Páginas

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

PASTORES OU LOBOS.





“e vos darei pastores segundo o meu coração, que vos guiarão com conhecimento e discernimento (Jr 3.15).

"Eu vou lhes dar pastores verdadeiros, que pensam e sentem como Eu. Eles vão guiar todos vocês com sabedoria e inteligência".  (Bíblia Viva)

Pensando no tema "pastor", algo é interessante pensarmos: Pastores e lobos gostam das mesmas coisas. Ambos gostam de ovelhas. Os pastores gostam das ovelhas para apascentá-las; Os lobos, para matá-las. Pior do que o lobo é o lobo disfarçado de pastor. Este é mais sutil: sua voz é mansa, mas seus dentes são afiados. Infiltra-se no meio do rebanho como protetor, mas é na verdade um explorador. Busca apenas a lã e a carne das ovelhas. Não serve às ovelhas; serve-se delas. Querem agradá-las no início, mas o fim delas é a morte. 
É nesse contexto de maus pastores que o profeta Jeremias anuncia que Deus dá a seu povo pastores. Algumas verdades devem ser aqui observadas.

Em primeiro lugar, O PASTORADO É UMA VOCAÇÃO DADA POR DEUS.  

  "Eu vos darei pastores..."

Como dizia o meu professor do Seminário Pr. Isaltino Gomes: existe o chamado por Deus e o assoviado. O assoviado ouve um barulho e acha que é com ele, vai e se apresenta para a obra sem ter sido chamado.  O vocacionado é diferente. Ele recebe um chamado divino, uma escolha feita não por homens, mas pelo próprio Deus. O pastorado não deve ser exercido a menos que haja um chamado claro e irresistível da parte de Deus. 
Muitos querem fazer parte desse ministério, mas isso é algo espiritual, sendo impossível ser reconhecido por Deus por méritos ou por currículos. É vocação, e vocação não se discute, se aceita e se cumpre com amor e alegria. 

Segundo,  O PASTORADO NECESSITA DE UMA APROVAÇÃO DE DEUS. 

  "...Segundo o meu coração..."

Deus não dá apenas pastores, mas pastores segundo o seu coração. Um pastor ama primeiro a Deus e, por isso, ama o rebanho de Deus. Seu compromisso primário é com o dono das ovelhas. Sua conduta é governada pelas leis do céu.

 Terceiro, O PASTORADO REQUER ESFORÇO.
  
"... Que vos guiarão..."

O texto fala em guiar, o que significa apascentar,  cuidar, proteger, alimentar, disciplinar, fortalecer. Não é pastor aquele que não luta pelo rebanho nem dá sua vida pelas ovelhas.

Finalmente, O PASTORADO REQUER PREPARO. 
 
"...com conhecimento e discernimento"

O pastor apascenta as ovelhas com conhecimento e inteligência. É fiel à verdade e sensível às pessoas.

Jà ouvi um conhecido dizer que ele jamais daria a vida pelas suas ovelhas, afinal quem foi o único que fez isso foi Jesus. Eu discordo disso: Nós pastores também fazemos isso. Damos a nossa vida, o nosso tempo, o nosso choro, a nossa alegria, a nossa paciência...  e isso por amor ao Dono dessas ovelhas que é o nosso Deus. 
 Enfim, as nossas vidas como pastores devem estar aos pés daquele que nos chamou para cuidar das Suas ovelhas. Por isso, precisamos nos preparar. O nosso compromisso deve ser sempre com Jesus, lembrando de cuidar para que no rebanho Dele não se infiltre lobos que também amam ovelhas, só que eles as ama para eles, nós amamos para Deus. Nós só as amamos  porque Ele nos amou primeiro. 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário