Páginas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Começando o seu dia com o Senhor!!




Salmo 5

Escuta, Senhor, as minhas palavras, considera o meu gemer. 2- Atenta para o meu grito de socorro, meu Rei e meu Deus, pois é a ti que imploro. 3- De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança. 4- Tu não és um Deus que tenha prazer na injustiça; contigo o mal não pode habitar. 5- Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal. 6- Destróis os mentirosos; os assassinos e os traiçoeiros o Senhor detesta. 7- Eu, porém, pelo teu grande amor, entrarei em tua casa; com temor me inclinarei para o teu santo templo. 8- Conduze-me, Senhor, na tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplaina o teu caminho diante de mim. 9- Nos lábios deles não há palavra confiável; suas mentes só tramam destruição. Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam sutilmente.
10- Condena-os, ó Deus! Caiam eles por suas próprias maquinações. Expulsa-os por causa dos seus muitos crimes, pois se rebelaram contra ti. 11- Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em ti; cantem sempre de alegria! Estende sobre eles a tua proteção. Em ti exultem os que amam o teu nome. 12- Pois tu, Senhor, abençoas o justo; o teu favor o protege como um escudo.

Os Salmos 3 e 4 que nós estudamos nas semanas anteriores foram de orações para a noite. Este é uma oração para a manhã. Isto pode ser visto no versículo 3:

3- “De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança”.

No versículo primeiro se vê que ele passou por um momento difícil, “escuta os meus gemidos”. Mas ele deve ter gemido à noite toda e diz o que diz isso no verso 3.
O Salmo 4 nos mostrou aquela expressão muito bonita: “em paz me deitarei e dormirei porque só tu senhor me fazes habitar em segurança”. Mas nem sempre se dorme tranqüilo. Às vezes, se dorme com aflição e  não consegue dormir, que foi o caso dele.
Gemeu durante à noite, quando o sol nasceu, ele já estava orando. A razão dessa aflição podemos ver nos versículo oito:

8- “Conduze-me, Senhor, na tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplaina o teu caminho diante de mim”.

Parecia que ele tinha muitos inimigos.
O salmo foi composto de maneira a apresentar cinco estrofes.
Em três delas ele fala com Deus diretamente, ele trata da situação dele com Deus.
Em duas estrofes, ele fala dos inimigos. Ele faz isso de forma alternada,  fala com Deus sobre os inimigos e com Deus. Seguindo as estruturas do Salmo, vamos observar as estrofes:

Primeira estrofe:
A Oração Matutina 1-3

Preste atenção principalmente no verso 3:

3- “De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança”.

A dor era tão grande que ele não conseguia nem falar, ele gemia. Mas a base do Salmo não é o gemido dele, o suporte de todo o salmo é o verso 2:

2- “Atenta para o meu grito de socorro, meu Rei e meu Deus, pois é a ti que imploro”.

É um dos poucos lugares que ele chama Deus de rei. Ele era o rei humano, mas ele se dirige a Deus como o rei divino. O poder por diversas vezes dá uma sensação de segurança ilusória. Ele se subordina a Deus e o chama de Meu Rei.
Vemos no verso dois que oração não é dar ordens à Deus, não é declarar. A subordinação a Deus é uma atitude fundamental na oração.
Nem sempre temos tempo de orar de manhã. Saímos atrasados e às vezes não temos nem tempo para o café. Ele tem tempo, ele ora e espera.

“... e aguardo com esperança”.

Essa é uma lição para nós, quem ora deve descansar. Tem gente que ora e continua aflita. Oramos e muitas vezes não cremos que Deus vai agir.
Será que se nós não orássemos mais de manhã não seriamos menos ansiosos e preocupados durante o dia? Oramos mais de noite, nos acalmamos para dormir, daí dormimos e fica fácil!! Dorme-se bem, mas durante o dia, vive-se mal.

Segunda Estrofe
A Justiça de Deus. (4)

Deus não aceita o mal.

4- “Tu não és um Deus que tenha prazer na injustiça; contigo o mal não pode habitar”

A linguagem de hoje diz:

Tu não és Deus que tenha prazer na maldade; tu não permites que os maus sejam teus hóspedes”.

Ele não deixa o homem maldoso entrar na casa dele. E é por isso que ele condena o mentiroso, o sanguinário e o fraudulento. São três classes de pessoas. Provavelmente seus adversários.
Parece que todo o pano de fundo do salmo é ainda aquela crise que foi declarada por Absalão.
Ele sabe também que Deus não aceita o mal.
O oriental é conhecido pela hospitalidade, muito gentil, mas com esse tipo de gente, Deus não é gentil.
Esse é o tipo de gente que Deus não quer com ele. Com os mentirosos.... Deus não é gentil. Ele é justo.

Terceira Estrofe:

O Justo tem Intimidade com Deus. Vs 7,8

7- “Eu, porém, pelo teu grande amor, entrarei em tua casa; com temor me inclinarei para o teu santo templo. 8- Conduze-me, Senhor, na tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplaina o teu caminho diante de mim”.

Ele falou até então do homem mentiroso. O ímpio não pode ser hospede de Deus, mas o justo pode. Deus não hospeda o ímpio.
Somos íntimos de Deus?
Justo é aquele que procura se reto. Esse tem intimidade com Deus.

“me inclinarei para o teu santo templo”.

Mas no tempo de Davi não havia templo. O templo foi construído pelo filho dele.
No tempo de Davi havia uma tenda, nesta tenda se colocava a arca. Era uma tenda muito simples, mas ele considerava como templo.
Isso é muito bonito, onde Deus está aí é um templo. Por vezes nós pensamos que Deus só está presente em lugares fantásticos. Onde Deus está, aí está um templo.
Nossa vida é um templo, em 1Cor 3:16.
Será que somos mesmos templo do Espírito Santo. Por vezes, vemos gente tão desbocada.
Será que a nossa vida realmente é um templo? No versículo oito ele faz um pedido;

8- “Conduze-me, Senhor, na tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplaina o teu caminho diante de mim”.

Ele não pede para o Senhor conduzi-lo na justiça para que ele viva bem, para ele ser feliz, ser abençoado, “mas por causa dos meus inimigos”. Ele quer ser guiado por causa dos adversários.
Já que ele tem adversários, a melhor coisa para ele é ser guiado por Deus. Nós queremos ser protegidos por Deus, mas não guiados por Deus.

Quarta Estrofe:

 O Castigo aos Faladores. (9-10)

9- “Nos lábios deles não há palavra confiável; suas mentes só tramam destruição. Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam sutilmente”.

O salmista então pede para que Deus os declare culpados e os rejeite:

10- Condena-os, ó Deus! Caiam eles por suas próprias maquinações. Expulsa-os por causa dos seus muitos crimes, pois se rebelaram contra ti.

Davi vivia na lei, por isso essa dureza de postura quanto aos inimigos. Como eles não tinham nenhuma doutrina de eternidade, de um juízo final, de um castigo de Deus, para ele toda a vida se resumia aqui na terra, então o culpado deveria ser punido aqui, porque se o culpado escapasse, isso perverteria toda a moralidade de mundo e enganaria a Deus.
Provavelmente esse povo fazia fofoca contra ele naquele tempo a ponto de levar a nação toda contra ele. Absalão foi durante dois anos roubando o coração dos homens, colocando pessoas em lugares chaves, subornando essas pessoas e criou todo um clima de murmuração.
Murmuração é algo terrível. Fofoca é uma coisa horrorosa. O falador não era uma desgraça, é uma desgraça.
Aquela pessoa que tem prazer em fofocar. Como nós precisamos ter cuidado com isso!

Quinta Estrofe:

O que Confia pode se alegrar, porque Deus o Defende 11-12

11- Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em ti; cantem sempre de alegria! Estende sobre eles a tua proteção. Em ti exultem os que amam o teu nome.

O que é que o justo pode? Alegrar, refugiar e gloriar-se em Deus.
O justo é abençoado. Ele volta a figura anterior, Deus não é benevolente com o ímpio. Nem o recebe em casa, mas é benevolente com o justo.

12- “Pois tu, Senhor, abençoas o justo; o teu favor o protege como um escudo”.

O escudo para quem é protegido é a graça de Deus. Seria tão bom guardarmos sempre isso, de que Deus nos protege com a sua Graça.

Conclusão:

Esse salmo é uma oração para a manhã, de manhã nem sempre oramos, não temos tempo e às vezes não estamos acordados.
Na aflição, ora-se de noite como vimos nos salmos 3 e 4, mas o ensino do salmo 5 mostra que devemos também orar pela manhã.
Se a tua manhã está difícil, a oração é sempre melhor do que a murmuração.
Comece o seu dia com o Senhor, faça um esforço para ter um momento com Ele, você só tem a ganhar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário