Páginas

quinta-feira, 6 de junho de 2013




Humildade é sempre o melhor caminho.

Lucas 14:8-11Quando alguém o convidar para um banquete de casamento, não ocupe o lugar de honra, pois pode ser que tenha sido convidado alguém de maior honra do que você. Se for assim, aquele que convidou os dois virá e lhe dirá: “Dê o lugar a este”. Então, humilhado, você precisará ocupar o lugar menos importante. Mas quando você for convidado, ocupe o lugar menos importante, de forma que, quando vier aquele que o convidou, diga-lhe: “Amigo, passe para um lugar mais importante”. Então você será honrado na presença de todos os convidados. Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado”.

Uma das grandes questões contra as quais Jesus lutou foi o orgulho. Jesus conviveu com homens muito orgulhosos. Homens que julgavam valer mais do que de fato valiam. Homens que atribuíam a si mesmos uma justiça e um valor, aos olhos de Deus inclusive, que se consideravam superiores em relação às outras pessoas. Esses eram os religiosos do tempo de Jesus. Jesus então conta parábolas para esses religiosos com o objetivo de “baixar a bola” deles.
Jesus aqui está ensinando uma grande lição de humildade. Ele está dizendo que o valor que nós temos na sociedade não deve ser atribuído por nós mesmos. Nós devemos deixar que as pessoas digam a nós o valor que temos para elas.
Devemos guardar para nós mesmos em humildade diante de Deus aquilo que pensamos a respeito de nós. E mais do recebermos a honra que as pessoas nos conferem, em vez de exigirmos a honra ou impormos sobre os outros a honra que acreditamos ter, devemos aguardar em
Deus, que a seu tempo, diga o valor que nós temos e nos dê a honra que nos é devida. Se é que alguma honra nos é devida.
Tiago o apóstolo, vai dizer que nós devemos nos humilhar debaixo da potente mão de Deus, para que Ele a seu tempo nos exalte.Isso é uma grande lição de humildade. Salomão nos seus provérbios diz que devem ser outros os lábios que nos louvam.
É muito triste conviver com gente auto-referente, com gente que só sabe falar de si mesma, com gente que se exalta o tempo todo e humilha os outros por se achar melhor. Gente que se vangloria de suas conquistas, com gente que se vangloria de suas capacidades, gente que se acha o máximo.
Ninguém gosta de conviver com gente que “se acha”. Deixe que os outros achem e principalmente importe-se com o que Deus pensa de você. Parece que isso é um conceito e um caminho de humildade.
O meu desejo é que sejamos capazes, cientes do quanto nos importamos com as opiniões dos outros, de descansamos e nos ocuparmos com a opinião de Deus ao nosso respeito e que Ele, no Seu tempo e se for o caso, atribua a nós o valor que achar que Deve.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário