Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Vivendo uma vida de Mudanças


 
 1Pedro 2:9-12
9  “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10  vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia. 11  Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, 12  mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”.

Pedro descreve aqui a condição da pessoa que ainda não encontrou a Jesus:
 
“vós não éreis povo, não tínheis alcançado misericórdia, e Deus nos chamou das trevas para a luz”. (10)


Paulo também faz sua discrição da nossa condição sem Jesus:
Efésios 2:1-3

Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados...”.

A situação do homem é esta: ele não tem nenhuma aliança, não tem razão para ter esperança, pois não conhece o plano de Deus; ele está enganado, numa situação de desespero e fora dos compromissos de Deus.

Uma vez que cremos em Jesus, nossa condição muda:

Somos perdoados dos nossos pecados e declarados justos, por mais que tenhamos pecado.

Deus nos justifica a tal ponto que não há acusação que a ser feita contra nós, pois nosso pecado já foi julgado e condenado em Jesus.
Por isso, Paulo escreve:

 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica” (Rm 8.33).

Saímos da condição de sem esperança, sem Deus no mundo, sem promessas, sem nenhum compromisso de Deus para conosco e entramos numa nova condição, que também é apresentada por Paulo:

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Co 5.17).

Deus tem um novo propósito para nós. Fomos chamados para sermos santos.

Os usos mais antigos da palavra santificar, registrados em papiros, se ligam ao serviço dos operários cortando blocos de pedra nas pedreiras.
Por isto muitos definem santidade como sendo “separação”. Mas ninguém corta bloco de pedras apenas para separá-los da pedreira.
Eles são cortados para terem uma utilidade.  Ser santo implicava em ser separado para um propósito diferente.
Muitas pessoas entendem que o alvo de Deus para a pessoa é somente perdoá-las dos seus pecados. Isso é apenas o começo.

Espera-se do crente que ele amadureça, e se torne um crente espiritual, que está acostumado a ouvir, obedecer ao que Deus fala e depender dos recursos que Ele oferece.

Esse crescimento esperado, no entanto, não é igual em todos.
Algumas pessoas, logo que aceitam a Cristo, se apegam a Palavra de Deus, levando-O a sério e começam a crescer.
Porém, outras pessoas, demoram a entender a necessidade de crescimento. Podemos ver isso claramente na Igreja de Corinto, onde Paulo os chamou de imaturos e carnais.

 Sempre houve uma preocupação dos Apóstolos com a santificação das Igrejas. Uma Igreja que não cresce espiritualmente é resultado da falta de compromisso dos seus membros com o próprio Deus!

Muitos dizem, eu já sou salvo mesmo. Eu venho na Igreja, leio a Bíblia, me comprometo com as finanças da Igreja e com a comunhão dela quando eu quiser!
 O mais importante eu já tenho! É de se duvidar se essa pessoa de fato recebeu a Cristo como Salvador e Senhor! Um salvo não deveria ter esse pensamento!!

Paulo certa vez disse:

Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor”  (Fp 2.12). 03 tempos da salvação.

No início de sua primeira carta, Pedro já nos confronta com a idéia:

“Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação” (1 Pe 2.2).

A expectativa de Deus é que você, uma vez convertido, cresça e entenda à necessidade de se viver uma vida diferente da qual vivia antes.

Podemos ver neste texto três mudanças que Deus fez na nossa vida que nos ajuda a crescer espiritualmente.

1)    Deus mudou a nossa Origem

Vós, porém, sois raça eleita...”

Deus mudou a nossa Origem Para pertencermos a uma nova família

Antes, estávamos separados de Deus, considerados por natureza filhos da ira.

E Agora? “Vós, porém, sois raça eleita” (1 Pe 2.9).

Hoje somos da família de Deus. No momento que recebemos a Jesus Cristo fomos feitos filhos de Deus Jo 1:12. Isso é um enorme privilégio para nós. Sem merecermos, fomos adotados por Deus!

Deus mudou a nossa Origem Para pertencermos a um novo povo

Efésios 2:12naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.”

Hoje, “Vocês são uma nação santa(9)

Essa expressão “nação” era muito comum aos judeus naquela época, pois nação se falava de outros povos. Um judeu era um judeu, enquanto um não judeu, para eles era uma nação, um povo qualquer por aí.
E Deus ajusta o conceito dizendo-nos:

- Vocês são um povo (uma nação) separada para mim, estão dentro dos meus planos, compromissos, pactos e alianças.

Deus mudou a nossa Origem Para pertencermos a um Deus Verdadeiro.

Ef 2:2nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;

Hoje, Vocês são povo de propriedade exclusiva de Deus”.(9)

Sua vida era sem nenhuma esperança ou qualquer chance, mas Deus decidiu oferecer-lhe a oportunidade de ser filho dEle e povo ao qual diz:
Você é meu”. Você passou a fazer parte de um povo que Ele separou para um propósito que Ele tem. Pausa:
É muito bom saber que Deus muda a nossa Origem! Hoje somos Seus filhos, temos uma família celestial, pertencemos a um povo e temos um único e Verdadeiro Deus em quem nós podemos confiar!

A minha pergunta é:

Você tem vivido com um filho de Deus, sabendo que é da família de Dele, e que Deus quer exclusividade?
Deus tem sido exclusivo na sua vida? Ou você tem vivido longe de Deus? Você tem crescido espiritualmente? As pessoas ao seu redor percebem esse crescimento? Percebem que você tem uma Origem Divina?

2º mudança que Deus fez na nossa vida que nos ajuda a crescer espiritualmente.

2)    Deus mudou o nosso Propósito

“...sacerdócio real...”

Antes, a sociedade judaica era representada pelo sacerdote, aquele que era chamado por Deus com a função específica de comparecer diante dEle, levando as causas dos homens.
Qualquer um podia entrar no santuário? Não, apenas o sacerdote podia. Naquele tempo, ele chegava diante de Deus depois de obedecer a regras bem estabelecidas de vida diária e de purificação, para interceder pelos homens que criam em Deus.
Hoje, somos chamados de Sacerdócio Real (9)

 Na Nova Aliança, Deus estabeleceu que não temos mais um representante oficial que chegue diante de dEle, mas cada um pode chegar diante dEle por si só.
 Não é necessário ser um sacerdote, ou um pastor ou um líder de igreja para levar nossa causa diante do Senhor, pois você e eu somos sacerdotes.
Quando Jesus morreu, conforme relatou Marcos, o véu do santuário, que separava o Santíssimo Lugar do Lugar Santo foi rasgado (cf. Mc15.37,38). Agora, podemos entrar livremente na presença de Deus.

“Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne” (Hb 10.19-21).

Esse convite serve para intercedermos por nós mesmos ou por outros.

Além disso,

somos povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamarmos as virtudes daquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz”.

Temos um Novo propósito de vida e fomos chamados para cumprirmos esse propósito de Deus, sendo servos dEle.
Não podemos nos esquecer que por diversas vezes, somos exortados sobre a importância de se proclamar sobre esse Deus que nos salvou. Temos feito isso?

Já ouvi muitas pessoas dizendo: “Não gosto disso!!” È muito triste ouvir isso dos crentes!

A impressão que dá é que essa condição nova que Deus nos dá não é usada, e o motivo é um profundo comodismo e egoísmo!  
Na história do Cristianismo não foi assim. As pessoas tinham prazer de evangelizar e anunciar o que Deus fez em sua vida.
Hoje, somos sacerdotes de Deus, temos livre acesso a Ele e não usufruímos desse privilégio. Nós temos o privilégio de interceder por pessoas em oração, inclusive por você mesmo!
Fomos chamados para sermos servos, e nessa condição devemos perguntar ao Senhor: - “

O que posso fazer por tua obra”?

Não fomos salvos pelas boas obras, mas para praticá-las. Pastor Abdenego exemplo.

Antes, sem nenhum propósito, dominados pelo poder do diabo, hoje, o propósito de servos tendo o privilégio de sermos sacerdotes de Deus e anunciar as Suas maravilhas.

Você consegue perceber essa mudança em você?

O propósito da sua vida é servir ao Senhor? Como você O tem servido?  
Será que a nossa Igreja tem desfrutado dessa mudança que Deus faz?

3º mudança que Deus fez na nossa vida que nos ajuda a crescer espiritualmente.

Deus mudou o nosso Compromisso

Antes, escravos do pecado, dominados pelas desejos da carne!

Hoje, o nosso compromisso é:

 “Amados, exorto-vos como a peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma” (1 Pe 2.11).

As duas palavras: peregrinos e forasteiros, carregam a idéia de alguém que está numa terra estranha.

Aqui temos uma relação com os primeiros cristãos sobre a tradição do Êxodo.
 Eles eram o novo povo de Deus tirado da escravidão do Egito e conduzido por Deus rumo a libertação. Essa é também a nossa situação!
Você já foi em algum lugar, totalmente diferente, onde percebeu que era um estranho?
Percebeu que o seu lugar não era ali? Isso acontece muito quando você vai para uma outra região ou para outro país!
No momento em que aceitamos a Cristo e passamos a fazer parte do povo de Deus, Ele quer que, neste mundo que pisamos, sejamos como forasteiros e peregrinos, que vivamos no mundo com a sensação de que ele é estranho a nós e nós estranhos a ele

A intenção do Senhor é que nossos costumes não sejam iguais aos que as pessoas do mundo estão acostumadas a praticar, mas sejam os costumes de Deus.

Nossa linguagem não deve ser a mesma que a do mundo, mas a linguagem de Deus, nem os nossos valores serem os mesmos deles, mas os de Deus; nossas prioridades não devem mais ser as mesmas que as deles, mas prioridades de Deus, pois estamos destinados à outra pátria.
Qual tem sido o seu compromisso aqui na terra? Ser diferente? Quais são os seu valores?
Ajuntar tesouros na terra ou no céu? Você vive como se fizesse parte desse mundo ao nosso redor?
Veja o que o Senhor espera de nós:

“Mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação” (1 Pe 2.12).

Um dos principais motivos das calúnias contra os cristãos era o fato de estes levarem uma vida separada dos demais; 1Pedro 4:3-4 Ler.

3  “Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias. 4 Por isso, difamando-vos, estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão”,


Eles eram perseguidos com calunias de todos os tipos, mas Deus pede para que eles mantenham o seu compromisso!

Diante desse contexto Pedro sugere:

- “Espero que vocês, cristãos, apresentem as qualidades do seu Deus de tal modo que Ele seja honrado”. (12).

Os cristãos também eram acusados de não se prostrarem e não adorarem a César.
Embora não o adorassem, os cristãos reconheciam a autoridade do imperador. Por isso, na mesma carta, Pedro acrescentou que os cristãos deviam se submeter às autoridades por carregarem o nome do Senhor. 13-14

13 “Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano, 14 quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem”.

 A sua conduta com seus colegas da escola, ou do trabalho, ou suas atitudes no seu lar ou com seus vizinhos, ou quando ninguém está vendo, só Deus deve glorificá-lo.

Conclusão

Nossa vida deve ser direcionada e dirigida com a perspectiva de que Deus operou três mudanças em nós e essas mudanças devem ser aplicadas e buscadas a cada dia para o nosso crescimento e crescimento da nossa igreja.

Deus mudou a nossa Origem e por isso, devemos andar como filhos Dele.

Deus mudou o nosso Propósito que agora é o de Glorificá-lo em todo o tempo e proclama-lo à todas as pessoas.

Deus mudou o nosso Compromisso. Estamos neste mundo de passagem. Uma vez tendo aceitado a Cristo, passamos a fazer parte de uma comunidade que tem outros valores, prioridades, princípios e linguagem.

Só através do compromisso com a palavra de Deus e o reconhecimento de que precisamos mudar para crescer é que conseguiremos alcançar a santificação que Deus espera de nós!!!
Os Apóstolos, desde seus tempos falavam aquilo que se aplica também a nós hoje. Devemos andar como Paulo mesmo disse em Efésios 4:1

  “...que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário