Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Quando Deus Encontra Paulo. (Texto: Atos 9:1-19)


1  Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote 2  e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. 3  Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, 4  e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5  Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; 6  mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer. 7  Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém. 8  Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco. 9  Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu. 10 Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor! 11  Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando 12  e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. 13 Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; 14  e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. 15  Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; 16  pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome. 17 Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo. 18 Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado. 19 E, depois de ter-se alimentado, sentiu-se fortalecido. Então, permaneceu em Damasco alguns dias com os discípulos”.

Saulo, a forma aramaica, ou Paulo, a forma grega, já que ele foi levar o nome de Jesus para os Gregos. Porque neste momento da conversão de Paulo no texto aqui narrado, o cristianismo era chamado de “Caminho” e era uma inexpressiva seita judaica.
Ela era ridicularizada pelos romanos que a viam como uma superstição. Eles se admiravam como um homem culto como Paulo poderia acreditar nisto.

Atos 26 mostra isso na palavra que diz assim: “que Paulo era um homem louco que acreditava em um defunto”.

Os gregos, cultos, pais da civilização ocidental, foram os grandes pensadores da história e consideraram isto uma loucura.
1Cor 1:23  “mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios”;

Paulo não só projetou a pessoa de Cristo, mas a fé cristã no mundo inteiro. Um profundo conhecedor da cultura e filosofia grega, da filosofia romana, do direito romano.
No livro de Atos, ele aparece escrito em Aramaico, em hebraico, em grego e em latim.
Dotado de uma imensa capacidade de trabalho, este homem coloca o cristianismo como uma religião universal.
A segunda carta que ele escreveu a igreja de corinto, ao falar da sua própria inteligência, no capítulo 10 versículo 5:

“... anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”,

Mas é aqui no texto de Atos, o texto que eu li é que o mundo começa a ter uma mudança. É onde essa inexpressiva seita judaica com o nome Caminho vai receber o seu mais ilustre convertido de todos os tempos. E o mundo vai mudar.
Há dois limites nessa história: A primeira está aqui:

1  “Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor...”

O texto bíblico que trás a palavra respirando, literalmente significa bufando. É aquela pessoa que está com tanto ódio que não respira, bufa.
Aqui está um homem que bufava de ódio por Cristo.
O outro limite da vida desse homem está em Atos 20:24. Fundou a igreja de Éfeso e a pastoreou por três anos, agora se despede da igreja e vai para outra igreja e diz ele ao olhar para os pastores da igreja de Éfeso:

24Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus”.
A mudança foi porque o Senhor Jesus Cristo o encontrou. Esse é o nosso assunto como já foi nos domingos anteriores.
Na experiência de Paulo, nós podemos ver algumas marcas na vida de quem Deus encontra.

1º) No encontro com Deus, Ele quebra a arrogância da pessoa.

Aqui está um homem arrogante. Culto, com autoridade e com prestígio. Ele diz em outro lugar que quando ele era ainda jovem todos os cargos seriam dele. Ele deixa isso bem claro.
Atos 26:9-11Na verdade, a mim me parecia que muitas coisas devia eu praticar contra o nome de Jesus, o Nazareno; e assim procedi em Jerusalém. Havendo eu recebido autorização dos principais sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e contra estes dava o meu voto, quando os matavam. Muitas vezes, os castiguei por todas as sinagogas, obrigando-os até a blasfemar. E, demasiadamente enfurecido contra eles, mesmo por cidades estranhas os perseguia”.

Ele odiava os cristãos. Voltamos ao texto de Atos.

Atos 9:3,4,8  3  “Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, 4  e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 8  Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver”.

Agora o homem arrogante está cego. Ele liderava o pelotão para caçar cristãos. Agora ele é guiado por alguém. Por suprema ironia, quem vem ajudá-lo é um cristão.

17,18Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo. Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado”.

Tinha poder de vida e morte, até que Jesus o alcançou. Começa a história bufando. É uma fera. No versículo 11, Deus falando a Ananias:

“Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando”.

Primeiro começa a bufar, agora a fera está orando. Não há nada como um bom tapa para derrubar alguém do cavalo, para que ele pare de bufar e passe a orar.
Há muita gente que só vive bufando, tem ódio. Ódio contra todo mundo, rabugento, cheio de ressentimento. Gente melindrosa, “cheia de não me toques”. De mal humor com a vida. Zangado com todo mundo.
A gente chega e diz bom dia, a pessoa diz: “Bom dia por quê?”
  Parece que chupou limão em jejum.

Só desce da montaria e só aprende a orar quando apanha. É por isso que às vezes, Deus usa a pedagogia do tapinha. Porque há gente que só aprende quando apanha.

Há gente que só confia no seu dinheiro. Há gente que vive confiando no poder que tem e outras,  nos seus títulos. Até que um dia a mão de Deus toca a pessoa e a derruba, e a cega, a deixa prostrada para que ela aprenda.
Nabucodonosor, lá no Antigo Testamento foi rei do maior império mundial em termos de riqueza e esplendor, a Babilônia. Mais um dia ele se humilhou e adoeceu. Sua doença fez dele como um animal. Foi comer grama, o poderoso Nabucodonosor. Até que Deus o levou a humilhar-se, a arrepender-se. Então Deus o restaurou.
Há muitas pessoas que são arrogantes. Elas até aparentam humildade, conseguem até usar a técnica de cruzar os ombros para dentro.  São tão bem treinadas que logo pensamos, que pessoa humilde. Mas o coração, não é. A pessoa é arrogante. Humilha, maltrata, se põe acima das outras, quer tratamento diferenciado.
No que é que você confia?  Na Graça de Deus ou nos seus recursos. Você se acha brilhante, os outros são pé rapados. “Os evangélicos são pessoas sem cultura, eu estou acima disso”. Não espere Deus lhe derrubar para lhe ensinar uma lição.
Este homem não ouviu. Precisou ser derrubado. Aos arrogantes, Deus derruba para ensinar-lhes uma lição.
Na experiência de Saulo, nós vemos também que

2º) No encontro com Deus, Ele mostra que nós precisamos uns dos outros.   

Há pessoa que são autossuficientes, elas se bastam. Há pessoas que são apaixonadas por si. Mas Deus ensinou a Saulo que ele precisava dos outros.

8- “Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco”.

Largue um cego no meio de um deserto para ele ir para casa. Agora ele precisa dos outros. Ele vai ser guiado pela mão como se fosse uma criança.
O texto que eu já li, Paulo está lá na casa de Judas orando e agora ele precisa de um cristão. E é Ananias que vem até ele.
Vinte e quatro horas atrás disto, se ele encontrasse Ananias, ele iria mandar descer o chicote nas costas dele. Agora ele precisa de Ananias, porque Ananias vem colocar a mão sobre ele e orar.

No mesmo capítulo, no versículo 23 a 25:

“Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si tirar-lhe a vida; porém o plano deles chegou ao conhecimento de Saulo. Dia e noite guardavam também as portas, para o matarem. Mas os seus discípulos tomaram-no de noite e, colocando-o num cesto, desceram-no pela muralha”.

Agora são os discípulos que o salvam. Primeiro foi um discípulo que orou para que Deus restaurasse a sua visão, agora são os discípulos que salvam a sua vida.
No versículo 30, são os gregos que querem matar a Paulo:
30  “Tendo, porém, isto chegado ao conhecimento dos irmãos, levaram-no até Cesaréia e dali o enviaram para Tarso”.

Agora ele descobre que os cristãos não são gente tão ruim e que ele precisa deles. Mais tarde, ao desenvolver a sua teologia. Ele vai criar a metáfora do corpo que ele expõe muito bem em 1cor 12 ao comparar a igreja com um corpo. Ela é como um corpo.

1Cor.12 15,16   “Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser”.

São funções diferentes, são órgãos diferentes, alguns nós damos mais valor do que aos outros, mas eles são interdependentes. E ele descobre que a vida cristã é uma vida de mutualidade, de solidariedade, e não de auto-suficiência. Em que as pessoas têm as suas vidas entrelaçadas, elas não devem viver vidas individuais.
O cristianismo é uma chamada a viver uma vida fraterna como uma família.

Atos 4:32-34  “Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes

Infelizmente, no cristianismo de hoje, nós encontramos muitos membros de igrejas que são individualistas. Eles nunca se integram. Eles assistem cultos, mas nunca se envolvem com a vida da igreja. Eles não conhecem nada do processo da igreja, do programa da igreja, do projeto da igreja, porque eles estão do lado de fora, a sua visão é sempre crítica.
“Eu faria de maneira diferente, eu não concordo com isso, eu não concordo com aquilo”.
Ela usufrui dos benefícios da comunidade, mas ela não quer fazer parte da comunidade. Ela nunca esteve para orar com a igreja. Nos momentos de crise, nos momentos de decisão, nos momentos em que se precisa de apoio, somem todos. Isto não é vida cristã.
A vida cristã é uma vida de solidariedade. A esses que nunca vivem em comunidade, é significativo que Jesus tenha comparado os seus seguidores como as ovelhas. Porque os sentimentos de ovelhas é um sentimento de solidariedade, de mutualidade.
Nós precisamos uns dos outros. Às vezes, achamos que não precisamos de ninguém.
Quando Deus encontra, mostra que precisamos uns dos outros.
 Se você é alguém que está à parte na sua igreja, entenda que a igreja precisa de você. Não é só da sua freqüência, mas da sua oração, da sua solidariedade, das suas ofertas, do seu testemunho, do seu trabalho como cristão.
Se é para fazer queixa, pega uma senha e entra na fila. Mas se quiser colocar o ombro debaixo da carga, pode chegar que está faltando.

3º) No encontro com Deus, Ele mostra que tem um propósito para a nossa vida.

15,16  “Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome”.

Deus não queria que o cristianismo continuasse como uma seita, denominada Caminho, presa dentro do judaísmo. O cristianismo é universal. A mensagem de Jesus é para o mundo inteiro. E havia um homem que podia fazer isto, e essa homem era Saulo.
Quando Deus quer que alguém faça a sua vontade, essa pessoa vai fazer, mesmo que seja de joelhos, mas vai fazer. E foi isto o que Ele fez com Saulo.
E Saulo aceitou, 22,23,29

Saulo, porém, mais e mais se fortalecia e confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo. Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si tirar-lhe a vida pregando ousadamente em nome do Senhor. Falava e discutia com os helenistas; mas eles procuravam tirar-lhe a vida”.

Mudou a vida, sofreu, mas encontrou realização.
 Um dos maiores problemas do nosso tempo é a vida vazia. As pessoas têm dinheiro, tem bens como nunca antes se teve, mas é impressionante como há pessoas vazias.
Tem gente que passa o dia todo vendo televisão, e cá entre nós, tantas coisas boas para se fazer na vida, na obra do Senhor.
Agora veja as palavras de Paulo, se isso aqui é uma vida vazia. Filipenses 3:7,8. Ele fala de todo o seu passado, de tudo o que tinha,

“Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo”.

Ele apostou todas as suas fichas em Cristo, e isto era o sentido da sua vida.
Qual é o sentido da sua vida?
Para alguns, é se casar, é se formar, é ter um carro zero, é ter uma casa na praia, só isso?
Será que o sentido da vida está em ter; no estômago, na pele, no tato. Não existe nada de apaixonante, não existe nada de ideal!
Hoje somos uma geração consumista. E aí quando chega no fim da vida, dirá como o autor de Eclesiastes, “tudo é vaidade, tudo é sem valor”.
Paulo tinha objetivo na vida. Paulo tinha um propósito, mas Deus tinha o melhor para ele.
Seria muito bom que nós lembrássemos que Deus sempre tem o melhor para nós.
São palavras de Jesus:

Lucas 11:11-13  “Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião?  Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial...”

Tem muita gente que acha que se comprometer a vida com Deus, Deus vai acabar com ela. Vai viver uma vida miserável, uma vida de lutas, de sofrimentos.
“Eu sei o que é melhor para mim!” Mas quantos de nós mesmos sabemos o que é melhor para nós?

Efésios 3:20Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”,

Deus pode fazer muito mais na nossa vida. As vidas comprometidas com Cristo sempre são vidas muito enriquecidas. São vidas cheias de significado. E a sua vida pode ser grandemente enriquecida.
Até agora, foram 4 mensagens com este título, quando Deus encontra. As mensagens anteriores foram de pessoas muito necessitadas.
Ágar, que estava à porta da morte, seu filho também à porta da morte.
Elias numa profunda crise de depressão pediu para morrer.
 Isaías, na perda do seu primo que era o rei, sem saber o que fazer.
Todos eles eram pessoas necessitadas. Com Paulo foi diferente. Ele não estava em crise, não estava carente, não se pode dizer que era um sujeito fraco da cabeça, era uma mente brilhante. Mas havia uma coisa, ele estava errado. Ele achava que estava certo, mas estava profundamente errado.
Saulo era um homem vazio, e esse vazio era camuflado com o seu ódio, orgulho, e poder.
Podemos camuflar de muitas maneiras, mas precisamos de um encontro transformador com Jesus Cristo. Faltava alguma coisa a Paulo, faltava Jesus.
Você pode ser membro de uma igreja, pode conhecer o evangelho, e saber de cor o plano de salvação e no entanto, está faltando alguma coisa, de uma rendição  por completo a vontade de Deus.

Pense nisso: Desça da auto-suficiência, do cavalo, da sua importância aos seus próprios olhos, lembre-se que você não é tão grande assim, você precisa dos outros  e lembre-se: Deus tem um propósito para a sua vida.

2 comentários:

  1. obrigado Pastor!!
    Que o Deus soberano e eterno continue usando sua vida em favor de almas perdidas e para honra e gloria do Seu santo nome.

    amém!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glórias a Deus. Desejo o mesmo para você ! A paixão pelas almas perdidas deve ser algo intrínseco a todo crente. Porém, essa não é uma realidade ainda em nosso meio. Mas creio que, em nome de Jesus, que os cristãos do nosso tempo vão buscar essa prioridade cristã. Um grande abraço!!

      Excluir