Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2012

O Evangelista e o seu Papel num mundo Pagão.




     
 (Texto: Atos : 3:1-10 )

1  Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. 2  Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. 3  Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. 4  Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. 5  Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. 6  Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! 7  E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; 8  de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus. 9  Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus, 10  e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera”.

Qual é a nossa postura diante de uma sociedade que se auto-denomina cristã, mas não vive de acordo com o que dizem crer?
O que significa ser cristão hoje? Ser cristão hoje é algo que faz parte da tradição que as pessoas receberam. Está ligada a criação e a postura religiosa adquirida desde a infância, mas que não necessariamente esteja ligado a convicções de fé e conhecimento sobre aquilo que se diz crer. Essas pessoas não conhecem a Cristo. Não conhecem as Escrituras Sagradas.
Nós podemos pegar pessoas de várias religiões, inclusive um evangélico e todos eles, no final das contas serão cristãos. Porque todos eles crêem em Cristo, eles professam que Cristo é alguém, de acordo com o que eles imaginam ser, de acordo com a vontade deles. Seja a religião que for, isso não anula nem impede qualquer uma dessas categorias usar o nome de Cristãos.
Ser Cristão é ser um representante de Cristo no mundo. O mundo ocidental é profundamente cristão. Mas é absolutamente pagão nas suas posturas.
Foi num mundo cristão que a lei a favor do aborto foi aprovada. Foi em um mundo cristão que as leis que favorece o casamento gay e a liberdade sexual a ponto de casais homossexuais poderem adotar uma criança, foi aprovada. Em um mundo Cristão essas leis mundanas têm tomado forma e crescido a cada dia mais.
Aprovaram também no mundo Cristão leis que permitem a manipulação de células tronco de embriões. E para conseguir uma suposta cura para determinada doença, mata-se uma vida. Foi em um mundo cristão que essas coisas foram aparentemente aprovadas.
Isso faz parte da mentalidade do povo de hoje. Todas essas atitudes não Cristãs estão presentemente marcadas no mundo Cristão, que banalizou o casamento, empobreceu o amor, esfriou a importância da vida e busca viver sem Cristo, sem Deus em um mundo que é Dele. Esse é o problema que desencadeiam todos os outros.
A maioria dos nossos políticos são cristãos, e muitos deles estão envolvidos com vários escândalos. São tantos escândalos que não se dá nem para enumerar.
Esse texto que nós lemos fala a respeito de cristãos. E ele tem a nos ensinar muitas coisas para os dias de hoje.
Aqui nós temos um personagem principal, um sujeito presente em todo lugar, mas aparentemente oculto aqui. Que dirige e coordena a nossa vida de tal forma que os nossos atos praticados deveriam ser a demonstração absoluta da Sua presença na nossa vida.
Esse sujeito é Jesus. Não é Pedro nem João. Eles são cristãos, são representantes de Cristo, que vão nos mostrar como os evangelistas devem viver em uma sociedade pagã. 
Qual é o papel que devemos exercer como evangelistas em uma sociedade nominalmente cristã?


1º Devemos tratar as pessoas não por aquilo que elas podem oferecer, mas por aquilo que elas são. (1-4)

1 Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. 2  Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. 3  Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. 4  Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós”.

O livro de Atos é um livro histórico, escrito por Lucas que trata sobre os atos do Espírito Santo na vida do povo de Deus no começo da Igreja primitiva no Novo Testamento. Nós vimos coisas incríveis acontecendo aqui.
 Aqui nós vemos um milagre acontecendo na vida de uma pessoa absolutamente simples. Uma pessoa sem grandes coisas, sem qualquer posição significativa dentro da sociedade, sem qualquer relevância histórica, sem status social.
O texto diz que esse homem era um coxo, um aleijado que era sempre colocado em uma porta principal do templo que dava acesso ao templo de Jerusalém na parte onde os Gentios podiam entrar.  E é por isso que ele estava ali, na porta Formosa.
Ele era tão inválido, sua deficiência era tão profunda, que ele não podia se locomover sozinho. Sempre tinha que ter gente para carregá-lo, o que lhe causava uma enorme dor na consciência de ter que sobreviver da ajuda dos outros e não do suor do seu próprio trabalho.
Em uma sociedade pós moderna como a nossa, as pessoas aparentemente não sofrem. O pedir virou um vicio. As pessoas param você no farol, vão limpar o pára-brisa do seu carro, isso parece natural. Mas com ele era diferente porque ele não vivia no mundo da pós modernidade, e qualquer ato praticado dessa forma era algo relacionado com a situação que ele vivia.
Ele não podia fazer nada, não tinha um emprego. Hoje nós temos abertura para pessoas especiais, você pode observar isso acontecendo. Naquela época não era assim.
Era bem provável que esse homem se envergonhasse de viver naquela situação, mas a força das circunstâncias o obrigava a viver daquela forma. Essas limitações não traziam paz ao seu coração, ele não se agradava de viver das esmolas dos outros e nem de ser carregado diariamente até a porta do templo pelos outros para continuar na dependência das pessoas.
Olhando para a característica desse homem:
·                    O que ele poderia oferecer para Pedro e para João?
·                    O que nós poderíamos esperar de um homem desses?
·                    Qual a vantagem que poderíamos adquirir mantendo a amizade com ele?
·                     O que poderíamos, nessa relação de troca, receber de uma pessoa de uma condição tão pobre, tão humilde, tão carente?

Nesse mundo nominalmente cristão, em que os nossos pensamentos são absorvidos pela mente de Cristo, nós aprendemos a não tratar os homens com diferença por causa do status.
Aprendemos a não tratar as pessoas baseados naquilo que elas podem oferecer. Aprendemos a não fazer acepção de pessoas e também aprendemos a valorizar os homens por aquilo que eles são. E o que eles são: Seres humanos e não por aquilo que eles podem fazer ou nos dar alguma coisa.
Estamos tão envolvidos conosco e o nosso desejo de autonomia é tão grande que nos tornamos ensimesmados, voltados para nós mesmos, libertando a nossa consciência de qualquer peso em não ter ajudado o nosso próximo.
Deveríamos ser mais misericordiosos e menos egoístas.
Se agirmos assim, melhoramos inclusive os nossos relacionamentos em casa, seremos maridos melhores, esposas melhores, filhos melhores. Nosso convívio com familiares e vizinhos serão melhores. Sabe porque?
Por que aprenderemos a dividir e não esperar do outro. Fazer por ele mesmo que ele não se importe com você.
Se atente para o mundo ao seu redor. Observe as necessidades do seu próximo. Deixe de olhar com uma visão critica e passe a olhar com uma visão de amor e graça. 
Devemos ter em mente que Jesus agiu em benefício do seu povo não por aquilo que nós poderíamos oferecer a Ele, mas por nos ver como gente carente e necessitada de Deus. É difícil isso, é um exercício doloroso muitas vezes.
Pedro e João olharam para o coxo e ele não tinha nada para fazer, ele era um aleijado e mendigo. A situação dele era muito pior do que a dos apóstolos que tinham abnegado dos seus bens para seguir a Jesus, mas eles se interessaram pela vida dele. Se interessaram pelo ser humano.

Qual é o papel que devemos exercer como evangelistas em uma sociedade nominalmente cristã?

2º Devemos conscientizar a sociedade que a transformação só ocorre através de Jesus. (5-8)     
        
“5- Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. 6  Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! 7  E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; 8  de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus”. 
         
Pedro e João não invocaram o nome deles com o objetivo de enganar ninguém, mas invocaram o nome de Cristo, o único capaz de resolver o problema daquele homem.
Pedro e João foram verdadeiros agentes de transformação dentro do contexto em que viveram e transferira, toda a glória para Deus, o verdadeiro autor.
As transformações que ocorrem na nossa vida tem sempre como objetivo último engrandecer o nome Dele, gerando naqueles que foram alcançados pelo bem um sentimento de reverência, de respeito, de alegria e de amor profundo ao Senhor.  Foi o que aconteceu com o coxo, saltando e louvando a Deus. 
Esse versos aqui mostram que nem sempre o que as pessoas acham precisar, correspondem as necessidades que elas de fato necessitam.
O coxo achou que as suas necessidades maiores estavam relacionadas com aquilo que ele entendia ser o melhor para a sua vida. O que era melhor para ele naquele momento?
O dinheiro para poder se sustentar e manter a sua família. Mas ele tinha uma necessidade maior, uma necessidade que mudaria para sempre a sua vida., mas ele nunca imaginou que isso fosse possível, que era a cura para a sua doença. Ele nunca pensou que poderia ser curado por algo que fazia parte da sua vida desde o seu nascimento.
Ele nunca pensou que poderia ser curado de uma doença congênita. Ele sabia que não tinha nada na medicina que o pudesse curar, nada poderia solucionar esse seu problema. Ele então se conscientiza de que deveria viver para sempre daquela forma.
Ele estava com aproximadamente 40 anos e nunca ele iria imaginar que era possível retomar a sua vida e recomeçar a sua história. Ele já estava conformado com a vida miserável e com a história dele. Achava que a sua necessidade maior fosse a sobrevivência, ele achava que a necessidade maior dele fosse o dinheiro.
Cristo sempre será a nossa necessidade maior seja qual for a enormidade da questões e dos momentos que nós vivemos. Cristo sempre será a necessidade básica de cada um de nós em toda e qualquer circunstância da nossa vida.
Nós nunca saberemos o que é melhor para nós a não ser que Cristo se faça presente na nossa vida e dê uma perspectiva de uma mundo diferente e totalmente nova para nós além daquilo que esperamos.
Talvez aqui não tenha ninguém nessa mesma situação do coxo, mas que reclama da real situação em que está vivendo. Isso acontece com todos nós.
Observe o verso 06:

“6  Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!”

Qualquer dilema que estivermos vivendo seja em que área for, só através de Jesus nós podemos iniciar uma nova vida, uma nova vida pode ser iniciada em nós. Você pode recomeçar uma caminhada.

Artigo publicado na revista Veja no dia 12 de julho de 2006 diz:

“Com menos ênfase no sobrenatural e mais investimento em técnicas de auto-ajuda, a nova geração de pregadores evangélicos multiplica o rebanho protestante e aumenta a sua penetração na classe média.
 A nova geração de líderes evangélicos achou um caminho muito mais certeiro e útil de chegar ao coração dos fiéis: o da auto-ajuda. A promessa é a mesma que ofereciam pentecostais e neopentecostais da geração passada: o da felicidade e prosperidade aqui e agora. Só que, para alcançá-las, os novos pastores sugerem outras ferramentas: além da fé, o bom senso; somado à intervenção divina, o esforço individual. "O discurso atual dá mais ênfase ao pragmatismo e à pró-atividade do fiel do que ao sobrenatural", avalia o pesquisador da PUC-SP Adilson José Francisco.

O homem é colocado no centro, onde as coisas só podem acontecer através dele.
O mundo tem pensado assim. As pessoas tem procurado as soluções em muitos lugares, mas o único lugar a ser buscado, a transformação só vai ocorre através de Cristo. O dinheiro para o coxo não resolveria o problema, Pedro e João sabiam disso e demonstraram o poder de Jesus na transformação de vidas.   

Qual é o papel que devemos exercer como cristãos em uma sociedade nominalmente cristã?

3º Devemos Testemunhar aos outros o que Deus tem feito na nossa vida. (9-10)

“9  Toda a multidão viu o homem pulando e louvando a Deus. 10  e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera.”.

Isso é algo simples, que não requer grandes conhecimentos teológicos, que não exige grandes abordagens preparadas com efeitos extraordinários.
 Testemunhar é mostrar aos outros o que Deus tem feito na nossa vida. A única coisa que se exige aqui é a conscientização de quem realmente mudou e realizou magníficas transformações na nossa vida é Jesus o Senhor.
A alegria da cura, a alegria da ressurreição para a vida foi tão magnífico na vida do coxo que ele saiu andando eufórico em praticar algo que ele nunca tinha feito: Uma caminhada vibrante , emocionante para alguém que começa a andar aos 40 anos.
Ele reconhece a necessidade de compartilhar e anunciar aquilo que Deus tinha feito na vida dele. Outras pessoas puderam compartilhar da alegria dele pois ele não se conteve. O seu objetivo era mostrar que Cristo havia feito algo por ele que ninguém antes conseguiu fazer.
Percebam que ele era uma pessoa conhecida. Todos conheciam esse homem naquela região de Jerusalém. Ele marcava ponto ali. Todas as pessoas conheciam ele. Ele viveu ali. Passava grande parte do dia ali. Ele aproveitava aquela oportunidade para demonstrar aos outros que algo havia mudado na sua vida.
A sua história e a sua perspectiva foram transformadas, os seus hábitos seriam outros, a sua maneira de vida foi totalmente substituída por uma outra forma de viver
Nós como crentes precisamos fazer como esse homem fez. Devemos visualizar sempre a glória de Deus através do nosso testemunho. Nosso papel é esse nesse mundo incrédulo e pragmático. Falar, anunciar, testemunhar, pregar a Cristo, falar de Cristo, viver Cristo anunciando aos outros que realmente houve mudança significativas na nossa vida.
Para isso, você precisa saber quem é Jesus, o seu Senhor. Qual era a sua condição, do que ele te livrou, de qual situação Ele te libertou.
Você precisa saber da onde você veio, você precisa saber qual é o seu propósito aqui nessa terra. Você precisa saber para onde você vai. Parece simples, mas tem muita gente inteligente que não sabe de nada disso.
Não espere você adquirir um grande conhecimento de Jesus para testemunhar. Vai dividir com os outros o que Ele fez na sua vida.
Existem muitos homens que conhecem muito de teologia, mas que não dão um único testemunho, nunca dividiram Jesus com ninguém. Nunca dividiram Cristo com um amigo deles.
Essa é a teologia do fariseu, que fala para quem é. Tem gente que, quando está em um novo ambiente, fica procurando algum crente para conversar a respeito de Cristo, muitas vezes para mostrar o seu ponto de vista em relação a sua doutrina e discutir com o outro questões irrelevante. Mas é um verdadeiro agente secreto de Cristo. Não fala para ninguém, e quando alguém descobre, fica admirado pelas condutas erradas que essa pessoa tinha e por não ter dito que era cristã.

Conclusão: Qual é o papel que devemos exercer como cristãos em uma sociedade nominalmente cristã?

1º)  Trate as pessoas por aquilo que elas são.
2º) Conscientize a sociedade de que a transformação só ocorre através de Jesus.
3º) Testemunhe aos outros o que Deus tem feito na sua vida.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário