Páginas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

O Deus que Age nos Bastidores Daniel 1:1,2,9,17




 Daniel 1:1,2,9,17


1 “No terceiro ano de Jeoaquim como rei de Judá, o rei Nabucodonosor, da Babilônia, atacou Jerusalém, e os seus soldados cercaram a cidade. 2  Deus deixou que Nabucodonosor conquistasse a cidade e também que pegasse alguns objetos de valor que estavam no Templo. Nabucodonosor levou esses objetos para a Babilônia e mandou colocá-los no templo do seu deus, na sala do tesouro. 9  Deus fez com que Aspenaz fosse bondoso com Daniel e tivesse boa vontade para com ele. 17  Deus deu aos quatro jovens um conhecimento profundo dos escritos e das ciências dos babilônios, mas a Daniel deu também o dom de explicar visões e sonhos.



Deus age de maneira espetacular no livro de Daniel, com grandes manifestações, mas no capitulo primeiro, Ele age em silêncio. Sem trombetas, sem qualquer anúncio.
A ação Dele acontece por detrás do palco. Ele permite, Ele trabalha no coração de um pagão e Ele capacita os seus filhos, mas não há nenhum milagre, nenhum evento, nenhuma revelação. Deus age aqui por meio de pessoas, e calmamente.
Muitas vezes, queremos anjos e trombetas e pensamos no Deus que age com espetáculo.
Precisamos recuperar a doutrina da Soberania de Deus.
Ele pode sim agir de forma estrondosa, mas o fato é que nós deixamos de ver a mão de Deus em questões tão tranqüilas. Na maior parte das vezes, Deus fala baixo e nós não ouvimos. Deus age nos bastidores.
Por que Deus permite que os ímpios oprimam aos justos? Se há um Deus Todo-Poderoso, por que Ele não age?
Se há um Deus Todo-Poderoso e pessoal por que sofrem os justos, ao passo que os perversos prosperam?

Deus deixou que Nabucodonosor invadisse a cidade santa, a saqueasse, incendiasse a cidade e o templo e levasse os objetos sagrados. Deus deixou.
Ele não matou Nabucodonosor, Ele deixou que isso acontecesse. Ele deixa acontecer omitindo-se de agir.

Depois há um moço, Daniel, deveria estar com uns doze anos, adolescente, Ele não quer se identificar com aquela cultura, não quer ser absolvido por ela.
E o que fez Deus então? Agiu poderosamente na vida de Daniel?
 Não. Deus foi trabalhar na vida de um pagão, que era o tutor de Daniel e criou uma rede para protegê-lo.
Mas Daniel vai crescendo e se torna um político, e um político que não se deixa corromper.
Um exemplo de Deus agir nos bastidores: Tem muita gente que acha que nós Batistas racionalizamos o nosso culto, mas quem foi que disse que o nosso Deus é o de imprevistos?
Será que Deus não trabalha na mente de uma pessoa que organiza a liturgia de um culto? Não trabalha com o pregador que se prepara desde a segunda feira para preparar o sermão?
O que nos distingue do resto da criação e que nos faz ser imagem e semelhança de Deus é o raciocínio. Deus pensa, Deus sente, Deus quer. Fé não apela para a ignorância.
Deus age nos bastidores. E Ele age nos bastidores da sua vida também. Talvez você esteja querendo uma ação visível de Deus na sua vida.
Deus não escreve certo por linhas tortas, ele escreve em um papel que nós não vemos.

 Jeremias 29:11  “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”.

Ele sabe o que faz. Ele soube o que fez na vida de Daniel. Daniel poderia dizer:

“Os meus pais foram mortos, fui tirado da minha cidade, vim para uma terra estranha, o que vai acontecer comigo?”

Ele serviu a três impérios, quatro reis e projetou o seu nome como um dos grandes vultos do passado.  

Deus agiu na vida dele.
Parece que as coisas estão confusas para você? Há coisas que você não entende?
Olhando para esse texto, vamos ver se Deus não age também nos bastidores da sua vida.
Como é que Deus age nos bastidores?

1º) Permitindo Coisas Ruins Para o Seu Próprio Povo. (2)

Mas o pessoal fala que ser crente é triunfar, é viver sempre sem derrota, é ter tudo.

2  “Deus deixou que Nabucodonosor conquistasse a cidade e também que pegasse alguns objetos de valor que estavam no Templo Nabucodonosor levou esses objetos para a Babilônia e mandou colocá-los no templo do seu deus, na sala do tesouro”.

Judá, a nação derrotada, Jerusalém a capital destruída. As riquezas que enfeitavam o templo agora enfeitam o templo pagão. O povo sofrendo. Por quê? Porque a nação pecou. Porque Deus queria purificar a nação e prepará-la para uma missão. Eles tinham que passar pelo sofrimento.

O sofrimento é o microfone de Deus. É através do sofrimento que Deus fala a muitas pessoas. Tem gente que só procura por Deus quando as coisas ficam muito difíceis. Quando tudo está bem, a maioria das pessoas nem se lembram de Deus, mas no sofrimento nós paramos com tudo e lembramos-nos Dele.
A nação se paganizara e Deus diz que eles se tornaram piores do que os pagãos. Então Deus puniu o seu povo.
 Às vezes, a mão de Deus toca o seu próprio povo. Ao mesmo tempo, Deus abençoou um pagão, Nabucodonosor.
Muitas vezes nós nos surpreendemos com o crescimento do mal, nos espantamos com a imoralidade e com a violência. E ai fazemos uma pergunta: Onde é que está Deus?
Deus está escrevendo. Ele age na história.
Aqui ele puniu o seu povo, abençoou Nabucodonosor. Abençoou Babilônia e depois destruiu Babilônia.
A cidade conquistada, o templo saqueado, os tesouros transportados e os cativos a chorar, tudo isso foi obra de Deus, destinadas a cumprir seus propósitos.
• Nabucodonosor era apenas uma vara na mão do Deus vivo, para castigar o seu povo desobediente. Em Jeremias 25:9 Deus o chama de “meu servo”.

“eis que mandarei buscar todas as tribos do Norte, diz o SENHOR, como também a Nabucodonosor, rei da Babilônia, meu servo..”.

Nabucodonosor prestava os seus serviços a Deus sem ter consciência disso.
Ele era senhor de quase toda a terra, mas servo de Deus. Colocado sobre os homens, mas debaixo da poderosa mão daquele que dirige o universo, segundo seus planos e propósitos.
Deus permite que aquilo em que o seu povo confiava seja profanado, para que eles aprendam a depender de Deus e não de uma fé mística.
• Eles confiavam no templo e nos objetos sagrados. Deus então permite que esses objetos sejam profanados, saqueados, levados para um templo pagão. Antes de Deus construir no coração deles uma fé verdadeira, Deus destrói as bases do misticismo.

Deus é Soberano. Ele usa quem quer, quando quer e não deve satisfações a ninguém. Ele não nos pede permissão e nem desculpas.
O rei da Babilônia quer a interpretação de um sonho e Daniel vem interpretar o sonho.

Daniel 2:20,21  “Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes”.

Ele levanta quem Ele quer e derruba quem Ele quer. Se você subiu na vida é bondade de Deus, se você vier a alcançar uma posição social de expressão, não se orgulhe, é a Ação de Deus. O Deus que levanta, é o Deus que derruba.

Daniel 4:17  “Esta é a sentença dada pelos anjos, pelos anjos-vigias do céu, a fim de que todos saibam que o Deus Altíssimo domina todos os reinos do mundo. Ele dá esses reinos a quem quer, mesmo ao mais humilde de todos os homens.”

Ele dá a quem quer. Ele sabe como agir. Porque Deus permite pessoas ruins agirem?
Eu não sei, mas Deus sabe e ele conduz a história para a Glória Dele.
Por traz de tudo, está a Ação de Deus na história lá na frente. Lá na frente às coisas têm uma explicação.
Cabe aqui as palavras de Jesus quando lavava os pés de Pedro:

João 13:7O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois”.

Quantas coisas pelas quais não temos explicações, só depois entendemos. Então se Deus permite coisas ruins na sua vida, não pergunte por que, mas pergunte para que, aonde Deus vai me levar.

Romanos 8:28 “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

Se ainda não terminou bem é por que ainda não terminou, porque vai terminar bem. Mas se você está sofrendo,

Hebreus 12:7  “É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?”

Deus age nos bastidores permitindo coisas desagradáveis para nós. Se você está passando por um momento difícil na sua vida, não se desespere.
Pense nisso: O grande escritor está escrevendo uma peça muito bonita nos bastidores. No momento eu não entendo, mas depois eu vou entender.

Como é que Deus age nos bastidores?

2º) Favorecendo o Seu Povo. (9)

9  “Deus fez com que Aspenaz fosse bondoso com Daniel e tivesse boa vontade para com ele”.

A ordem do rei era a de que Daniel participasse de toda a comida da mesa do rei. Daniel se recusou.
No antigo Testamento, comer com uma pessoa era criar vinculo com ela, tornar-se um com ela. O rei era pagão. Daniel foi levado para lá, mas não queria ser um pagão.
Então Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego pedem legumes, porque o rei não queria isso. Ninguém vai entregar um pé de alface em um templo pagão. Lá eles sacrificam animais. A carne vinha de um templo pagão.
Aspenas diz assim: Daniel, o problema é que se vocês não ficarem com boa aparência o rei manda cortar o meu pescoço.

Mas ele cede e Deus abençoou. Agora Deus está agindo em favor dos seus.
E essa é a segunda lição;
Deus age nos corações que escolhe. Ele pode se usar um pagão sem dever nada para ele.
Temos nos esquecido da Soberania de Deus. Deus age de modo inesperado, Ele é sábio.
Deus cuida dos fiéis. E cuida se quiser por meio de incrédulos.
Deus já chegou a usar em Cuba pessoas incrédulas para sustentar os pastores e padres que não tinham mais a tarretas. Era uma maneira para tentar fazer com que eles apostatassem da fé.
Os pastores disseram que foi a época em que eles comeram melhor na vida. O açougueiro sempre pedia para deixar para o pastor e padre uma parte. Pessoas que jogavam alimentos no quintal.
Às vezes nós nos afligimos e achamos que Deus perdeu o controle, Ele nunca perde o controle. Nós perdemos, nós nos assustamos.
Deus é Soberano sob os pagãos.

Uma lição: Não nos orgulhemos sobre o mundo. Nós não somos melhores, é a Graça de Deus em nós. Nós não somos salvos porque somos as melhores pessoas do mundo. Somos salvos pela graça de Deus e pelo amor de Deus.

Quem é um crente sincero sabe disso: Nos momentos difíceis Deus protege o seu povo.
O povo de Deus não fica desamparado.

Como é que Deus age nos bastidores?

3º) Capacitando o Seu Povo. (17)

17  “Deus deu aos quatro jovens um conhecimento profundo dos escritos e das ciências dos babilônios, mas a Daniel deu também o dom de explicar visões e sonhos”.
Deus deu habilidades naturais, um conhecimento profundo dos escritos e das ciências dos babilônios. Habilidades naturais.

A capacidade de aprender e estudar, mas Deus também deu dom sobrenatural. Mas a Daniel deu também o dom de interpretar sonhos e visões.

Deus capacita o seu povo naturalmente. Deus capacita o seu povo sobrenaturalmente. Já parou para pensar que a sua inteligência é um dom de Deus, que a sua habilidade profissional é um dom de Deus.
Muitas vezes nós fazemos uma divisão entre a igreja e a vida secular. Deus é o Senhor da nossa vida na igreja e é o Senhor da nossa vida lá fora.
 A capacitação que você tem foi Deus quem deu.
A sua profissão deve ser a sua paixão. Você deve entender isso, Deus te deu dons. Você é ministro de Deus onde Ele te colocou para viver.
Deus precisa de profissionais fieis, pessoas que dizem assim: esse dom Deus me deu e Ele me pôs aqui. É o que Daniel entendeu.
Porque Deus permitiu toda essa desgraça? E Daniel foi para lá para ser uma Benção para mais de uma nação procedendo com uma integridade moral no meio de uma sociedade idólatra, pagã e corrompida.
Deus te capacita para você ser um instrumento. Daniel é o instrumento pelo qual Deus fala.
Você tem usado a sua vida profissional para a glória de Deus?
Você tem pensado que o seu trabalho é o púlpito que Deus lhe deu? Que você pode fazer lá o que nenhum pastor faz?
Deus capacita o seu povo para o crescimento do seu povo e para a Glória Dele.
Quatro moços fiéis no meio de pagãos. Daniel é o mais famoso. Conviveu com gente invejosa, com gente mentirosa, com gente idólatra, mas era lá que Deus o queria.
Saiba disso: Deus te capacita a viver em meio às provações para que você glorifique a Ele. A sua vida fará diferença dependendo das posturas que você tomar em relação as capacitações que Deus tem lhe dado.

Precisamos parar de chorar que as coisas estão ruins e precisamos entender que se estamos passando por isso, Deus me colocou lá, Ele quer que eu seja benção onde estou vivendo, na situação que estou vivendo, sendo fiel a Ele.
Era lá que Deus queria os seus filhos. E lá Daniel ficou.
Saiu com 12 anos da sua terra e passou toda a sua vida, até a morte em uma terra estranha, mas ele escreveu uma história de fé.
Deus age de maneira simples. Nas experiências que Ele permite você passar na sua vida, você pode escrever uma bela história.
Veja Deus nas questões simples da sua vida. Veja Deus nos momentos difíceis da sua vida, nas horas difíceis e nas horas alegres.

Como é que Deus age nos bastidores?

1º) Permitindo Coisas Ruins Para o Seu Próprio Povo.
2º)  Favorecendo o Seu Povo.
3º)  Capacitando o Seu Povo

Conclusão:
A sua vida não é uma vida abandonada e você não está largado, Ele age nos bastidores, Ele escreve a sua história e você pode ser o instrumento pelo qual ele vai escrever também a história de alguém.



Um comentário:

  1. Olá meus queridos irmãos. Paz e graça de Jesus.
    Parabéns pelo blog muito edificante. Eu acredito que; crescemos quando lemos, quando compartilhamos. Aprendendo uns com os outros, crescemos na graça e conhecimento da Palavra.
    Aproveito a oportunidade para compartilhar também meu blog. Contém ensinos, de crescimento, edificação e exortação, muitos poemas e algumas músicas tudo dentro do carisma evangélico.
    Ficarei feliz por vossa visita e muito mais ainda se nos seguir.
    Que Deus continue a abençoar-vos ricamente. Antonio Batalha.

    ResponderExcluir