Salmo
2
1- “Por
que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? 2 Os reis da terra se levantam, e os príncipes
conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido, dizendo: 3 Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as
suas algemas. 4 Ri-se aquele que habita
nos céus; o Senhor zomba deles. 5 Na sua
ira, a seu tempo, lhes há de falar e no seu furor os confundirá. 6 Eu, porém, constituí o meu Rei sobre o meu
santo monte Sião. 7 Proclamarei o
decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei. 8 Pede-me, e eu te darei as nações por herança
e as extremidades da terra por tua possessão. 9
Com vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso de oleiro. 10
Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos advertir, juízes da terra.
11 Servi ao SENHOR com temor e
alegrai-vos nele com tremor. 12 Beijai o
Filho para que se não irrite, e não pereçais no caminho; porque dentro em pouco
se lhe inflamará a ira. Bem-aventurados todos os que nele se refugiam”.
Vimos semana passada que há dois
caminhos que o homem pode andar.
A primeira palavra do livro de Salmos é “bem-aventurado” que significa estar em marcha. A primeira Palavra do
Salmo primeiro está presente no último
versículo do Salmo 2.
“...Bem-aventurados
todos os que nele se refugiam”.
O Salmo primeiro mostra os dois
caminhos, o Salmo segundo vai mostrar como Deus julga quem anda no mal caminho.
Ele é um desdobramento do anterior.
Esse Salmo foi provavelmente composto
para celebrar a vitória do rei de Jerusalém, rei de Judá sobre alguma nação
inimiga, talvez Edom, ou Moame. E era
cantado nos momentos de entronização do novo rei de Jerusalém.
Tornou-se um salmo messiânico porque
cada rei de Jerusalém era um símbolo do Grande Rei que viria, era um tipo do
Messias.
Então, é o primeiro Salmo messiânico. Tantos judeus como cristãos sempre
viram no Salmo 2 um canto do triunfo do Messias.
No versículo 12, na terceira parte,
vemos essa expressão: “bem aventurado
todos aqueles que Nele confiam”. E todo o resto do Salmo mostra como Ele
condena quem não confia.
O Salmo canta a vitória final do
Messias que nós entendemos ser Jesus Cristo.
Vemos nesse Salmo Quatro Partes:
Primeira
Parte: Fúria e
Rebelião Contra Deus:
Segunda
Parte: A Tranqüilidade
de Deus;
Terceira
Parte: A Palavra do Messias;
Quarta
Parte: O Apelo do
Messias.
Primeira
Seção do Salmo: Fúria e
Rebelião Contra Deus 1-3
Os homens estão em fúria e Rebelião
contra Deus. E a primeira palavra para
que, no texto hebraico Lamar, na
nossa tradução vem como por que.
Mas é muito mais no sentido de qual é o propósito do que qual é a causa.
O autor está perplexo, para que? Não vai chegar a acordo
nenhum, porque vocês estão se rebelando contra Deus? Para que?
Vemos pelos verbos do texto o motim do
povo de Deus. “Amotinar, tramar,
levantar e conspirar”.
Na realidade, é uma reunião dos homens
contra o Messias.
É curioso que não apenas na Bíblia,
mas ao longo de toda história encontramos os
homens sem querer Deus. Querem os favores de Deus, tanto que tem gente que
só lembra de igreja quando a situação fica preta. Mas quando as coisas vão bem,
não estão nem ai!
Na realidade, os homens não querem Deus.
Lucas 19:14 “Mas os seus concidadãos
o odiavam e enviaram após ele uma embaixada, dizendo: Não queremos que este
reine sobre nós”.
Jesus conta uma parábola sobre a
manifestação do reino de Deus e mostra também a atitude de rebelião dos
homens e está palavra é muito
emblemática: “Não queremos que este homem
reine sobre nós”.
Não querem que o filho do Rei reine
sobre eles.
Mateus 27:20-23 20 “Mas os principais sacerdotes e os anciãos
persuadiram o povo a que pedisse Barrabás e fizesse morrer Jesus. 21 De novo, perguntou-lhes o governador: Qual
dos dois quereis que eu vos solte? Responderam eles: Barrabás! 22 Replicou-lhes Pilatos: Que farei, então, de
Jesus, chamado Cristo? Seja crucificado! Responderam todos. 23 Que mal fez ele? Perguntou Pilatos. Porém
cada vez clamavam mais: Seja crucificado!”
Nesse momento preferem Barrabas à
Cristo. Isso não é episódio, isso é um símbolo de uma atitude que os homens
tomam nas suas relações e ao longo da história.
Veja o texto paralelo a esse episódio
em João 19:15
“Eles,
porém, clamavam: Fora! Fora! Crucifica-o! Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar
o vosso rei? Responderam os principais sacerdotes: Não temos rei, senão César!”
Preferiram Barrabas, preferiram César,
qualquer um, menos Cristo.
O propósito divino é a lei de Deus
regendo os homens. Os homens sempre quiseram uma autonomia, suas próprias leis
que acabam levando a anomia, que é a
ausência de lei.
A historia humana não é uma história
de submissão a Deus e nem de busca por Deus. É uma sucessão de desastres!
Sem Deus o homem é um desorientado e é
importante numa época tão romântica, em que as ações são sempre desculpadas e
todos os crimes são sempre justificados a pobreza e a falta de oportunidades
social, falta de lazer, mas a Bíblia não
mostra o homem como se fosse um coitadinho, mas como rebelde, de armas
nas mãos contra Deus.
E
para nós fica uma lição:
Nós podemos aparentar muita submissão, na hora de cantar levantamos as mãos,
reviramos os olhos, mas na vida não se vê submissão. Na vida não se vê
adequação à vontade de Deus.
Quando as coisas não saem como nós
queremos vem à revolta e a frustração.
Fúria e rebelião contra Deus, pessoas
que não querem o domínio de Deus. Não querem o governo de Deus na sua
vida. Querem favores, querem benção, querem proteção, mas não querem direção.
Na
Segunda Parte: A Tranqüilidade
de Deus. 4-6
O Senhor Zombará deles, Ele tem senso de humor, o Senhor se rirá
deles. É a única passagem da Bíblia que fala que Deus está rindo de alguma
coisa.
Ele não ri de nenhuma piada, ele ri do
rebelde. Ele ri e depois se zanga, e a Palavra é bem clara:
“Eu,
porém, constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião”. (6)
Originalmente o Rei era de Jerusalém.
Se
vocês estão se revoltando contra ele, saiba que eu é quem estabeleci.
Querer ou não querer o Messias, isso
não altera o propósito de Deus. Deus o estabeleceu.
E toda essa parte mostra que Deus não
se perturba. Originalmente o santo monte era o Sinai, desde a fundação do
templo, agora passou a ser Sião.
Isso mostra que Deus tem um propósito.
Deus não altera o Seu propósito por causa do nosso querer e Deus também não se
preocupa com as nossas conveniências.
Se gostamos ou não gostamos, isso não
vai fazer diferença.
Daniel 2:44 “Mas,
nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais
destruído; este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos
estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre”,
Daniel está cinco séculos antes de
Cristo. Interpreta um sonho do rei Nabucodonosor. Quatro grandes impérios
mundiais. O império Caldeu, do qual
o Nabucodonosor era o representante, depois os Medos-Persas, depois os
gregos e por fim o império romano.
E nos dias desse império, o romano,
Deus estabeleceu um rei, Jesus Cristo. Essa parte mostra que Deus não se
perturba, não se desorienta, as revoltas humanas não afetam o propósito de
Deus.
É
muito melhor que nós nos submetamos a Ele do que tentarmos trazê-Lo para o
nosso lado.
Não faremos Deus mudar de idéia. Mas
teremos bom senso se descobrirmos para onde Deus indica e caminharmos com Ele,
um Deus tranqüilo que se ri de todos os poderosos.
Está
preocupado com muitas coisas, Deus diz: Espera, o seu tempo vai chegar.
Terceira
Parte: A Palavra do Messias.
São as primeiras palavras de Jesus no
Livro de Salmos.
“Tu és
meu Filho, eu, hoje, te gerei”.
Ele disse isso. É o filho quem está
falando. Ele fala da promessa que o Pai lhe deu. Quando se diz que ele é filho
e hoje te gerei, significa que ele é da mesma substância de Deus.
Jesus não é um Deus de segunda
categoria. Ele é o Deus encarnado, Ele é o próprio Deus.
Atos 13: 33 “como Deus a cumpriu
plenamente a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus, como também está escrito
no Salmo segundo: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei”.
A igreja entendeu que o Salmo 2 falava de Jesus que disse que o
salmo dois falava Dele.
Hebreus 1:5
“Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu
és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será
Filho?”
É a divindade de Jesus no Antigo
Testamento. O versículo oito fala do
domínio Dele. Esse é o Pai quem diz a Ele,
“Pede-me,
e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua
possessão”.
O mundo é de Cristo. Filipenses 2:9-11
9
“Pelo que também Deus o exaltou
sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo
joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é
Senhor, para glória de Deus Pai”.
Os
homens podem não querer Cristo, mas o mundo caminha para as mãos de Cristo e
será dominado por Cristo
e o mundo dobrará o seu joelho diante de Cristo.
Por mais volta que o mundo dê, o mundo
caminha para o lugar que Deus destinou, o domínio de Jesus Cristo. O mundo foi
dado a Ele.
“Com
vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso de oleiro’. (9)
Um choque entre uma vara de ferro e um
vaso de barro, o que acontece? Quebra-se o vaso de barro. A força e a fraqueza.
Há rebelião, Ele aniquilará os
rebeldes, O texto no versículo nove
é uma profecia da Batalha final de Cristo contra os seus adversários.
Apocalipse 17:14 “Pelejarão
eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e
o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com
ele”.
1Corintios 15:24-25
“E, então, virá o fim, quando ele
entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem
como toda potestade e poder. 25 Porque
convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés”.
Pensando que a causa do evangelho é
vencedora, será triunfante, pois nós não
estamos envolvidos com uma causa que pode ou não dar certo.
A
igreja é vocacionada para vitórias.
Às vezes temos sonhos pequenos, visão pequena, às vezes ficamos acomodados,
achamos que não vai dar certo, temos medo de ousar.
Parece que somos comprometidos, mas
com uma causa humana e não como aquele que é dado como Vencedor.
Ele não sai para empatar, ele sai para
vencer. Ele é vitorioso e a igreja é Dele.
Quarta
e ultima Parte: O Apelo do
Messias.
Ele vai julgar, mas não tripudia, esse
é o caráter de Cristo. Ele até convida:
10
“Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos advertir, juízes da terra”.
E no versículo 11, já que eles começaram com rebelião, Ele faz um apelo
para mudarem de vida:
“Servi
ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor”.
“Ao
invés de se rebelarem, sirvam”.
Ele chama a conversão, ele chama a
mudança. É a sujeição à Deus.
No versículo 12, ele pede que eles tenham um gesto de amor em vez de
rebeldia.
12 “Beijai o Filho para que se não irrite, e não
pereçais no caminho; porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira”.
Antes do juízo sempre há um convite à
mudança. Sempre há uma
chamada ao arrependimento.
Às vezes, somos rebeldes e Deus espera
que manifestemos o nosso Amor.
E duas vezes se fala sobre ira no versículo 12. Em outras palavras, não brinque com Deus.
Há gente que brinca com Ele, endurece
o coração, ouve o Evangelho por diversas vezes e está sempre sendo escarnecedor
do Evangelho.
E o salmo termina como começa o
primeiro: Bem Aventurado,
Conclusão:
Para
que, pergunta ele. Para que essa rebelião? Para nada, não
vai levar a lugar nenhum. Então que mudem a atitude e de rebeldes passem a bem aventurados.
Eis a pergunta: Porque a indiferença
de tanta gente para com Jesus Cristo, a apatia para com o Evangelho, à rebeldia
para com a vontade de Deus?
Mude de vida, Jesus Cristo é o
Messias, é o Rei, é aquele que há de triunfar. O tempo de amizade é agora, agora
Ele oferece amizade.
Hebreus 3:7-8
“Assim, pois, como diz o Espírito
Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na
provocação, no dia da tentação no deserto”,
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