Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Diferentes Tipos de Solos. 

Mateus 13:1-8


1 “Naquele mesmo dia, saindo Jesus de casa, assentou-se à beira-mar; 2  e grandes multidões se reuniram perto dele, de modo que entrou num barco e se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. 3  E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear. 4  E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. 5  Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6  Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7  Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. 8  Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um”


O capítulo 13  nós temos as parábolas do Reino. São sete parábolas dando ideia assim de um ensino perfeito, completo. Tudo o que Ele tem para dizer sobre o Reino está aqui.
Cronologicamente uma perfeição. A primeira palavra é da implantação do reino. O reino é semeado. A última parábola é o fim do reino, a colheita, o fim de tudo. Desde a pregação do evangelho até o fim, desde Jesus com o seu ministério até o final da história.
Assim vêm as parábolas e a primeira é esta que nós nos acostumamos a ouvir chamar de Parábola do Semeador. Evidentemente que não é a melhor nomenclatura. Os tradutores colocaram o título de parábola do semeador, mas embora o semeador seja a pessoa mais importante, o foco da parábola não está no semeador, tão pouco na semente, a parábola trata dos solos.
São solos diferentes. O semeador é o mesmo, a semente é a mesma, a época foi a mesma, mas os solos onde a semente caiu foram diferentes.
Então na realidade o que Jesus está tratando é de como as pessoas reagem ao ouvir o evangelho. Como as pessoas reagem ao ensino Dele, a Palavra de Deus.
São quatro tipos de solos, nós vamos examiná-los e eu vou lhes fazer uma pergunta desde o princípio e no fim eu vou lhes pedir a resposta.
Qual desses tipos de solo é o seu coração? Quem é você nessa história?

Primeiro: Solo Endurecido (4).

4  “E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram”.

O que quer dizer isso? Ora, Jesus explicou versos 18,19:
  “Atendei vós, pois, à parábola do semeador. A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho”


 Uma calçada, um lugar duro. Algumas sementes proliferam em calçadas, você pode ver de vez em quando alguma goiabeira crescendo em calçada. Mas aqui é semente normal e é a atividade do semeador. Mas a calçada é um lugar que as pessoas passam e por causa do constante pisar, se torna duro.
Este é um tipo de coração, o coração duro. É o coração sem entendimento.
A palavra grega é muito interessante, ela não dá a idéia de um entendimento cognitivo, “hum, eu entendi o que você me explicou”, é um discernimento espiritual.
A pessoa ouve, mas não tem o discernimento espiritual. Ela não entende que esta mensagem é diferente, supera as outras. É mais uma como qualquer outra.

Então o coração não absorve, e o que acontece? A semente fica sobre o solo, mas não penetra no solo.
Há muitos corações em que o relacionamento com a Palavra de Jesus é superficial. A Palavra caiu lá, mas nunca penetrou. A pessoa pode freqüentar uma igreja há dez anos fielmente, sem que isso sequer modifique o seu coração.
Pessoas que são capazes até de explicar o plano de salvação, mas a semente está do lado de fora do seu coração, não penetrou.
E diz Jesus que “vem os pássaros, as aves do céu”. Na poesia hebraica, as aves do céu estão sempre associadas à espíritos malignos. Aí vem o maligno e tira a palavra do coração.
Às vezes a pessoa é criada na igreja, mas não entende nada. Nunca entendeu nada. Ou seja, ela não tem discernimento.

Oséias 4:6O meu povo não quer saber de mim e por isso está sendo destruído...”

Você pode conhecer passagens da Bíblia, você pode saber louvores décor, você pode defender a Igreja, mas isso não significa que você seja um salvo se a Palavra não penetrou no seu coração.

Caminho é lugar também de passagem, gente em movimento, gente agitada e é gente agitada que nunca reflete, que nunca pensa. Ela ouve o evangelho, mas quando sai a cabeça já está em outro lugar.
As pessoas às vezes estão na igreja, mas tão agitadas. A cabeça está em outro lugar. Durante a semana elas têm tantas coisas e não tem tempo para pensar em nada. Elas podem ouvir a mensagem mais elucidativa, mais eloqüente, mas a semente está sobre, nunca dentro, não penetra. O relacionamento é superficial e o maligno leva.
A semente sobre o solo é sempre levada.

Se o seu coração é um coração tipo solo, endurecido, agitado, cuidado! Ou você pára e deixa a semente entrar ou o maligno vai levar. Você nunca poderá dizer:
“Não me falaram de Cristo, eu não sabia, eu nunca ouvi, eu fui mantida na ignorância”.
Você ouviu, mas foi superficial. Você ouviu, mas não tratou com seriedade.

Segundo: Solo Pedregoso. (5).  

5  “Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra”.

É o tipo solo da Palestina, cheio de pedrinhas. A terra era pouca e logo nasceu por não ser profunda a terra.
 É o teste do caroço de feijão no algodão. Cresce rápido, mas morre logo, porque não tem raiz, não há terra. Então, o relacionamento também é superficial.
A semente caiu, a terra é pouca, sobe e acaba. Jesus explica esse modelo e diz:

20  “O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; 21  mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza”.

É aquela pessoa que fica encantada: “Puxa, que coisa bonita! Eu nunca pensei que fosse ouvir isso, que coisa maravilhosa! Olha, eu aprendo tantas coisas nessa igreja!
E a semente então começa a brotar.

Quando Jesus contou, disse que quando veio o sol, o sol queimou a planta. Não tinha raiz.
O sol é necessário para o crescimento da planta. Jesus compara aqui o sol com as provações. As provações são necessárias para o desenvolvimento espiritual. Ninguém vai crescer se não estiver desenvolvendo.
É aquela história de pais que superprotegem os seus filhos. Não deixam pisar no molhado, não deixam correr, não deixam a criança fazer nada. O que acontece com essas crianças é que elas ficam doentes, tímidas, medrosas, sem poder de decisão. O bom menino é aquele que tem os joelhos ralados, cotovelo esfolado.
Podemos tentar superproteger um filho, mas o que nós vamos conseguir é estragá-lo, dando-lhe insegurança. Há coisas que nós podemos ensinar, há outras que só podem ser aprendidas por vivencia, por experiência. Não há como ensinar determinadas coisas.
Essas coisas são necessárias, mas de repente vem o sol e aí seca. É aquela pessoa que vem para a igreja e pensa: “Agora a minha vida vai ser um mar de rosas!”
 E ainda tem essa pregação esquisita: “Antigamente o diabo corria atrás de mim, hoje sou eu que corro atrás do diabo”. Crentes dando golpe de Karatê no diabo.
Hoje a gente triunfa, e temos vivido esse triunfalismo dentro das igrejas. Mas isso não deve ser assim. Nós sofremos, passamos por tribulações, nós choramos, nós nos afligimos, em alguns momentos a luta é tão grande que nós pensamos que vamos perder a fé.
Quem nunca passou por isso?
Nós precisamos de provações. Um dos maiores pastores que eu já conheci em todos os tempos, o nome não vem ao caso, teve que passar por terapia, falta de fé? Não, circunstâncias que não vem ao caso.
“Ah, eu vim para a igreja e a minha vida piorou!
Eu vim para a igreja e estou cheio de problema”.
Talvez seguindo a Cristo você tenha mais tribulações do que quando não era crente. É o sol que é necessário para a planta pegar forma.
Mas aqui, além do sol que não tinha raiz, os pedregulhos impediram a raiz. E há tantos pedregulhos no coração humano. A arrogância, a critica exagerada, a pessoa está sempre vendo defeito em tudo. A vaidade, a pessoa se julga genial. A pessoa se julga fantástica.
O coração está cheio de pedras e ali não pode criar raiz e nem o evangelho.
Aqui nessa parábola estão pessoas superficiais, fracas e frágeis. E acontece que a semente penetra, mas penetra pouco, porque o coração não se abre por completo.
No primeiro caso, a semente sequer penetrou, nesse a semente penetra e não penetra, semi-encoberto.
Se o seu coração agasalha um pouco da Palavra de Deus, um dia aceita, outro dia não aceita, você tem um coração pedregoso e não vai acontecer nada.
Remova as pedras ou a semente será sufocada.

Terceiro: Solo Espinhento.  (7)

“Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram”.

Espinho é um lugar difícil para qualquer coisa. Mata tudo. E há gente que impede a vida desabrochar dentro de si. A semente caiu, mas é sufocada. E há gente que sufoca a voz de Deus dentro de si. E Jesus explica o que é que sufoca a voz de Deus dentro de si no verso 22:

O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera”.

Avareza, ganância, mesquinharia, Jesus advertiu sobre isso.
Lucas 12:15Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui”.

Nós quantificamos e julgamos que o valor de uma pessoa está em quanto ela tem, e aí nós lutamos e nos esforçamos por essas coisas e vem aquela palavra de Provérbios 30:15   “A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá. Estas três coisas nunca se fartam; e quatro nunca dizem: Basta:”

Quanto mais tem, mais quer. Quem vive em função de coisas nunca vai ter o coração saciado.
Em Mateus 6:33 Jesus diz:

Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas”.

Paulo advertiu contra isso. 1Tm 6:17Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento”

A melhor maneira de abafar a voz de Deus dentro de nós é viver em função da matéria e de coisas.
Sabe por quê? Porque nós abafamos a voz do Espírito. É o espírito do homem que se relaciona com o Espírito de Deus. E quando nós vivemos em função de coisas e varremos as coisas espirituais para o lado, nós sufocamos a semente.
Não é realmente contraditória que a nossa geração seja a geração que mais coisas têm? Como nós somos abençoados com coisas, algumas boas. Temos que tem o celular top de linha, só que daqui a três meses  está defasado e ai o filho começa a encher a paciência dos pais porque o colega da escola tem um e ele precisa de um também.
Nós sempre queremos mais. E ai a voz de Deus é abafada.
Espinho não é bonito. Mas quanta gente não tem um coração espinhudo. Sufoca a Palavra de Deus.

Quarto tipo de solo: O Solo Frutífero. (8) 

8  “Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um”

É a mesma semente, é o mesmo Semeador, a terra é boa. Não é espinho, não são pedras, não é o solo ruim, o solo é bom. É o coração receptivo. Mas como é esse coração receptivo?
O verso 23 traz duas palavras de Jesus. Ouve e compreende:

“Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um”.

Ouvir é o verbo grego que dá mais ênfase não ao fenômeno auditivo, mas ao fenômeno de ouvir com atenção. É aquele que é atencioso. É ouvir além do som. É ter interesse em aprender.
É muito interessante pessoas que tem interesse em anotar o sermão que está sendo pregado. 
Muitas vezes a gente prega e a pessoa está olhando para o relógio. O que se pode esperar?
Coração receptivo é aquele que quer ouvir. E não apenas tem essa disposição.
Mas há outra palavra de Jesus: Entende. Compreende. Ele tem um insight que vem de fora, não é dele. Isso é o que é Maravilhoso da Palavra de Deus.
Ah, mas eu não tenho cultura! Eu não tenho muita  leitura”, mas se você prestar atenção, vai acontecer um fenômeno espiritual. O Espírito ensina a Palavra para você. É esse o coração receptivo.
O coração receptivo é aquele que se abre e o Espírito entra. Não é preciso que você seja um teólogo, é preciso que você tenha disposição. Tem gente que não presta atenção.
Aquele que ouve, recebe essa semente, e quando essa semente entra, não se preocupe, O Espírito ensina.

O poder de dar a vida é da semente. A vida está na semente. A vida não está no semeador. A vida não está no solo, porque o solo é bom, é a semente que se reproduz.
A Palavra de Deus tem poder próprio. Nós não precisamos manipular as pessoas, não preciso gritar como cachorro atropelado, e nem cair a voz e fingir que está sofrendo.
Prega a Palavra. A Palavra tem autoridade própria. A Palavra tem vida própria.
Tudo o que se espera do ouvinte é que ele abra o coração, se você abrir o coração e deixar a Palavra entrar, Deus ensina a Palavra Dele para você.

A palavra tem que ser recebida. Por isso que Jesus disse em Apocalipse 3:20Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”.

Deixe a Palavra entrar. Ela tem poder.

Conclusão:

A parábola começa com a atividade de Jesus, Ele que é o semeador. Ele é o semeador do Reino. A parábola começa com a atividade de Jesus, a parábola termina com a produtividade do coração humano.
É assim que a nossa história tem dois limites.
A semente do evangelho cai no coração, se o coração é duro, a semente não penetra e é levada.
Se o coração é pedregoso, ela começa e morre.
Se o coração é espinhento, ela é sufocada.
Mas se o solo é bom, ela produz fruto.
Como mensageiro do Evangelho de Jesus, eu venho fazer o papel que Ele me autorizou a fazer que é a de jogar a semente no seu coração. A atitude para com a semente é sua.
E por isso eu vou terminar com a pergunta com que comecei: Que tipo de solo é o seu coração?
Você tem um coração endurecido, que vai sair daqui e o programa de televisão vai levar a semente?
Um coração pedregoso que vai dizer: “Que bacana, domingo que vem eu volto lá e vai aparecer daqui a seis meses”.
Um coração espinhento, você diz: “Eu vou pensar nisso”, mas chega lá fora e diz:

 “Aquele negócio é bonito da porta para dentro, porque da porta para fora, o mais esperto é o vencedor. O mundo um engole o outro, é outra história”.

Ou vai ser o coração frutífero?

Para o seu benefício, que você tenha um coração frutífero. Abra o seu coração para a Palavra de Jesus. 

Pr. João Rodrigo Seemam

Nenhum comentário:

Postar um comentário