Páginas

terça-feira, 10 de abril de 2012

Você tem que se perdoar!!! Já Ouviu isso?




 
Como Perdoar a mim mesmo, depois que Deus e o meu próximo já me perdoaram?

O que a Bíblia diz a respeito de perdoar a si mesmo? Surpreendentemente, nada? A Bíblia fala do perdão vertical (o perdão concedido por Deus a uma pessoa) e do perdão horizontal (o perdão concedido por uma pessoa a outra).
Como a Palavra de Deus trata a questão diagnosticada erradamente como falta de capacidade para perdoar a si mesmo? Quero sugerir quatro pontos possíveis. Eles podem estar por trás da desculpa “eu não consigo me perdoare”.


1)                   A Pessoa Que diz: “Eu não consigo me perdoar” talvez esteja expressando uma falta de habilidade ou disposição para entender e aceitar o perdão concedido por Deus.


Dizemos que não conseguimos nos perdoar porque, na verdade, divudamos do perdão de Deus para conosco. Ou não vemos a necessidade de receber o perdão de Deus, querendo fazer a tarefa por nós mesmos.
Talvez a pessoa não tenha reconhecido a santidade e a ira de Deus contra o pecado. Subestimando o ódio de Deus pelo pecado, ela crê que deve julgar e perdoar a si mesma. Deus fica de fora.
Talvez a pessoa não tenha ainda uma compreensão da largura e profundidade da Graça e do poder de Deus para perdoar.

2- A pessoa que diz: “Eu não consigo me perdoar” talvez não consiga ver ou não esteja disposta a reconhecer a profundidade da sua depravação. 


“Eu ainda não consigo acreditar que fui capaz de fazer isso!". Ao contrário do que alguns conselheiros ensinam, é interessante perceber que esta maneira de pensar não é uma evidência de “baixa auto-estima”. Na verdade, é uma alta auto-estima, uma forma de orgulho em que pensamos que somos incapazes de fazer coisas tão más.

3- A pessoa que diz “Eu não consigo me perdoar” talvez esteja tentando estabelecer seu padrão pessoal de justiça.

Neste caso, e expressão equivale a dizer: “Eu não tenho vivido à altura do meu padrão de perfeição” ou “de outras pessoas” Em essência, esta pessoa ergueu orgulhosamente a sua  própria lei ou adotou medrosamente a lei dos outros. A resposta, porém, não é perdoar a si mesmo, mas abandonar a nossa propensão de assumir o papel de Deus no estabelecimento e cobrança de leis.

4- A pessoa que diz “Eu não consigo me perdoar” talvez tenha se assentado na cadeira de juiz e declarado o veredicto a respeito de si mesma.

Nesse caso, a expressão equivale a dizer: Estou no papel de juiz e vou conceder perdão conforme o meu veredicto. A noção de perdoar a si mesmo coloca estranhamente a mesma pessoa na posição de ser tanto o ofensor como também o juiz, e ainda conceder perdão. Está assumindo o papel de Deus e usurpando a posição de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário