Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O que não Esquecer ao Planejar





Tiago 4:13-17

13  “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. 14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. 15  Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. 16  Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna. 17  Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando”.

Estamos começando mais um ano e é natural estabelecermos decisões, ou no mínimo renovar intenções. Muitos já estão planejando ... Novo Trabalho, se casar, estudar a Bíblia, emagrecer.  Ambições e planejamentos fazem parte da vida.

 1º) Tiago 4 vs 13,14 quando fazemos uma leitura rápida... Será que devemos planejar? Pode parecer que a Palavra de Deus é contra planejamento! 
Devemos planejar porque você precisamos nos preparar.  Não faz parte da nossa vida, planejar.
 Pode até parecer Pouco Espiritual?O futuro a Deus pertence!” Ah, O E.S dá a direção!” Desculpas!

Pv 30:24-25:Quatro coisas há na terra que são pequenas, entretanto são extremamente sábias; as formigas são um povo sem força, todavia no verão preparam a sua comida
Até a formiga se prepara para o seu futuro.

Lucas 14:28-31 28  “Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? 29  Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, 30  dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. 31  Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?”

As atividades do dia-a-dia e da igreja necessitam de planejamento.

Tiago não fala contra o planejamento! Ele fala sobre o que não esquecer ao Planejar e nos dá três conselhos:

1º) Não Esqueça que você é Dependente de Deus (13).

Gn. 2:16  “E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente”,

Ao homem foi entregue o livre arbítrio. O homem passou a ter condições de arbitrar, decidir, escolher. Foi entregue ao homem uma liberdade e sobre ela o homem se equivocou. O homem não entendeu algumas coisas sobre essa liberdade. Essa liberdade que Deus nos dá é uma liberdade com total responsabilidade. A liberdade concedida por Deus no Éden ao homem mostra que ele não está isento de responsabilidade.
Essa liberdade respeita limites. Não podemos fazer tudo o que queremos. Deus não concedeu ao homem uma liberdade que dá ao homem direito de fazer de sua vida o que bem entender. Isso não é liberdade bíblica.
Essa liberdade foi mal usada. O processo de queda do homem em Genesis é o momento em que o homem usa de maneira imprópria a sua liberdade. Tornou-se rebelde e passou a usar a liberdade em direção ao mal. Observe o que diz o verso 13 de Tiago:

13  “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros”.

Vs 13 Hoje ou amanhã( Qdo das suas vidas), Iremos a tal cidade( deter. Local), passaremos um ano( determ. Tempo), faremos negócio ( determ. Atividade), ganharemos dinheiro(determ. Finalidade).
Não há nada de errado nesse planejamento. Só que faziam confiando somente neles.  Isso é presunção, sem reconhecer que dependemos de Deus.

Aqui está claramente a imagem da independência humana. Somos indivíduos que, se deixarem, queremos fazer tudo sozinhos.
Veremos que essa independência, que aparentemente o homem recebeu, mas que não soube utilizá-la desde o Éden, é uma independência que vem destruindo o ser humano.
Quantas coisas erradas, quantas decisões equivocadas nós já tomamos na nossa vida. Quantas vezes nós já não tomamos essa liberdade de maneira imprópria? Quantas vezes não entramos por caminhos cujas decisões foram absolutamente nossas e solitárias.
Tiago está dizendo: “vocês dizem que amanhã vocês estarão nesta ou naquele lugar”.
O povo Judeu como raça, eram grandes comerciantes, cidades estavam surgindo e os judeus se aproveitavam disso para ganhar mais dinheiro. Não há nenhum problema nisso, mas eles estavam correndo o risco de esquecerem que eram dependentes de Deus.
Pensamos que nossas agendas podem ser preenchidas livremente, mas não podem. O preenchimento das nossas agendas, essa liberdade que pensamos ter, não pode acontecer sem a intervenção de Deus.
Tudo o que você está planejando fazer para esse ano, o verso 13 mostra que até mesmo para ganhar dinheiro honestamente, ou seja, eu preciso submeter isso à vontade de Deus.
Até as minhas boas intenções, até mesmo atitudes que eu entendo que não são atitudes que desagradariam a Deus devem ter o apoio Dele.
Parece espiritual que, se eu ganhar dinheiro eu vou abençoar mais, ajudar mais a minha casa, dar um dízimo maior, mas na verdade nós temos que nos submeter a Deus porque? Porque ele sabe até mesmo se nós temos condições de conviver com mais dinheiro.
Tem pessoas que ganham dinheiro e esse dinheiro se transforma em algo mal para a sua própria destruição! Quantas pessoas que talvez você conheça, que depois que passou a ganhar dinheiro, mudou? E mudou para pior. No seu caráter, na sua integridade.
Tiago está preocupado até com isso. Nós que pensamos ter essa independência temos que tomar muito cuidado. Essa independência é ilusória, e ele termina lá no final do capitulo, dizendo:

16 “Mas, agora, vos gloriais em vossas presunções; toda glória tal como esta é maligna”

Nós nos gloriamos dessa liberdade de que não dependemos de ninguém e isso é maligno. Esse reconhecimento que produz a vanglória no coração: eu não dependo de ninguém, eu tenho tudo sozinho, eu não preciso dos outros, isso é maligno diz Tiago. Essa é uma vã glória, isso é falso, vazio, mentiroso.
O que Tiago então nos mostra é que nós não podemos viver essa independência achando que não teremos consequências.
Porque ele estava dizendo isso? Ele está escrevendo a judeus convertidos e eles são ótimos negociadores por natureza. E o que acontecia era que haviam judeus naquela igreja ou naquelas igrejas que viviam saindo pelo mundo dizendo e escolhendo aonde eles iriam ganhar dinheiro, e como eles eram muito bons de negócio, eles tinham certeza que sairiam dali com toda a vitória.
Era por isso que Tiago estava escrevendo esse texto. Aqueles judeus tinham um amplo planejamento, mas que se consideravam independentes.
E é isso que nós precisamos rever. Como é que estamos planejando o nosso futuro. Como você está planejando o seu ano de 2013?

O que Você Não Deve Esquecer ao Planejar?

2º) Não se Esqueça da Fragilidade da Vida (14).

Como é que nós vivemos como se tudo estivesse certo? Pensamos que vamos viver por muito tempo.
É da natureza humana que nós nos comportemos como se não fossemos morrer. Isso está em nós pelo próprio sentido de eternidade.
Nós fomos criados para sermos eternos. O problema é que o pecado destruiu esse projeto. E nós fazemos coisas ainda na vida como se fossemos durar para sempre.
Às vezes, guardamos as coisas como se fossemos durar para sempre. Tratamos de nós mesmos como se fossemos durar para sempre e aí quando a realidade da morte chega diante de nós, isso se torna desesperador.
Quando eu penso que vou viver para sempre e olho no espelho e vejo que estou envelhecendo, quando você percebe que alguns anos atrás você não tinha cabelos brancos, não havia rugas no seu rosto, você não se cansava quando fazia as coisas, você tinha muito mais disposição e hoje o próprio desgaste do seu corpo vai levando você às incertezas da nossa própria finitude. E Tiago diz:

  14 “Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa”.

Tiago estabelece um contraste entre a minha prepotência de achar que sou um homem livre e o fato de ser finito, pequeno, limitado. Tiago então nos pergunta:
O que nos acontecerá amanhã”? Como é que nos vamos planejar que amanhã vamos fazer isso ou aquilo se nós não temos certeza sobre o que vai acontecer à uma hora na nossa vida.
 E ele diz assim: “O que é a vida?” E ele se utiliza da parábola de neblina que nós somos como uma neblina que passa rapidamente. Isso é a vida.
Os adolescentes e jovens tem mais facilidade de pensar que são eternos. Isso é normal. Mas quando o tempo vai passando, a gente vai percebendo que nós não somos quem pensávamos. Que a vida não é como imaginávamos e que as coisas desse mundo tem um fim.
Por isso, ao planejar, considere que você é limitado e que os seus planos devem considerar a sua fragilidade.
Você deve planejar coisas para a eternidade. Planos terrenos são passageiros: 

Mateus  6:19-21   19  “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20  mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; 21  porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”.

A vida é incerta, e você deve considerar isso ao planejar. Considere que ao planejar, você deve entender que os planos devem considerar a nossa finitude aqui na terra.

O que Você Não Deve Esquecer ao Planejar?

3º) Não se Esqueça de Apresentar o Seu Projeto à Deus em Oração  (15).

“15  Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo”.

A expressão “Se Deus quiser” não pode ser pejorativa que você utiliza apenas como um jargão de linguagem. O que significa Se Deus quiser?
Tiago está mostrando que a nossa agenda, que o nosso planejamento, que o nosso futuro começa com oração. Começa com submissão. Temos que nos submeter a Deus a tudo. Tudo que nós vamos e estamos planejando fazer, temos que submeter a Deus em oração.
Já submetendo em oração nos enganamos algumas vezes, Deus não erra, somos nós quem erramos.
Imaginem se nós não submetemos a nossa vida à oração! O problema é que o que está dentro de nós é aquele senso de independência. Está dentro do meu coração e do seu essa vontade de fazer às coisas por nós mesmos.
Esse desejo de fazer de ir e de vir, que é constitucional, a liberdade de ir e de vir, e geramos essa mentalidade independente e que Tiago está agora combatendo dizendo:

“Submetam suas vidas, submetam suas agendas, submetam tudo o que você forem fazer à vontade de Deus.”
Se nós nos colocássemos tudo diante de Deus, talvez não sofrêssemos tudo o que já sofremos.
Todos aqui, algum dia já tomou uma decisão que não deveríamos ter tomado, entramos em uma situação que não deveríamos ter entrado e depois que a gente entra, utilizando a nossa própria independência, e o caminho que a gente escolheu não deu certo, aí a gente vai pedir ajuda de Deus.

Sempre pedimos ajuda de Deus depois que as coisas tornaram proporções terríveis.
Porque nós não perguntamos a Deus antes de começar um relacionamento, de mudar de emprego, de fechar um negócio, de escolher o curso que vamos fazer? Devemos submeter tudo a Deus em oração. Tudo é tudo. Deus tem que fazer parte do seu planejamento.

Deus sabe tudo. Ele é Onisciente. Ele conhece o futuro. E o que nós sabemos? Não sabemos nada.
Tem caminhos que para nós parecem ser de Deus, mas não são.
Isso nos tenta e nos faz achar que será bom para nós, mas só Deus sabe o final daquele caminho. 
A Vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Não podemos nos esquecer disso. Se Deus diz não para nós é porque Ele sabe o que é melhor para nós.

Muitas vezes, Deus deixa você fazer o que está no seu coração porque quando você quer, não há quem impeça, não tem pai, não tem mãe, não tem marido, não tem esposa, ás vezes nem Deus, não porque Ele não pode impedir, mas porque Ele respeita a liberdade que Ele mesmo concedeu a todos nós.
Porque se Ele não nos respeitasse, Ele faria com que nós fizéssemos o que Ele quer. Deus não age assim.
O que você e eu devemos fazer ao planejar é orar ao senhor e perguntar:
O Senhor aprova, o Senhor que conhece tudo, que sabe o que é o melhor, aprova a minha decisão? Se não Senhor, impeça”.

Não é insegurança depender de Deus. Como é que eu posso dizer que Ele é meu Senhor se eu não submeto a Ele a minha agenda?
Por isso, cuidado ao planejar a sua agenda para 2013.
Faça planos, planejar é importante, mas não deixe Deus de fora da sua vida, não tome decisões pela sua cabeça. Ele nos dá um alerta no fim do texto que diz:

17  “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado”.

Quem se omite em colocar Deus controlando a sua agenda está cometendo pecado. Pecado não é só fazer coisas erradas, mas pecado é deixar de fazer algumas coisas certas.
Salmo 37:5 nos diz: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará”.

Conclusão: Planeje o seu futuro, mas planeje diferente dos filhos do mundo, e planeje o futuro reconhecendo que é dependente de Deus, que a vida é frágil e exige investimentos celestiais e apresente o seu projeto a Deus em oração. 

 “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.” Jr 29:11.

Deus que administrar a sua vida com você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário