor da Palavra, pois ele teria uma difícil missão ao ser o portador desta mensagem ao povo rebelde de Israel. Isso é exigido também de nós.

O poder de Deus não está em nossas falíveis palavras, mas sim na Palavra de Deus.

     Primeiro a mensagem tem que ser entendida, é preciso viver a mensagem para depois proclamá-la.

A segunda verdade que o texto mostra para você cumprir o seu papel como Atalaia de Deus

2º O Atalaia deve  RECONHECER QUE A MENSAGEM VEM DE DEUS (4-9)


     A mensagem que Ezequiel iria levar ao povo rebelde e obstinado de Israel vinha de Deus, e não de uma ilusão humana. Ezequiel tinha que reconhecer que só o poder da Palavra de Deus poderia advertir o povo de seu pecado e levá-los a um profundo arrependimento e mudança de atitude.

O verso 4 mostra bem de quem era a mensagem a ser proclamada.
O conteúdo era de autoria divina. Era necessário arrependimento e fé, coisa que eles não queriam ouvir, e era exatamente isso que deveria ser pregado. 

     Para sermos atalaias de Deus precisamos reconhecer o poder transformado da Palavra de Deus na vida de uma pessoa (II Tm. 3 :16; Hb. 4:12).

A mensagem que o atalaia deve transmitir deve ser sempre a mensagem da Palavra de Deus, e jamais as vãs filosofias deste mundo que não tem poder para transformar uma vida, pelo contrario só leva para perdição.

     O atalaia deve reconhecer que Deus já nos revelou a Sua Palavra, portanto não temos nada que acrescentar ou tirar, mas simplesmente proclamar em alto e bom som a todas as pessoas deste mundo.

A terceira verdade que o texto mostra para você cumprir o seu papel como Atalaia de Deus

3º o Atalaia deve ANUNCIAR A MENSAGEM DE DEUS (10-21)


No Vs.10 ler, 15 ler vemos Ezequiel indo onde o povo estava, ou seja, o atalaia de Deus deve ir onde está o perdido para proclamar qual é a mensagem de Deus para suas vidas, salvação para aquele que crê pela fé em Jesus Cristo e condenação para aquele que rejeita a mensagem de Deus em Cristo.
 No Vs. 17 Deus diz que o atalaia deveria ouvir e anunciar a Palavra que vinha de Deus.
     Nos Vs. 18-21 o atalaia deveria sentir o peso da responsabilidade ao anunciar ou não a mensagem de Deus as pessoas.
Temos sido fiéis a grande comissão de Deus para anunciarmos o evangelho a toda criatura?
Nós conhecemos a grande comissão de Deus, mas cada vez mais temos visto a grande omissão dos cristãos na proclamação das boas novas

     Ezequiel tinha uma grande responsabilidade, na qual ele guiado pelo Espírito de Deus pode proclamar a todas as pessoas em seu ministério profético.
Temos também o mesmo Espírito de Deus habitando em nós e nos dando Seu poder para falarmos (At. 1:8), e temos nós sido responsáveis e fiéis atalaias de Deus na proclamação da Palavra de Deus?
Será que o sangue de pessoas não recairá sobre nós por não termos proclamado a mensagem de Deus?

     Devemos ser atalaias em nossa casa, nossa vizinhança, em nossa família, escola, trabalho e aonde Deus nos levar a anunciar Sua mensagem.
Ser atalaia de Deus não é uma opção a ser escolhida, mas sim uma missão a ser obedecida!


Conclusão:


Nos Vs. 22-23, vejo Ezequiel assumindo uma postura de obediência e coragem diante do chamado de Deus Levantei-me, e diante desta postura ele vê a glória de Deus e se prostra diante dela.
Deus manifesta Sua glória como que autenticando o ministério profético de Ezequiel.
     Deus autentica nosso ministério através do Santo Espírito que habita em nós desde o dia de nossa conversão. Portanto que sejamos encontrados fiéis no glorioso ministério de atalaias de Deus.
O que falta na vida de muitos cristãos é tomar uma atitude de coragem e obediência as ordenanças do Senhor.
     Por isso, alimente-se da mensagem de Deus, Reconheça que a mensagem vem de Deus e anuncie a mensagem de Deus.
Lembre-se que a mensagem que iremos proclamar é para um povo rebelde e obstinado a Deus. Não será fácil, mas Deus promete sempre estar conosco!


Nenhum comentário:

Postar um comentário