Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

Mesmo quando tudo parecer perdido, não desista nunca de Confiar no Senhor!!


 Introdução

Um site com o nome Celebitchy listou 65 personalidades que depois de ficarem milionários, perderam tudo e passaram a viver quase como indigentes.
Entre os nomes apontados pelo blog destacam-se atores como Gary Coleman, Don Jonhson, Kim Basinger; os músicos como Toni Braxton, David Crosby, os esportistas Dorothy Hamill (patinadora americana) e Mike Tyson; grandes personagens da história, a exemplo do ex-presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln, e o escritor Oscar Wilde (fundador do movimento estético).

Não são poucas as vezes que ouvimos situações de pessoas que perderam tudo o que possuíam e chegaram à miséria. Muitos jogadores de futebol, por exemplo, que não sabem administrar o seu dinheiro, acabam terminando as suas carreiras na miséria, tendo que jogar bola até os 45 anos de idade para alimentar a sua família.
Algumas dessas pessoas acabam tendo um encontro com Cristo e mudam completamente os valores da sua vida. Mas, infelizmente, a grande maioria acaba morrendo de desgosto ou até mesmo tirando a própria vida por ter perdido tudo o que conquistaram. 
Vemos assim, pessoas que vivem a vida colocando todo o sentido dela nas conquistas materiais e terrenas.
Deus age de maneira estranha muitas vezes! Ele atua na vida das pessoas mostrando que o verdadeiro sentido dela não está nas coisas que tem, nem nas que podem adquirir.

Ele mostra o Seu cuidar, o seu prazer de estar conosco nas situações mais difíceis pelas quais nós passamos, mostrando que existe alguém que nos guarda e nos ampara em meio aos momentos de dor e de tristeza.

Esse livro é curto, mas é muito interessante. Habacuque significa abraçar. A idéia é de proteção, de amparo nos braços do Senhor.
Habacuque e Israel viveram um momento muito singular. Ele viu o povo de Deus ruir-se e viu Deus levantar uma nação chamada Babilônia, com a finalidade de impor juízo e penalidade sobre a vida de um povo que estava andando distante dos Seus caminhos.
Assim, Deus usou essa nação para que o seu povo pudesse ser despertado da situação de miséria espiritual em que vivia.
O livro é dividido em três capítulos.

No Capitulo 1 verso 1 vemos o que o livro significa. É uma sentença, e sentença aqui é um termo utilizado para demonstrar um julgamento de Deus sobre o povo, e não é sobre o povo da Babilônia, é sobre o povo de Israel de forma geral.
 Os versos de 2 a 5 do capitulo 1 mostram como aquelas pessoas estavam vivendo. 

2  Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? 3  Por que me mostras a iniqüidade e me fazes ver a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há contendas, e o litígio se suscita. 4  Por esta causa, a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta, porque o perverso cerca o justo, a justiça é torcida.  5  Vede entre as nações, olhai, maravilhai-vos e desvanecei, porque realizo, em vossos dias, obra tal, que vós não crereis, quando vos for contada”.

Habacuque é um profeta que começa questionando a administração divina na história. Como se Deus não estivesse fazendo o seu serviço direito.
Do versículo 5 ao 11, vemos Deus dizendo que levantou os Babilônios para impor juízo aos filhos de Israel, o que nos ajuda a entender que aquilo que nós fazemos de errado, ou que qualquer pessoa faz de errado,  não passa desapercebido aos olhos Dele.

As Escrituras diz assim: “A mim pertence a vingança, eu retribuirei diz o Senhor....” Hb. 10:30

E o que Deus faz no capítulo 2?

Aqui é Deus quem fala. Fala ao profeta que não deixaria os Babilônicos impunes. Ele iria “tratar” com os Babilônicos.  Deus está dizendo que a injustiça nunca deixará de ser punida. 
Aqui nós aprendemos que quando tudo parece perdido, seja em que área for da nossa vida, ainda que as coisas pareçam desoladas e sombrias, jamais nós devemos deixar de crer e confiar  que a resposta do Senhor vem sobre a nossa vida como um bálsamo a refrescar o nosso coração e trazer paz aos nossos mais conturbados sentimentos.

E diante disso, no verso 17 em diante do Capitulo 3, Habacuque reconhece na sua oração três verdades, quando tudo parece perdido, que precisamos saber:

1º) Que o Regozijo é sempre possível mesmo que as circunstâncias sejam adversas. (17, 18a)

“Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no SENHOR”

Como podemos entender isso?

 No capítulo 3 vemos o profeta mostrando a Soberania de Deus. Ele mostra e exalta a Deus pelos seus grandes feitos em beneficio do seu povo.
É assim que começa o capitulo 3. Por isso, Deus é demonstrado como maior que o sol, maior que o brilho das estrelas, que o espaço de forma geral, e também do que o Universo.  Isso mostra o grande distanciamento entre nós e Deus.
Mesmo o profeta relatando o lado de miséria e de crise dentro do povo de Israel, ainda assim, ele também demonstra que apesar de tudo isso, é possível ter alegria, é possível haver regozijo. Sabe porque?

Porque alegria e contentamento não devem ser marcados pelas coisas que se perdem, mas por algo que jamais pode ser tirado de nós, que é a presença do Espírito na nossa vida e no nosso coração”.

E por isso Habacuque, depois de mencionar um retrato sombrio, aparentemente pessimista, ele amplia os nossos olhos para que percebamos que em meio a uma miséria terrível em vários segmentos do seu país como:

ü                 a colheita de figos (que era tão necessária para a subsistência e para ser comercializada),

ü                 o azeite (tão necessária na sociedade judaica para várias coisas, inclusive para o seu consumo interno e também para que ele fosse utilizado na comercialização e na subsistência das pessoas),

ü                 problema de falência na agricultura, (os campos não produzam mantimentos), ainda sim seria possível haver regozijo!

Imagine a situação deles: a cultura de subsistência era monocultural, e só existia uma coisa e essa coisa não estava existindo mais. A miséria se acampou em Israel. Eles não tinham de onde tirar coisas para continuar vivendo.

Era seriíssima a situação desses homens. Isso levava o país há um caos miserável de fome e morte, gado e ovelhas morrendo. Não sabemos se eles foram roubados pelos babilônicos, o texto não é claro, mas provavelmente foram.

E a lã era tão importante. Exatamente porque viviam em uma região extremamente quente durante o dia, mas extremamente fria durante a noite. A lã servia para que eles fizessem casacos para vender a pele. Era algo de troca muito singular da produção e da economia daquelas pessoas.
 Mesmo diante disso, sabe o  que o texto diz?

Eu porém me alegro! Eu porém tenho em Deus o regozijo do meu coração.

Só quem tem a percepção da Soberania de Deus em sua vida é que pode descansar e se contentar em todas as situações pelas quais passa. Pausa
Nosso estilo de vida está todo orientado para o prazer. Tudo o que produz prazer deve ser buscado. Nossa sociedade hedonista colocou o prazer como o bem máximo a ser alcançado. Tudo o que é desagradável deve ser evitado. Por isso, muitas pessoas encaram as adversidades como algo extremamente maléfico e injusto da parte de Deus para com o homem. 
Com Paulo foi diferente:

Filipenses 4: 11  Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.12-  Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade.

A cultura de Paulo era raríssima. Paulo era um homem nobre, só os nobres tinham condições de estudar com Gamaliel. Paulo não foi um homem acostumado a passar necessidades, a enfrentar crises financeiras, a ficar sozinho.
Ele agora enfrenta os piores problemas sem perder a visão de que mesmo diante do sofrimento e privação, é possível ter regozijo.
 O seu foco estava em Deus e não em coisas e realizações. Cada ponto positivo desses versos 11 e 12 tem um negativo e vice e versa. De uns anos para cá ele vinha empobrecendo economicamente falando. Ele estava humilhado depois de ser honrado, ele viveu em fartura, mas agora estava passando fome. Foi criado na abundancia, mas estava numa terrível escassez.
 E Ele chega a dizer: “Tudo posso naquele que me fortalece”.
Portanto, seja qual for o problema que te perturbe, nunca deixe de ser roubado do seu coração o contentamento e alegria de saber que Deus está com você em todos os caminhos pelos quais Ele mesmo te levou a passar até agora, e ainda te levará a passar.
Nunca perca a paz e a alegria por qualquer motivo que seja, seja doença, falta de dinheiro, casamento e relacionamentos abalados, indefinições profissionais e assim por diante.
Isso me faz lembrar daquele cântico que diz: “Essa paz que eu sinto em minha alma, não é porque tudo me vai bem...”
 Eu não me alegro nas coisas que eu tenho ou nas que eu não tenho, eu me alegro no Senhor.

Segunda verdade que precisamos saber quando tudo parece perdido:

2º)  Que a Redenção do Senhor nunca pode ser descartada. (18b)

“Exultarei no Deus da minha salvação.”

Habacuque acreditava que por pior que fosse o momento, nada poderia impedir a intervenção divina no Universo e na vida particular daquelas pessoas.
A situação moral de Judá era degradante. Existiam  opressões e perversidades se acumulavam naquela região e se estendiam para todo país. A política estava totalmente corrompida.

Como conseqüência do pecado da nação, Deus levantou uma outra nação chamada de Caldeus, os Babilônicos com a finalidade de trazer disciplina e correção ao Seu povo.
Em 605, faraó Neco sai do Egito, vem com os seus exércitos com a finalidade de socorrer os Israelitas. Sabe o que acontece com ele? É arrebentado, ferido, destruído, o seu exército envergonhado pelos dos babilônicos numa famosa batalha chamada de batalha de  Carquemis que ocorreu no quarto ano do reinado de Jeoaquim.
 Quando isso aconteceu, os judeus perceberam que a libertação, a redenção deles não estava na capacidade dos seus amigos e aliados.
Eles foram transportados para a terra dos caldeus onde eles ficaram aprisionados por 70 anos.
Os seus amigos não puderam fazer nada, ninguém os podia salvar porque, na verdade, eles não estavam nas mãos dos caldeus, eles estavam nas mãos de Deus. Eles viram que ninguém os podia salvar.
E quando o profeta aqui anuncia Deus como Salvador a idéia é mostrar que jamais devemos perder a esperança e nem desanimar diante das dificuldades, pois o Senhor é quem redime. Quem salva é o Senhor e redime das situações mais difíceis e aparentemente impossíveis da vida.

 Nós fomos redimidos da onde? Da ira de Deus. Deus irado conosco por causa do pecado. Nós precisamos de salvação e quem provê salvação é Deus, mesmo quando somos afrontosos a Ele. E é isso o que ele fez aqui. A redenção nunca pode ser descartada como impossibilidade seja qual for a circunstancia.
Não perca a esperança da redenção dos seus familiares se eles não forem crentes, não perca a esperança na redenção dos seus filhos que ainda vivem perdidos. Não perca a esperança da redenção do seu casamento que pode estar falido, não perca a esperança da redenção da sua vida financeira.
Não perca a esperança, pois não é através de pessoas e nem de competência humana que os seus problemas serão resolvidos. Isso só é possível por causa da intervenção de Deus.
Em Cristo podemos ver o impossível acontecer. Relacionamentos irrecuperáveis sendo restaurados. Não descarte nunca que um dia, pela graça de Deus, você verá o seu filho ou o seu marido ou a sua esposa ou o seus relacionamentos problemáticos redimidos por Cristo. Isso é possível. Ele é a salvação.
 Exemplo de pessoas irrecuperáveis.

Terceira verdade que precisamos saber quando tudo parece perdido:

3º) O Revigorar das nossas forças vêm do Senhor. (19)

“JEOVÁ, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas”.

A perspectiva de Habacuque é aparentemente pessimista. Ele mostra que tudo foi atingido, tudo foi tomado pelo sentimento de impotência que se esparramou na vida de todas as pessoas que seriam aprisionadas pela nação da Babilônia.
Eles teriam as suas leis reduzidas, e imposta outras leis pelo governo da babilônia. Eles tinham as suas casas e seus campos confiscados. Quem era casado, tinha a sua mulher e os seus filhos levados a uma situação de escravidão. E se você não fosse um intelectual da época, viveria ali em Israel debaixo da miséria e pobreza porque eles só levavam a nata da intelectualidade.

 Os pobres ficavam com as terras mais pobres, e as mulheres e crianças não eram descartadas. As mulheres para virarem suas concubinas e algumas delas prostitutas. E as crianças levadas como cativas para servir e comer alfarrobas nas casas dos outros.

 Imagine você e sua família nessa situação, ver os seus filhos e a sua esposa sendo algemados e levados para distante de você.  Isso aconteceu! E eles não podiam fazer nada. A não ser morrer com honra. 
Mesmo diante de tudo isso, o profeta consegue mostrar qual precisa ser o posicionamento de gente que ama e que teme a Deus.
O profeta consegue enxergar de onde vem o revigoramento, o reabastecimento para continuarmos a viver mesmo quando somos ameaçados de morte lenta com requintes de crueldade.

Vemos uma demonstração clara de quem precisamos depender para enfrentar os momentos duros e difíceis pelos quais passamos.  Isso depende Dele e é a grande chave para se viver em paz. É a anulação de tomadas de decisão própria.
O revigoramento de Deus é que nos faz fortes. Ela nos faz escalar abismos de grandes expectativas e de problemas que surgem na nossa vida. É por isso que ele usa uma linguagem para dizer “os pés como da corsa” Capaz de escalar e subir nas altas montanhas, passar pelos empecilhos.
Israel precisava aprender que não era nos exércitos a sua força e nem nos aliados vizinhos como os Egípcios. Eles deveriam depender do Senhor que é forte e capaz de arrasar os maiores inimigos.
 Qual tem sido a sua fonte de reabastecimento? No estudo da Palavra de Deus?
 Aonde você tem buscado revigorar as suas forças? No passatempo que o lazer tenta proporcionar? Quando as coisas estão péssimas na sua vida financeira qual tem sido o seu escudo e  fortaleza?
Quando os seus problemas familiares te levam a perder noites de sono, em que você está  dependendo para dormir? Peça a Deus para ser a fortaleza da sua vida e revigorar a sua forças.


Conclusão: Se você tem vivido momentos difíceis, se os seus sonhos estão virando pesadelo, se as coisas parecem perdidas, saiba que :

Que o Regozijo sempre é possível,
Que a Redenção nunca pode ser descartada e
Que o Revigorar de suas forças Pertence ao Senhor.

Gostaria de encerrar com o texto de Is.40:31

"Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águia; correrão,e não se cansarão; andarão e não se fatigarão."

2 comentários:

  1. Agradeço ao Senhor pela mensagem enviada pelo seu servo João.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a belíssima mensagem, pelo momento que estou vivendo acredito que Deus de uma forma ou de outra me fez chegar até aqui.

    ResponderExcluir