Páginas

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Não Tenha Medo!




  Isaías 43:1-2

1 “Mas agora, povo de Israel, o SENHOR Deus que o criou diz: “Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu. 2  Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão”.

O livro de Isaías tem claramente duas grandes divisões. Do capitulo 1 ao 39 a parte é histórica. Do capitulo 40 em diante a parte é poética.
 Na primeira parte, de 1 a 39 o inimigo é a Assíria e na segunda parte, de 40 em diante o inimigo é a Babilônia.
Nós fazemos a leitura e não nos damos conta disso, que entre o capítulo 39 verso 8 e o capitulo 40:1 nós temos mais de cem anos de diferença.
Aparece um profeta no deserto de Babilônia dizendo ao povo que lá está como escravo há setenta anos que eles vão voltar para casa.
A noticia é surpreendente, depois de setenta anos de escravidão, voltar para a sua terra. Mas parece que o povo ficou com medo. Eles tinham perdido parentes, a terra, a liberdade e eram escravos e agora aparecia algo inusitado depois de tantos anos lá.
Alguns já tinham construído as suas vidas e agora voltar, recomeçar do zero numa terra que ficou abandonada esse tempo todo!
Havia então certa insegurança quanto ao futuro. No capítulo quarenta á tônica é essa:
É hora de voltar para a casa, mas os capítulos 40,41 e 42 todos eles são usados para mostrar Deus tentando trabalhar a cabeça do povo para ficar seguro, que as coisas vão se acertar.
Mas eles tinham medo! Mesmo com as promessas de Deus e Ele dizendo que ia orientá-los. Eles estavam com medo.
Eu fiquei pensando que essa situação se parece com a de muitos de nós. Nós temos experiências com Deus como eles tinham. Nós temos as promessas de Deus como eles tinham! Mas às vezes, nós temos medo. EXEMPLO DAS 21000 PROMESSAS.
Temos medo de mudanças. Mudança de profissão, mudança porque surgem novidades no lar, Às vezes as situações da própria vida, a depressão, a frustração, está tudo dando errado, e nós nos sentimos inseguros. Então é muito fácil alguém chegar e dizer assim:

“Você não crê em Jesus, você não deve ter medo!”

É, entre o crer e o fazer existe uma diferença. Eu sei que não se deve ter medo, mas muitas vezes temos medo!
E Deus faz uma promessa para o povo, “não tenham medo”.
Perdi o meu emprego! Tenho medo do futuro. Ou estou de mudança, ou perdi um parente muito próximo, eu tenho medo. Como serão às coisas.
Alguém que se aposenta, vai mudar todo o seu sistema de vida, diminui a renda, vem aquela sensação de inutilidade, o que é que eu vou fazer?
Quando um relacionamento estável é quebrado, eu tenho medo, mas Deus diz, não tenha medo!
Quero apresentar as razões pelas quais Deus diz para o povo não ter medo e essas razões servem para nós.
Talvez você possa dizer,
mas eu não estou com medo de nada!
Tudo bem, ótimo que Deus te mantenha assim. Mas presumindo que você esteja numa má como muitos de nós estamos e presumindo que um dia você que está numa boa estará numa má, é bom saber as razões pelas quais Deus diz para o seu povo não ter medo.

1º Não tenha Medo porque Ele é o Seu Criador. (1a)

Mas agora, povo de Israel, o SENHOR Deus que o criou diz...:

Deus diz, eu criei você. Você não era nada, vocês viviam perdidos no deserto, foram tornado escravos no Egito, eu tirei vocês de lá, eu constituí vocês como povo. Eu criei vocês!
Um Criador sempre tem um propósito. Alguém que faz alguma coisa faz com um propósito e Deus criou o povo com um propósito.
Ele diz em outro lugar que Ele criou o povo para a sua Glória.
É muito bom nos momento que as coisas parecerem obscuras para nós e nos sentirmos um pouco temerosos, nos lembrarmos que Deus é o nosso criador, criador como igreja e como indivíduos.
Alguém dirá assim:
Se Deus tem um propósito para mim, eu não sei qual é!
O Novo Testamento usa duas palavra para a vida, Bios de onde vem a palavra Biologia e Zoé que é a vida Plena a vida realizada, a vida alegre.
Como Jesus diz: Eu vim para que tenham vida, e vida em abundancia. O termo que João usa não é bios, é Zoé.
Ele não disse, eu vim para que vocês sejam sarados, fortes, musculosos, ou seja, Jesus não veio para isso, mas Ele veio para que nós sejamos realizados.
Ter uma vida plena, segura, equilibrada. Esse é o propósito, mais do que vida Biológica, porque essa toda criação tem, mas essa vida plena.
O criador conhece a criação. Nos momentos em que as coisas parecerem problemáticas é bom parar para refletir, mas Deus me pôs nesse mundo com uma finalidade, e Deus me tomou como seu filho, me constituiu como parte integrante da sua igreja, Ele tem um propósito para mim.

Há um episódio muito curioso sobre Henry Ford. Ele andava em um dos seus carros Ford, e sempre andava muito bem arrumado, de terno com um chapéu, na melhor estica. E num dia trafegando por uma das estradas nos Estados Unidos, encontrou um carro enguiçado com um sujeito tentando fazer o carro funcionar.
Ele parou o carro atrás, chegou naquela elegância, ficou olhando o homem mexer no carro e ele olhou e disse para o homem: Eu posso ajudar?
Ai o homem olhou para o sujeito que estava todo engomado e disse: Eu sou mecânico, eu lido com esse carro há mais de dez anos, eu não estou conseguindo fazer esse carro funcionar!!
E Ford ficou ali ao lado do homem olhando o homem mexer, e o carro era um Ford.
Depois de um tempo mexendo, Ford disse: Posso ajudar?
E ai o homem já irritado, e as mulheres sabem que não tem nada mais que irrita um homem do que um carro quebrado, ele diz:
Amigo, eu sou mecânico, eu sujo as minhas mãos nesse tipo de carro há dez anos o que o senhor vai fazer?
Ford pediu licença, foi lá mexeu no carro e disse: Agora dê a partida,

ele foi deu a partida e o carro funcionou. Ai ele olhou para Ford, todo engomado ele disse assim:
Como eu disse, eu sou mecânico e conserto esse tipo de carro há mais de dez anos, como é que o senhor todo bem arrumado conseguiu consertá-lo?
Ele disse:
O Senhor conserta esse carro há dez anos, eu  faço esse carro há vinte anos.

Muitas vezes nós estamos procurando consertadores, mecânicos espirituais, gente que quebra um galho e nos esquecemos que temos alguém que nos fez e conhece tudo de nós, não apenas o nosso físico. Ele nos conhece por dento e por fora. Ele sabe o que nós somos, e ele conhece você melhor do que qualquer um.
Não tenha medo, pois eu salvarei, eu o chamei pelo seu nome.
Nós conhecemos nomes de pessoas que nada significam para nós. Lidamos com pessoas que dão o seu nome no comércio, no consultório, na sala de aula, pessoas pelas quais cruzamos o caminho e não significam nada para nós.
Para o oriental, saber o nome significa muito. Tanto que os orientais não davam o seu nome para uma pessoa desconhecida.
Esta era a causa da luta de Jacó com o anjo, qual é o teu nome?
Porque saber o nome era conhecer a pessoa e naquela mentalidade oriental, como o nome era a personalidade da pessoa, ter conhecimento do nome abria a possibilidade para que a pessoa usasse o nome em encantamentos para prejudicar a outra.
Mas Deus não prejudica ninguém, e ele nos diz:

Eu sei o seu nome, você é meu, não vou te prejudicar, vou te abençoar.
Ele sabe quem você é, não tenha medo da situação e nem Dele, Ele é o seu criador.
Ah mas eu tenho uma personalidade tão instável, Deus conhece! Eu sou tão fraco na fé, me desvio com facilidade do caminho, Deus conhece, ele sabe como você é.

Segunda Razão para não ter medo:

Não tenha medo porque Ele é o seu Dono. (1b)

“Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu”.

Israel era Dele. E você é Dele. Mesmo que você não seja crente, você é Dele porque Ele criou você. Está no Salmo 24:1

“Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam”.

Todos são propriedade de Deus. Mas se você é um crente em Jesus Cristo, você é Dele por criação e é dele por Adoção. Ele adotou você.
Você é dele duas vezes! Isso também é uma advertência. Se você segue outro que não é Jesus Cristo, a sua vida está sendo dada a outro, mas você é Dele.
Mesmo que você esteja seguindo à outros, você é Dele e Ele quer que você seja Dele por Redenção.
Um crente em Jesus Cristo não é um largado. Não é um abandonado. Ele tem o Redentor.
Você já conversou com crianças abandonadas, com moradores de rua. Elas têm uma sensação muito forte de que não tem ninguém, de que são largados, elas não sabem se vão almoçar, se vão ter algum dia um lar.

Mas nós que pertencemos a Jesus Cristo não somos filhos sem pai e não estamos jogados em uma rua. Nós temos alguém que cuida de nós. Temos que nos lembrar que temos um Deus que cuida de nós todos os dias. Não podemos ser ingratos com o Senhor.
Você pode estar endividado, com problemas de saúde, problemas domésticos, mas Deus tem cuidado de você até hoje no meio de todas essas crises. E se você está aqui é bondade Dele.
Você foi feito para ser Dele. Jesus morreu na cruz para que você fosse definitivamente Dele. E se você tem Jesus Cristo como seu Salvador, não deve temer. Você não é um filho sem pai.

Ele é um dono cuidadoso.

“Você é meu!”

 Você não está sozinho.


Terceira razão para não ter medo:

Não tenha medo porque Ele é o seu Protetor (2).

“Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão”.

Água e fogo. Situações opostas. Eu creio que são duas mortes terríveis. Afogamento e queimadura.
Eles iam passar pelo deserto, seria pouco provável que eles se afogassem no deserto. Mas poderiam ser queimados no deserto. Incendiados mesmo, não pelo calor, mas pelas gangues, assaltantes.
Quando você atravessar águas profundas, eles sairiam de Babilônia e teriam que atravessar dois rios, Deus diz:

 Eu estarei ao seu lado e você não se afogará!!”

Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão!
Essa é uma expressão tão bonita que nós precisamos guardar:

“Eu estarei ao seu lado!”

Esteve ao lado deles na travessia do Mar Vermelho, esteve ao lado deles na travessia do Rio Jordão, porque não estaria agora?
Se Ele já esteve com você em tantos outros momentos, porque não estará nos próximos?

Deus falhou alguma vez com você? Deixou de cuidar alguma vez? Abandonou alguma vez?
Eles fariam 1400 Km pelo deserto e estavam com medo. Seria uma viagem como daqui até quase Salvador.

Talvez você pense: Eu estou passando por um momento muito difícil da minha vida,
 mas já passou por outros e nesses outros Ele esteve com você e cuidou de você. E ele trás essa palavra, “Eu estarei com você
Esteve com os discípulos no barco:
Mestre, não se dá conta que estamos no barco prontos a nos afogar?
Ele se levanta e diz:

“Porque vocês têm uma fé tão pequena?”

Ele estava ali no barco, é bom termos sempre isso em mente, Ele vai no nosso barco.

Sadraque, Mesaque e Abednego foram jogados dentro da fornalha, Ele não impediu que isso acontecesse, mas esteve lá com Eles.
Ás vezes alguém pergunta, porque Deus não impede? Ele nunca disse que impediria, Ele ofereceu a companhia. Esteve com Sadraque, Mesaque e Abednego no meio do fogo.
Ele estava com o povo quando o povo atravessou o Jordão, quando os sacerdotes chegaram com a Arca, as águas se abriram, Ele estava junto com o povo.
A lição que nós podemos aprender é que Deus protege quem entrega a vida a Ele, quem depende Dele e quem confia Nele.
Ele oferece a companhia Dele na jornada.
Eu estarei ao seu lado!!

Duas palavras de Jesus, primeira em João 14:18:

“Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros”.

No dia de Pentecostes Ele voltou, voltou para a sua Igreja na pessoa do Espírito Santo.
 Ele não está fisicamente conosco, mas Ele está presente por meio do Espírito Santo que nos foi dado e quem mantém a igreja.
Nós não caminhamos sozinhos.
A segunda palavra de Jesus é a da grande comissão, em Mateus 28 20b

“E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

Se você é de Jesus, Ele mora na sua vida por meio do Espírito Santo desde o momento em que você creu.
Foi o Espírito Santo quem converteu você. Ele te selou como propriedade Dele. Não importa onde você esteja, não importa como esteja, não importa o que passe, se você é de Jesus Cristo, você não está sozinho.
Aquela voz lá dentro, é a voz do Espírito Santo. Incentiva a crer, incentiva a descansar, incentiva a confiar!
 Quero terminar com o texto:

“Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu. 2  Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão”.
 No verso 5, a primeira frase que encerro a mensagem:

Não tenha medo, pois Eu estou com você!

Não tenha Medo porque Ele é o Seu Criador
Não tenha medo porque Ele é o seu Dono.
Não tenha medo porque Ele é o seu Protetor

Nenhum comentário:

Postar um comentário