Páginas

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Como conhecer os Falsos Líderes? Mateus 23







Certa ocasião, Paulo disse quando escreveu aos Gálatas:

Gálatas 4:14 “...antes, me recebestes como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus”.

Paulo estava expressando sua apreciação, o seu agradecimento pela maneira como aquela igreja tratou-o como um representante, como um ministro, um missionário, um agente de Deus na vida daquela comunidade. Então o que ele está dizendo é isso: Vocês me receberam como um anjo.
E nós vamos perceber ao longo das Escrituras que efetivamente, essa é uma obrigação de toda a igreja, de todo povo de Deus de ter a atitude correta quanto à liderança da igreja.
Foi o apóstolo Paulo que disse aos Filipenses acerca de Epafrodito:

Filipenses 2:9  “Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse”;

 E ele passa a descrever qual foi a marca da vida de Epafrodito. E ele diz aqui:

“é responsabilidade da igreja dos Filipenses e nossa também tratar homens com autoridade espiritual com a devida honra”.

Quando escreveu a Timóteo no capitulo cinco, verso 17, o apóstolo Paulo diz que:

1Tm 5:17Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino”.

A igreja deve dar dupla honra ou salário dobrado para os seus líderes que, especialmente se dedicam no estudo da Palavra e no presidir bem.
Ou seja, há uma orientação clara que a igreja tem responsabilidade de tratar com liderança de uma maneira que a honra esteja sendo dada de quem é digno dessa honra.
E essas pessoas que são dignas de honra, ou seja, essas autoridades espirituais não é para quem quer, para quem faz uma faculdade teológica e assim se decide ser um líder. A autoridade espiritual é dada por Deus, é Ele quem chama essas pessoas.
Isso não é um elemento indiscriminado. Não é que se deve dar a honra igual a todo mundo, mas dar uma honra especifica que é dada a algumas pessoas.
Infelizmente quando nós olhamos nas Escrituras, nós vamos ver menos posturas de reconhecimento como Paulo fez a Timóteo e a Tito à igreja de Galácia em relação a ele, do que advertências quanto a maus lideres.
Acerca de advertências acerca de maus líderes, nós vamos encontrar um monte de passagens.
E em Mateus 23 nós temos uma dessas passagens em que o Senhor Jesus profere Ais, ais de vocês por Causa do que vocês fazem, e de fato Jesus estava se dirigindo a liderança religiosa judaica.

Ainda que nós vivamos em uma sociedade em que politicamente correto é uma coisa que deve ser fundamental, eu vejo nas Palavras de Jesus que Ele nem foi tolerante com a má liderança e nem tampouco foi politicamente correto. Ele denunciou.

Nós estamos em uma época em que temos lideres de diversas maneiras ministrando-nos. São os pastores que vez por outra pregam aqui, são os que você ouve na internet, na televisão da sua casa, na igreja que você visita e não é difícil para eu perceber o quanto toda a comunidade ouve aqui e aquolá as vozes mais diferentes, sem necessariamente saber como tratar com o ensino de tantas pessoas e tantas ideias diferentes. Observe:

Aqui em Mateus capitulo 23 observe o verso 2:

“Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus”.

A ideia é, eles ocupavam a cadeira dos ministros, dos que falavam em nome de Deus, daqueles que falavam em nome de Deus.
Mas aquela liderança em particular Jesus diz:

“Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem”. (3)

Não era uma característica daquela liderança, não é característica de uma liderança não autêntica viver o que ela prega.
E esse era um problema daquela liderança denunciada aqui nos versos 2, versos 8-12.
As suas vidas eram inconsistentes como nós podemos ver nos versos 3 e 4. E vamos perceber que muito dessa liderança atua de uma maneira que é para a plateia ver.

“Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens...” (5)

Ele esta usando aqui de coisas que eram utilizadas no culto ou no jeito de se vestir do judeu. Eles usavam um talet por baixo da roupa, lá tinha certas franjas e ele está dizendo que eles colocam essas franjas longas para deixar bem evidente que é alguém piedoso.
Era normal eles terem uma espécie de uma caixinha com um texto bíblico dentro e ela deveria ser amarrada no braço e eles faziam aquelas fitas que são os filactérios mais largos para chamarem a atenção e mostrar que eram muito piedosos. Tudo o que fazem é para serem vistos.
Gostam de lugar de honra nos banquetes, nos assentos mais importantes nas sinagogas. Eles gostam de serem saudados nas praças e de serem chamados de mestres.
Essas eram marcas daquela liderança com a qual o Senhor Jesus estava tratando e convivendo e, eu não tenho dúvida nenhuma, este tipo de liderança apresentada em Mateus capitulo 23 esta bem presença nos nossos dias.

Eu vou meditar nessa noite nessa passagem com vocês com o objetivo de nos preparar, de nos advertir para sabermos discernir como o Senhor Jesus discernia, o que é uma liderança verdadeira e o que é uma liderança falsa.
À partir daqui o Senhor Jesus começa a lançar os seus ais à respeito dos falsos líderes. Os “ais” de Jesus que caracterizam os falsos lideres são:

1)           Os Falsos Líderes Excluem Pessoas do Reino de Deus. (13)

Vocês vão perceber que nessas sete advertências, a maneira como o Senhor está falando parece estar se repetindo, ou parece ser a mesma coisa. Mas na mente judaica, não significa que um é totalmente diferente do outro, as ideias tem alguma coisa em comum, tem alguma coisa distinta:

13:Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!”

Eram mestres da lei, o Senhor Jesus os chama de hipócritas. A Palavra hipócrita nos tempos antigos era uma palavra comum que servia para descrever um ator. Ele estava no palco, colocava uma máscara e representava com aquela mascara certo personagem que não era ele.
Não tinha nenhum problema de ser um hipocritos, não há problema com o drama e com o teatro, mesmo porque quando você vai para um teatro você está vendo aquilo ali e imaginando somente uma representação. Se você vai no cinema para assistir um filme com a perspectiva de que vai ver ali é verdadeiro, você está em um ambiente errado.
Enquanto no teatro e no cinema você sabe que o individuo está ali representando, na igreja você não espera que ele esteja representando.
Você espera que ele seja autentico e verdadeiro. Eles faziam de conta, e o Senhor Jesus diz: “vocês mesmos não entram no reino de Deus e nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo”.

Há muito da liderança religiosa que se passam por verdadeiros crentes, homens de fé e de autoridade e nunca entraram no reino de Deus.
Podem ter discursos que são emocionantes, podem ter discursos que nos acrescentam em muito em conhecimento, entretanto não são salvos.
Alguns dos pregadores da atualidade que mais se encontram em evidência na mídia, diante do que falam, não é difícil saber que provavelmente não são cristãos genuínos. Mais são celebrados, lidos, ouvidos, assistidos pela internet o tempo todo.
Não é o fato de alguém se vestir de pastor, ou de pregador ou de mestre que torna essa pessoa efetivamente salva. Se a sua mensagem não é a mensagem do Senhor, nem essa pessoa está salva e nem quem ouvi-lo.

Os “ais” de Jesus que caracterizam os falsos lideres são:

2)           Os Falsos Líderes Corrompem a Mensagem do Evangelho (15).

No caso do Senhor Jesus, Ele convivia com pessoas extremamente legalistas e dizendo o que é que pode fazer e o que e que não pode fazer.
Os judeus ortodoxos conseguiram transformar os dez mandamentos em mais de seiscentos mandamentos. Só o mandamento de guardar o sábado, tinha setenta desdobramentos dele ou aplicações dele.
De alguma maneira eles confiavam naquilo que eles faziam e que isso lhes dava credito. Entretanto quando nós olhamos para as Escrituras nós sabemos que nenhum homem tem credito diante de Deus.
O apóstolo disse:

Romanos 3:10  “como está escrito: Não há justo, nem um sequer”,

Essa é a realidade do homem sem Deus. Eu conheço pessoas que tem uma vida marcante pela sua integridade e pela sua beleza de vida.
A mensagem do evangelho nunca se baseia naquilo que alguém faz ou deixa de fazer, se baseia sim, na orientação de Deus.
E qual é a orientação de Deus?
Romanos 3: 19  e 20:

19 “Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, 20  visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado”.

Vemos aqui que ninguém é salvo por cumprir a lei, que a lei não leva ninguém a ser salvo diante de Deus, a lei só mostra que nós estamos em falta, débito e que precisamos da misericórdia de Deus.
Tudo isso para esperar uma justiça que vem do alto, que é a que o Senhor Jesus morreu pelos nossos pecados e pagou o preço para nos resgatar naquela cruz.
Não é por mérito pessoal que se é salvo. Mas aqueles homens que conforme lemos no texto eles estavam ensinando, verso 15:

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!”

Eles acreditavam que se as pessoas obedecessem a sua lei, as pessoas estariam bem com Deus. E o Senhor Jesus adverte: “Ninguem vai ser salvo por mérito próprio, ai de vocês que pregam sobre isso”.
E há lideres que pregam hoje exatamente isso. Que nós podemos ter condições e méritos diante de Deus. Mentira, ai deles.

Os “ais” de Jesus que caracterizam os falsos lideres são:

3)           Os Falsos Líderes Pervertem a Mensagem do Evangelho.  (16)

Parece que é a mesma coisa que eu acabei de falar agora, mas eu quero te chamar a atenção para alguns detalhes diferentes.

16:Ai de vós, guias cegos, que dizeis: Quem jurar pelo santuário, isso é nada; mas, se alguém jurar pelo ouro do santuário, fica obrigado pelo que jurou!”

Ele está dizendo: “se alguém fizer um juramento pelo santuário, isso não é nada, mas se jurar pelo ouro que está no santuário, esse juramento você tem que cumprir”.
Jesus diz, que absurdo o que vocês estão falando, o que é maior, o ouro ou o santuário?

E o Senhor Jesus passa a ensinar que não é uma questão de jurar ou não, o que Jesus espera deles é que digam sim ou não, e sim ou não tenha valor.
O que interessa é que cada um de nós, que não precisa jurar e prometer, cada um de nós vai responder pelo que afirmamos: sim, sim, não, não.
Não há erro aqui de fazer algum tipo de promessa, não é isso. Nós vamos perceber nas Escrituras colocações claras de pessoas que fizeram juramentos, por exemplo no Salmo 50, Davi diz:

Salmo 50:14  “Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo;”

Se você fez um voto, cumpra.
Lembram de Ananias e Safira em Atos 5. Eles fizeram uma promessa. Venderam uma propriedade, iriam entregar para o Senhor. Ninguém pediu a propriedade deles, mas eles fizeram isso. Só que quando eles deram o dinheiro, eles tiraram parte daquela oferta que eles tinham prometido.
E Pedro os adverte e eles caem mortos porque eles estavam querendo enganar o Espírito de Deus.
Não há problemas de fazer votos aqui, mas aquela liderança religiosa está fazendo com que algumas coisas valessem e outras não valessem. Criando algumas formulas para driblar a orientação de Deus.
A orientação de Deus é que eu e você sempre devemos falar a verdade e somente a verdade e nada a mais do que a verdade. E se fizermos uma promessa, que cumpramos com aquela promessa.
Lideranças falsas mudam a Palavra de Deus. O compromisso é com a Palavra e não para criar saídas para se livrar do que a Palavra determina.

Os “ais” de Jesus que caracterizam os falsos lideres são:

4)           Os Falsos Líderes Invertem as Prioridades do Reino de Deus. 23

23: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!”

No versículo 24 ele vai dizer:

“Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!”

No Antigo Testamento, havia a orientação para se entregar os dízimos.

Leviticos 27:30  “Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR”.

O Senhor falou o seguinte: Vocês vão dar dízimo do arroz, do feijão, do trigo, das frutas, mas não falava nada desses temperos ai, hortelã, salsinha, cebolinha, pimenta.
O que é que os judeus faziam? Essa liderança demonstrava a sua grande devoção dando o dízimo da cebolinha.
Parecia uma dedicação que contemplava o Pai, mas na verdade eles tinham quebrado o seu compromisso com aquilo que era o mais importante, a prioridade, a justiça, a misericórdia, e a fidelidade.
O Senhor Jesus cita o profeta Miquéias que dizia:

Miquéias 6:8  “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus”.

Mais do que fazerem aquilo que era um detalhe, Deus diz que quer que nós andemos de acordo com a Sua orientação.
Que a marca da sua vida seja a fidelidade a Deus. Mas eles estavam atentos para aquilo que não tinha importância.
Falsos líderes invertem a prioridade do Reino de Deus.
Pensem: vamos dar o dízimo do sal, do açúcar, é detalhe. Mas e a sua vida de integridade a semana toda? Como é que vocês têm tratado as pessoas que trabalham com você, que convivem com você?


Os “ais” de Jesus que caracterizam os falsos lideres são:

5)   Os Falsos Líderes buscam os Seus Próprios Interesses.  25

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança!”

A palavra que foi traduzida por prato aqui, era um prato em que era servido normalmente uma comida fina. Podia ser servido ali uma iguaria, um doce, algo distinto e bastante especial, e o Senhor está dizendo que eles tinham o cuidado de limpar a parte de fora do prato, eles tinham o cuidado de limpar a parte de fora do copo que iria ser servido o vinho, mas não a parte de dentro.
A mensagem é: “Vocês estão preocupados de manter a aparência, mas não estão limpando o interior da alma de vocês”.
25... estão cheios de rapina e intemperança. Isso significa, falta de autocontrole.

Eles estavam levando a vida de uma maneira que agiam com violência com outras pessoas no exercício da sua fé, da sua religiosidade, tirando recursos e dinheiro do povo para que eles estivessem se satisfazendo dos prazeres que aquele dinheiro podia lhes dar.
Tudo em beneficio próprio.
Falsos líderes querem se beneficiar em cima dos outros.
Hoje é impressionante como os lideres religiosos tem juntado dinheiro de monte e vivido para agradar a si próprio. Isso é uma marca de um falso mestre.

Os “ais” de Jesus que caracterizam os falsos lideres são:

6)    Os Falsos Líderes Limitam-se a Aparência. 27

E uma sobreposição ao conceito anterior.

27: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!”

A primavera em Israel é no período entre Março e Junho, no período do nosso outono. Essa é uma época em que naquela terra chove. É a época que mais chove lá.
O que acontecia era que as obras em túmulos e qualquer tipo de construção ficava sujeita a umidade daquele período, perdia a sua cor, juntava os seus bolores e, logo depois desse período, tinha algumas festas importantes em Israel e era natural que eles pintassem esses túmulos. Não só pela aparência, mas para ajudar as pessoas, os peregrinos que vinham para as festas para saber o que eles tinham diante deles.
Eles poderiam ver ali algum tipo de construção e não saber que ali era um túmulo e se tocasse em algum túmulo, essa pessoa ficaria imunda cerimonialmente e por sete dias elas não poderiam participar das festividades. Elas perderiam o cerimonial.
Então uma das medidas era pintar os túmulos para que as pessoas soubessem onde tinha túmulos e que não colocassem a mão neles.
Jesus pega essa figura dos túmulos para mostrar para aquela liderança que eles eram iguais aos túmulos. Por dentro, podridão, mas a aparência, é fantástica.
Falsos lideres estão muito mais interessados na manutenção na imagem e da apresentação.
A vida deles por dentro não tinha a marca da integridade. Tudo o que eles faziam era somente para serem vistos pelos homens.

Os “ais” de Jesus que caracterizam os falsos lideres são:

7)           Os Falsos Lideres Perseguem os Verdadeiros Profetas (29).

Acho interessante em nossos dias, todos somos chamados a sermos flexíveis e tolerantes. Alguém que tem convicções teológicas em nossos dias é acusado de ser orgulhoso, de ser dono da verdade.
Humildade é uma disposição em relação às pessoas, não é humildade dizer: eu não sei o que é quando Deus fala o que é.
Você tem que ser tolerante com todo mundo e se você tiver uma posição firme, pode ter certeza que os mais liberais, os donos das igrejas não vão ser tolerantes com você. Acabou a tolerância deles ai.
É interessante no versículo 29:

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque edificais os sepulcros dos profetas, adornais os túmulos dos justos”

Os profetas de antigamente não foram aplaudidos e nem tampouco tinha um público tão fiel a alguns dos lideres atuais como hoje. Eles foram perseguidos, vários deles foram mortos. E o que essa liderança fazia naquele tempo era: “vamos fazer um túmulo aqui, um memorial para esse profeta, para aquele profeta”.
E o que Jesus está dizendo é:

o que vocês estão fazendo de memorial para esses profetas só tornam vocês semelhantes a seus pais, porque os seus antepassados mataram esses líderes e agora vocês, que não ouvem a Palavra, estão dizendo que deveriam ser ouvidos, mas não ouvem o profeta da atualidade”.

É o que diz o versículo 31:

“Assim, contra vós mesmos, testificais que sois filhos dos que mataram os profetas”.

Jesus diz assim: acabem de encher a medida, o que os seus pais fizeram, vocês estão completando, a maneira como vocês estão agindo com os outros profetas, vocês estão ajuntando medida sobre a cabeça de vocês.
Eles podiam expressar um certo lamento sobre a morte desses profetas, mas eles não davam valor efetivamente a esses profetas.
É interessante que Jesus vos diz:
Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?”  33

mais especificamente como uma serpente que tinha ali naquela região ali no oriente que mordia e levava as pessoas à morte envenenadas.
Falsos líderes não valorizam tanto o que Deus falou.

Conclusão. Falsos líderes encontrarão o Juizo de Deus.
No versículo 35:

“para que sobre vós recaia todo o sangue justo derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem matastes entre o santuário e o altar”.

Aqui ele menciona dois justos, dois santos.
Um é Abel, esse é bem conhecido. Está registrado lá em Gênesis 4. Ele foi assassinado pelo seu irmão. Os dois foram para o culto, fizeram o culto a Deus, a oferta de cada um foi recebida de maneira diferente, o Caim mata justo o integro Abel.
Mas ele cita um outro, é Zacarias. Ele está sendo apresentado em 2Cronicas, e lembre-se, a Bíblia hebraica está composta de uma forma que o primeiro livro é o Gênesis e o ultimo livro é o livro de 2Crônicas.
Então quando você pega um livro de Israel, você tem aqui a expressão de Genesis a 2Crônicas tem o mesmo valor para nós do que de Gênesis a Apocalipse. E o que Jesus quer dizer com isso é o seguinte:

Todos os profetas que falaram a vocês e foram tratados com injustiça, todos eles serão justiçados.

Aqueles que o mataram receberam o juízo. Jesus está dizendo: “vocês vão responder da maneira como vocês estão tratando os profetas”.

Mas o meu consolo vem desse texto:

Mateus 5:10-12  10  “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11  Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. 12  Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós”.

É fato, que várias pessoas ao longo da história, defenderam as Escrituras e foram desprezadas, ignoradas, colocadas em segundo plano.  O justo que penou na mão do injusto vai receber a justiça de Deus.
E aqueles que agrediram, que desprezaram, que trataram com falta de zelo e cuidado vão responder por isso.

Sete marcas desses falsos mestres. Eles estavam em evidencia, tinham posição de autoridade como muitas pessoas ocupam hoje
Até que ponto estamos agindo com discernimento, avaliando cada uma dessas coisas?
O Senhor Jesus foi extremamente misericordioso com os pecadores, mas ele não foi tão duro com outras pessoas quanto ele foi com os mestres que distorciam a sua verdade, que não viviam dentro do padrão da sua justiça, e que jogavam para impressionar o povo.
Tanta gente falando de Deus hoje. Estabeleça alguns critérios para os seus ouvidos.
Avalie segundo as Escrituras Sagradas tudo o que ouvir.
Porque esse grupo é o grupo que destrói a si mesmo e traz destruição para os seus ouvintes. E é o grupo contra o qual o Senhor mais advertiu e mais foi duro. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário