Páginas

quarta-feira, 5 de março de 2014

O que significa ser testemunha de Jesus? Atos 1:8



Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terraATOS 1.8

Há uma história muito interessante relatada no evangelho de João a respeito do que significa ser testemunha de Jesus. É a história de um cego de nascença, que foi curado por Jesus em um sábado. Todos os que souberam do fato ficaram intrigados com aquele milagre, porque havia uma crença arraigada entre os judeus de que alguém que nascesse cego era um amaldiçoado por Deus. Isso significava que somente Deus poderia reverter a maldição. Mas Jesus curou o cego de nascença e causou grande confusão em Jerusalém. Os mestres da lei e os fariseus foram interrogar o homem que era cego para tentar entender o que estava acontecendo. "Tudo o que eu sei é que eu era cego, e agora vejo", disse aquele que era cego. E contou que Jesus o havia curado.
Em resumo, é isto o que as pessoas geralmente pensam ser o trabalho de uma testemunha de Jesus: contar o que Jesus fez em sua vida.
Entretanto, não é esse o conceito de testemunha que Jesus tem em mente quando promete o derramamento do Espírito Santo sobre todos os seus discípulos. O cego que fora curado por Jesus não era um homem cheio do Espírito Santo. Era apenas um homem curado por Jesus, alguém que tinha sido beneficiado por Ele, mas não era uma pessoa cheia do Espírito Santo.
Por que, então, Jesus afirma que precisamos ser cheios do poder do Espírito Santo para que possamos ser suas testemunhas?
Ser testemunha de Jesus não é apenas dizer o que Jesus fez em sua vida. Ser testemunha de Jesus, de fato, é ser uma expressão da pessoa de Jesus. Testemunhar de Jesus é viver de tal maneira que as pessoas vejam Jesus em você.
Foi o que aconteceu na cidade de Antioquia. Os discípulos de Jesus foram pela primeira vez chamados cristãos. Aqueles seguidores de Jesus estavam tão identificados com Ele que foram confundidos com Ele. Somente o poder do Espírito Santo pode nos dar essa condição extraordinária de sermos identificados com Jesus Cristo e semelhantes a Ele.
O desejo de um discípulo de Jesus é que o Espírito Santo o revista com poder para que ele seja de fato uma testemunha de Jesus, uma pessoa confundida com Jesus. Eis uma grande pretensão, que deve ser transformada também em oração. Mas para que isso aconteça você precisa ser um discípulo que segue de perto o seu mestre. Você tem feito isso?
Se todos nós queremos que a nossa igreja cresça e se multiplique, não será somente falando do que Jesus fez em nossa vida. Nós precisamos testemunhar de Jesus e viver de tal maneira que as pessoas vejam Jesus em nós. Esse é o desafio que Deus tem para a sua vida, você topa?


Pr. João Rodrigo Seemam  (Pastoral do mês de março 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário