Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Vencendo a Frieza Espiritual Jonas 1:3-16


Jonas 1:3-16


3  “Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR. 4 Mas o SENHOR lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar. 5  Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente. 6  Chegou-se a ele o mestre do navio e lhe disse: Que se passa contigo? Agarrado no sono? Levanta-te, invoca o teu deus; talvez, assim, esse deus se lembre de nós, para que não pereçamos. 7  E diziam uns aos outros: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. 8  Então, lhe disseram: Declara-nos, agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual a tua terra? E de que povo és tu? 9  Ele lhes respondeu: Sou hebreu e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra. 10  Então, os homens ficaram possuídos de grande temor e lhe disseram: Que é isto que fizeste! Pois sabiam os homens que ele fugia da presença do SENHOR, porque lho havia declarado. 11  Disseram-lhe: Que te faremos, para que o mar se nos acalme? Porque o mar se ia tornando cada vez mais tempestuoso. 12  Respondeu-lhes: Tomai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará, porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade. 13  Entretanto, os homens remavam, esforçando-se por alcançar a terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia tornando cada vez mais tempestuoso contra eles. 14  Então, clamaram ao SENHOR e disseram: Ah! SENHOR! Rogamos-te que não pereçamos por causa da vida deste homem, e não faças cair sobre nós este sangue, quanto a nós, inocente; porque tu, SENHOR, fizeste como te aprouve. 15  E levantaram a Jonas e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria. 16  Temeram, pois, estes homens em extremo ao SENHOR; e ofereceram sacrifícios ao SENHOR e fizeram votos”.

 Jonas era um profeta do Senhor que morava numa cidade chamada Gate-Hefer (Cidade filistéia, onde Golias nasceu), ficava no sudoeste do mar da Galiléia. Ele foi chamado pelo Senhor para profetizar mais especificamente na cidade de Nínive, que fica no atual Iraque, cerca de 900 km de onde ele estava.

Podemos observar logo no inicio do seu livro que Jonas, no mínimo, tinha uma declaração de fé perfeita. Ele sabia de quem ele falava quando se referia a Deus.

Notem nos versículos 1 e 2 ele diz que Deus falou. No versículo 9, ele diz: : “Eu sou hebreu—respondeu Jonas—e adoro o SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra.”.

Quando eles perguntam quem ele era e ele diz que era hebreu, e hebreu era a maneira que eram conhecidos de todos lá, mas ele diz que era um adorador daquele que fez os céus e a terra.
Ele sabe quem é o seu Deus, ele sabe o que o seu Deus fez.
No versículo 12 notem: “...Tomai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará, porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade”.

Jonas tem um conhecimento de Deus, pelo menos teórico, muito bom. Não encontramos nenhum equívoco na sua declaração de fé. Ele era o profeta, mas isso não é tudo.
 
 No versículo 3 nós vemos que ele estava fugindo do Senhor. Como diz na língua original, ele estava fugindo da face do Senhor.
No versículo 10 ficou muito claro para aqueles marinheiros que ele estava fugindo da presença do Senhor. Os fenícios que cuidavam da navegação naquele tempo, eles não tinham discernimento do que era certo ou errado, mas quando ele conta que é um servo do Senhor e estava fugindo, que não estava cumprindo o que Deus mandou ele fazer, eles sabem que isso é grave.

Notem um homem que tem uma declaração de fé perfeita, mas ele está fugindo da presença do Senhor.
Ele é um crente? Não tenha dúvidas de que ele era crente sim, mas na prática não. Ele confessava a verdade, ele cria certinho, mas não vivia certinho.

É possível nós termos um conhecimento teórico do nosso Deus, mas ainda sim, estarmos reprovados por Deus por não estarmos desfrutando do que Deus tem para nós.
O que Deus espera dos seus, mais do que saber reproduzir uma visão teológica, Deus espera mais dos seus do que saber recitar a declaração de fé da sua igreja, mais do que levarmos um título de profeta. Deus espera que nós tenhamos uma vida na Sua presença.
Veremos nessa noite que a fé verdadeira implica em relacionamento.
Existem algumas indiferenças a evitar que produzem de fato essa frieza espiritual
Veremos então nessa noite 5 elementos que compõe a frieza espiritual.
Não significa que alguém que está frio espiritualmente, que está levando uma fé somente mecânica, que tenha que ter esses cinco, mas qualquer um desses sinais é um sinal de perigo, porque é isso que estava acontecendo na vida de Jonas.

O que marca um cristão frio, que não leva a vida com Deus como deveria levar:

1º) É Indiferente com a Vontade de Deus.

Talvez indiferença seja pouco para o que nós lemos aqui, nós sabemos que Deus o havia chamado para ele ir pregar em Társis.
É importante reproduzir o que ele fez. No versículo dois Deus diz:

2  “Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela”.

E no versículo 3 Deus diz:

“Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR”.

Jonas era indiferente, não dava importância para o que Deus falava. Ao invés de ir viajar a 900 quilômetros, ele vai para 3200 quilômetros contrario.
Agora será que isso é diferente de quando você pára você age de forma indiferente ao que Deus fala para você fazer na sua vida?
Será que isso é diferente de quando você percebe do que Deus tem para você, mas você consegue explicar de um jeito ou de outro uma forma de se livrar disso?

Você sabe o que Deus quer de você, mas você tem aquela versão da revelação de Deus sobre algo que é mais prazeroso por exemplo?

Nós começamos a ficar frios na fé quando ignoramos o que Deus está dizendo, como por exemplo,

ah... eu gosto mais disso então é isso que tem que ser feito. Ah, é mais fácil fazer assim, essa parte das Escrituras e muito restritiva, eu acho que tem que ter um pouco mais de liberdade, de alguma maneira eu levo alguma vantagem desse jeito”.

Eu estou contente do jeito que eu faço. Jonas tinha as suas preferências e quando nós começamos a preferir o que nós queremos sobre o que Deus quer, isso redundará em uma fé fria, mecânica e somente nominal.

Você pode confessar a Cristo, você pode dizer que é cristão, mas quando você rejeita o que Deus fala, isso vai provocar no seu coração um endurecimento, que mais cedo ou mais tarde vai ser simplesmente um crente frio espiritualmente

2º) É Indiferente com a Pessoa de Deus.

No versículo 3 diz que ele fugiu da presença do senhor. No versículo 10 diz que ele já havia explicado aos marinheiros que ele está lá fugindo da presença do Senhor.
Jonas é o profeta de Deus, e ao contrário daqueles marinheiros, que acreditavam em uma série de divindades, o que nós percebemos é que aqueles pagãos ali eles são mais, no sentido espiritual, mais piedosos no que Jonas.

Nos versículos 5 e 6 você os vê. Eles estão em uma situação de desespero, mas eles estão ali clamando cada um ao seu Deus.
Mas Jonas que tem um Deus verdadeiro, que tem uma declaração de fé verdadeira, que tem uma teologia saudável, ele está fugindo da presença do Senhor.

No Salmo 139:7-10 diz:

7 “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? 8  Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; 9  se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, 10  ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá”.

 Certamente Jonas conhecia disso.

Veja o versículo 9:

“Sou hebreu e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra”.

Jonas certamente conhecia esse texto, mas ele está fugindo da presença do Senhor. De alguma maneira ele está dizendo: “eu não quero manter contato com Deus!! Eu quero levar a minha vida agora sozinho, como eu quero, como eu desejo’.

Será que isso é muito diferente de que quando nós nos tornamos indiferentes em vez de gastar um tempo na presença de Deus?
Quantas vezes Deus teve que puxar a sua orelha, ou você mesmo com a sua consciência se acusando por causa da sua falta de relacionamento com Deus?

Tem tempo para o seu trabalho, tem tempo para o seu jornal, tem tempo para o seu lazer, tem tempo para tudo, mas não tem tempo para gastar na presença do seu Deus.

Certa ocasião, os discípulos, diante de uma mensagem de Jesus ficaram um pouco chocados com o que Jesus falou, alias, vários discípulos e seguidores ficaram assustados e começaram a deixar Jesus depois do que ele falou e depois Jesus vira aos seus discípulos e fala:
e vocês, querem ir embora também? E Pedro diz: Senhor, para onde eu vou se tu tens as Palavras da vida?”

Pedro tinha a consciência, não existe lugar melhor do que está em contato com Deus e ouvindo Dele.

O profeta Jeremias, de uma maneira tão fantástica profetizou contra o povo de Israel justamente por causa de uma postura inadequada. Veja Jeremias 2:13

“Porque dois crimes cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”.

De alguma maneira, aquele povo achou que a melhor coisa não era andar com Deus, ele podiam se virar sozinhos. Mas Deus diz, “eu tenho uma queixa, vocês me deixaram e cavaram para vocês cisternas que não retém a água”.

Não existe uma vida melhor do que alguém que vive na Presença de Deus.
Seria isso diferente por acaso, da nossa indiferença do tempo dedicado para estarmos mantendo um relacionamento com Deus? Em oração, na meditação da Palavra, na adoração do nosso Deus?
Não investir na devoção diária desenvolve uma fé fria e somente nominal.

3º) É Indiferente com o Próximo.

Quando Deus chamou Jonas e falou para ele ir pregar para Nínive, Deus tinha um propósito. Aquele povo era ímpio e Deus tem um propósito de alcançar aquele povo. E quando Deus chama Jonas, o que ele faz? “Tô fora, Nínive, de jeito nenhum”.
Ele é indiferente com aquelas pessoas que estavam diante dele.
Imagine a cena no navio. Jonas está no porão do navio, as pessoas estão ali desesperadas, ele está dormindo. Como é que uma pessoa pode dormir nesse momento?
Os marinheiros estão desesperados ao ponto de jogar a carga ao mar. Era um navio de comercio, a tempestade está tão grande que o navio está ao ponto de se despedaçar, e eles começam a jogar tudo ao mar para ver se diminui o peso para eles simplesmente serem levados pelas ondas.
Ele disse, a tempestade está acontecendo por minha causa.
Ali com Jonas, homens que representam famílias, e Jonas está lá deitado.
Ele é absolutamente indiferente com aqueles Ninivitas, ele é absolutamente indiferente com aqueles marinheiros que estão ali, ele é frio com as pessoas que estão com ele. Até pior do que os ímpios!!!

Um pouco mais adiante, no versículo 13 depois deles saberem o que está acontecendo, Jonas disse que ele era o problema, e o que é que os marinheiros fazem?

13Entretanto, os homens remavam, esforçando-se por alcançar a terra...”

Jonas não poupou a vida do povo de Nínive e nem tampouco poupou a vida daqueles marinheiros naquele navio.
Uma marca de frieza espiritual é a insensibilidade com as pessoas.

Faz parte de uma fé saudável e visível ter um interesse genuíno pelas pessoas.
Será que isso que aconteceu com Jonas é diferente da despreocupação com amigos, colegas, vizinhos, a quem nós temos a responsabilidade de manifestar a Graça do evangelho do nosso Deus?
Ignorar o próximo e os planos que Deus tem para eles é incompatível com o caráter do amor de Deus.
Essa frieza espiritual que Jonas tinha, e que tantas vezes cultivamos na nossa vida.

4º) É Indiferente com o Pecado.

Jonas estava tão obstinado em fazer as coisas como ele queria, mas ele tinha suas razões, ele não queria ir para Nínive, sabe porque? Porque ele sabia da possibilidade daquele ninivitas se converterem. E ele não queria isso.



Pecado também e saber o que fazer e não querer fazer.
Ele queria que eles fossem para o inferno. No versículo 10 nós sabemos, ele sabia que o motivo do naufrágio era porque ele estava desobedecendo a Deus.

Ele sabia que de uma maneira ou de outra, o que estava acontecendo ali era a disciplina de Deus sobre um filho seu que está em pecado e distante Dele.

Mas Jonas é indiferente. O que Deus esperava de Jonas em uma situação como essa quando percebesse o seu pecado era que se arrependesse.

1João 1:9Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

O que Deus queria é que Jonas confessasse que estava errado.

Jonas não faz isso, ele segura firme o seu pecado, ele preserva o seu pecado.

Será que isso é diferente, por exemplo: você já sabe, as Escrituras dizem de forma clara, que você não deve fazer comentário dos outros, falar mal dos outros, mas você continua fazendo. Ah, mas todo mundo fala...

É interessante que quando nós estamos obstinados no nosso pecado, só existe confissão de pecado quando estamos debaixo de muito aperto.

Nos versos de oito a dez a sorte caiu sobre Jonas, se é que podemos chamar isso de sorte!! Agora não tinha saída mais. Ai ele fala, eu estou fugindo.

Essa não é a confissão que Deus quer, o que Deus quer é uma confissão que está marcada por arrependimento.
Quando nós não tratamos com o pecado como deve ser tratado o pecado trata a gente como o diabo quer tratar.
O pecado tem um poder de levar o nosso coração a ser endurecido, é por isso que as escrituras diz em Hebreus 3: 13
 “...exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado”.

Você está vendo um irmão se desviar e cometer um pecado, você quer o fim dele? É igual Jonas estava fazendo. Qual é o pecado que você tem conservado na sua mão.
Você gosta, dá um certo prazer, faz parte do seu hábito, isso vai lhe endurecer e fazer com que a sua fé seja uma fé fria.

5º) É Indiferente com a Própria Vida.

Aqueles homens lutando no mar, de alguma maneira eles querem ser preservados. O comandante acha Jonas lá no porão, e diz: o que você está fazendo aí, vai clamar ao seu Deus.
Os marinheiros, depois de saberem de tudo, perguntam: O que é que nós devemos fazer? Me joguem no mar.
Jonas era indiferente com a sua própria vida. “Eu prefiro morrer”. Quantas vezes você já passou por essa experiência? Você olha para a sua vida, olha para o seu contexto, cheio de problemas e diz: eu não quero mais viver.
É tão absurdo, que aqueles homens ímpios estão dizendo: Não, nós não vamos jogar no mar.
Ele poderia chegar para o seu Deus e tratar com ele, dizer: “Deus, eu estou errado, me joga ao mar”.

Uma fé fria ela também traz esse elemento de indiferença com a própria vida.

 No caso de Jonas, isso vai se repetir de novo no capítulo 4 quando ele chega para Deus e diz objetivamente: é melhor morrer do que viver.

Apesar dele ser um crente, dele ser um profeta, de conhecer de teologia, é tão desprovida de vida, que ele pede a morte duas vezes.
A vida de Jonas era sem nenhum propósito. Se ele tivesse uma televisão a cabo naquele navio ficaria assistindo todos os canais, se tivesse jornal para ler, faria isso, mas não tinha nenhum propósito de vida.
É interessante o contraste da vida de Jonas e da vida de Paulo.
Jonas está dizendo que prefere morrer quando tem a oportunidade de ser útil nas mãos de Deus para salvar pessoas, enquanto o apóstolo Paulo diz assim:

“Olha, eu prefiro morrer porque vai ser muito melhor, eu vou estar com o Senhor, mas por causa de vocês, eu abro mão pelo o que eu desejo de estar na presença de Deus para estar na presença de vocês e para que sejam desenvolvidos”.

Aqueles homens no verso 14 começam a clamar a Deus, fazer promessas a Deus, mas Jonas não.

Toda ação provoca uma reação. Quando nós somos indiferentes com tudo o que vimos hoje, nós teremos a chance de ver Deus reagir. E como é que ele reage?

2Timóteo 2:13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo”.

Deus não vira as costas e diz: “agora vocês se viram”.

Quando Jonas se torna mecânico e frio, qual é a resposta de Deus para ele?

1:4    Tempestade.
1:7    Alguém vem chamá-lo.
1:7    A sorte cai sobre ele
1:15 Os marinheiros acabam lançando ao mar.

Sabe o que é isso?  Por mais que nós queiramos ser indiferentes ao que Deus é, pensa e tem para nós, Deus não desiste de nós.
Ele vai usar da sorte, ele vai usar da tempestade, ele vai usar aqueles homens para lançá-lo ao mar, mas isso é porque ele não desiste de nós.
É isso o que está acontecendo com Jonas e é o que o escritor de Hebreus diz que vai acontecer com quem tem esse mesmo comportamento de Jonas:

Hebreus 12:10...Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade”.

Jonas era indiferente com a vontade de Deus, Indiferente com a Pessoa de Deus, Indiferente com as pessoas, Indiferente com o pecado, e Indiferente com a sua própria vida.
Você está sendo indiferente a Ele? Ele não é indiferente a você.
Há algumas perguntas que você precisa responder hoje.

1º) Há alguma desobediência explicita que o Espírito de Deus te faz lembrar agora? Confesse.

2º) Há alguma postura sua que revela um certo desinteresse em estar na presença de Deus? Você é capaz de estar envolvido com o seu trabalho, com as suas leituras, com os momentos seu de lazer, mas não ora, não lê a Bíblia, não jejua, não quer passar tempo com Deus?

3º) Há alguma atitude com o próximo, seja ele parente ou não com quem você está absolutamente indiferente? Está indiferente com os perdidos?

4º) Há alguma postura que você tem nutrido sobre você mesmo, pecados que tem acalentado e não tem deixado?

5º) Há alguma postura de indiferença com a sua própria vida. Você tem negligenciado sua própria vida?

Comece confessando isso.
Nós não fomos chamados para sermos chamados como Jonas, indiferentes. Nós fomos chamados para vivermos na mais intima comunhão com o filho amado.
Não seja indiferente, mas viva uma vida que faça diferença. Diferença para você mesmo, para o seu Deus e para as pessoas que estão à sua volta.

Um comentário: