Páginas

sexta-feira, 24 de julho de 2015

A IMPORTÂNCIA DOS RECOMEÇOS Gn. 8:1-14



 Gn. 8:1-14

“Deus lembrou-se de Noé, de todo o gado e de todos os animais selvagens que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e as águas começaram a diminuir. As fontes do abismo e as janelas do céu se fecharam, e a chuva do céu se deteve; as águas foram recuando de cima da terra e, depois de cento e cinquenta dias, haviam diminuído. A arca parou sobre os montes de Ararate no dia dezessete do sétimo mês. As águas foram diminuindo até o décimo mês, e os cumes dos montes apareceram no primeiro dia do décimo mês. Ao final de quarenta dias, Noé abriu a janela que havia feito na arca e soltou um corvo. Ele saiu da arca, mas ia e voltava enquanto não secavam as águas que cobriam a terra. Depois, soltou uma pomba para ver se as águas haviam diminuído sobre a face da terra; mas a pomba não achou onde pousar a planta dos pés, porque as águas ainda cobriam a face de toda a terra. Então voltou para Noé na arca. Estendendo a mão, Noé segurou-a e a recolheu consigo na arca. Esperou mais sete dias e tornou a soltar a pomba para fora da arca. À tardinha, a pomba voltou para ele e trazia no bico uma folha nova de oliveira. Então Noé soube que as águas haviam diminuído sobre a terra. Esperou ainda mais sete dias e tornou a soltar a pomba, mas ela não voltou mais para ele. As águas que estavam sobre a terra secaram no primeiro dia do primeiro mês do ano seiscentos e um. Então Noé tirou a cobertura da arca, olhou e viu que a face da terra havia secado. Aos vinte e sete dias do segundo mês, a terra estava totalmente seca”.

Este texto fala do dilúvio. Ele fala do tempo em que os homens chegaram a um estado pecaminoso tão grande, uma imoralidade tão grande, uma violência tão grande, que Deus resolveu chamar um homem e anunciou a esse homem que haveria um dilúvio, que haveria chuva na terra.
Até então, o povo não sabia o que era chuva porque nunca tinha chovido. E Noé, ao receber aquela revelação de Deus começou a construir a arca. Ele gastou muito tempo construindo aquela arca. E quando ela estava pronta, ele colocou ali os animais.
Você conhece essa história: ele entrou com a sua família, ele pregou para que o povo entrasse, mas o povo não quis entrar. O povo estava zombando de Noé. E, quando ele entrou, as portas se fecharam e começou a chover. Então a água cobriu a face da terra e as pessoas morreram afogadas.

Este texto fala ao meu coração para este tempo em que nós estamos vivendo. Nós estamos começando um novo ciclo de liderança dessa igreja, e com isso, novas adversidades, novos desafios, novos obstáculos, novas provações, novas lutas, mas novas vitórias, novos milagres e novas conquistas. Coisas novas virão.
Isso gera uma expectativa nos corações das pessoas para que algo novo também comece. E esse texto nos fala sobre isso. Ele nos fala sobre novos começos.


Talvez você já está chegando nesse segundo semestre se arrastando para chegar ao final desse ano. São problemas, tantas coisas aconteceram no meio do caminho e talvez você perdeu o ânimo, você perdeu a coragem, você se encontra desanimado, desmotivado, talvez você não tenha nenhuma expectativa boa em relação à sua vida, a sua família e ao seu ministério.
Eu quero dizer para você nessa noite que Deus tem coisas novas na sua vida. Deus tem coisas grandes para você. Talvez você possa estar pensando:

“Pastor, a minha vida está boa”!

Mas eu quero te dizer nessa noite:

“Deus tem coisas melhores para você”.

Talvez você possa dizer:

“Pastor está tudo ruim para mim”,

Eu vim para te dizer:

Deus tem coisas melhores para você. Deus tem novas oportunidades para você”.

A arca de Noé era uma grande oportunidade. Quando olhamos para esse texto, ficamos pensando:

“Como esse povo foi bobo. Eles deveriam entrar nessa arca, que povo incrédulo!!”.

Mais ai eu fico pensando: será que se nós vivêssemos naqueles dias, nós também não seriamos bobos, incrédulos? Em não querer entrar dentro daquela arca?
Se eles tivessem entrado na arca, a vida deles teria sido mudada. Seus destinos teriam sido mudados.
Quando o barco foi construído, ainda não tinha acontecido o dilúvio. Quando o barco foi construído, ainda não havia chuvas. A arca chegou antes do dilúvio.

A providência de Deus pode até chegar num meio de um dilúvio, mas geralmente, Deus costuma mandar os seus barcos antes que o dilúvio aconteça.
Você está entendendo? O barco chega antes do dilúvio. A Providência divina chega antes, só que como diz lá em
Mateus 24:39E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos...”,

E a pergunta é: Porque eles “não o perceberam?” O que pode nos impedir de viver uma vida de recomeços?

1º) OLHAR SOMENTE PARA O PRESENTE.

Eles viram aquela construção, eles viram Noé construindo. Eles viram o barco. Eles viram, “mas eles não perceberam”.
É isso o que esta geração está vivendo. Nós estamos vivendo talvez em uma época de maiores acontecimentos proféticos na face da terra. Cumprimento da Palavra de Deus vindo sobre nós, coisas estão acontecendo, mas nós não estamos percebendo.
Eles não perceberam porque eles estavam olhando para o presente.
Eles não estavam olhando para o futuro. Eles estavam olhando para o presente. E no presente não tinha chuva. No presente, tinha sol. O presente apontava que Noé estava errado. Por isso eles não perceberam.

Escutem isso: Enquanto os nossos olhos estiverem no presente, nós não vamos perceber. Porque enquanto os nossos olhos estão no presente, os olhos de Deus estão no futuro. 
Eu não sei o que vai me acontecer amanhã. Eu não sei o que me espera. Eu não sei o que há de vir. Mas Deus sabe. Deus sabe das coisas boas que me esperam, como Deus também sabe das coisas ruins que estão me esperando.
Deus sabe dos dilúvios que estão me esperando. Agora, o que me contenta é que, ao saber dos dilúvios que estão me esperando, das provações que virão, o que Deus faz?
Deus providencia para mim um barco.

Deus providenciou para você um barco. Deus antecipa o mal. Você é pego de surpresa, mas Deus não. Você não sabe do amanhã, mas Deus sabe.
Pode vir o que tiver de vir, Deus já preparou um escape para você. Agora o problema é que eles não perceberam.
 Hoje nós vivemos a mesma situação. Quantas arcas, quantos barcos Deus providenciou para a sua vida e, como eles, você não percebeu? Quantas coisas aconteceram e Deus providenciou um barco para você e você não entrou nele.
Vou ser mais claro: você acredita que uma palavra, um ensinamento, uma orientação, um conselho, uma oração pode mudar o rumo da sua vida? Sim ou não? Se você disser que não, é estranho você estar aqui hoje.
Quantas arcas Deus já preparou para você esse ano? Deus preparou para você uma arca chamada célula e você não quis entrar nela. Se você tivesse ido, talvez muitas coisas não teriam acontecido com você.

Quantas ebds nós já tivemos nesse ano, quantas pessoas ministraram nessa igreja que foram usadas por Deus aqui. Quantas pregações foram ministradas nesse púlpito que, para a minha vida, o rumo dela foi mudada. Alguns congressos fomos convidados a ir, e que ao sair de lá, minha vida não foi mais a mesma. A minha vida foi mudada por palavras de homens e mulheres de Deus. Essas pessoas foram barcos de Deus para mim.
Quantos cultos de oração fizemos, quantas madrugadas foram investidas pelos irmãos e todas as vidas foram mudadas por meio da oração.

Mas a pergunta é: Mas e se eu não tivesse ido a esses congressos? E se eu não tivesse vindo às programações da nossa igreja, não tivesse presente nos cultos de quinta, nas ebds, no cultos de domingo de manhã, nas orações de madrugada, nos cultos de domingo à noite, nas células?
Ano passado eu participei de um encontro com Deus que mudou a minha vida. Quantos acampamentos nós já fizemos, quantas coisas já nos aconteceram nesse ano. Quantas mensagens, “mas eles não perceberam”. A arca veio e você não entrou.
Muitas vezes Deus nos dá oportunidades e nós não entendemos. Quantas vezes Deus colocou um barco perante você e você não entendeu.
Deus cuida de nós. Deus trabalha em nosso favor, mas nós muitas vezes estamos tão focados no presente:

“Ah, a minha vida está muito boa”.

Nós realizamos encontros de casais, o nosso discipulando casais,

“ah, eu não vou participar desses encontros de casais, o meu casamento está bom demais. Isso é para quem está com problemas no casamento”.

Mal sabe você que aquele encontro de casais foi para livrar você de um problema sério. Tivemos o mês da família em maio, quantas mensagens Deus falou aqui e você trocou essas orientações por um momento de diversão com a família ou amigos.
Precisamos estar atentos no que Deus está fazendo no amanhã. E muitas vezes nós estamos focados no presente e nós não percebemos. Simplesmente não percebemos.
Deus tem um barco preparado para você. Um barco de livramento. Mas você precisa perceber.

E o que mais me impede de viver uma vida de recomeços?

2) CONECTAR-SE COM O MUNDO E NÃO COM DEUS.

 Você deve estar conectado o tempo todo com Deus. Quando você liga a sua televisão, você colocou no canal certo, mas dai está fora do ar, você muda de canal, está fora do ar.
Eu vou mexer na antena, tem alguma coisa errada”.

Você vai atrás da televisão, olha e vê se as conexões estão ligadas. Quando você liga o seu computador e ai você tenta se conectar e não consegue, o que você faz? Você vai ver se as conexões estão certas. Vai ver se pagou a conta. Você liga furioso na operadora cobrando o sinal da internet. Não é assim que a gente faz?

Mas você ora, ora e não há respostas e você não procura saber o motivo pelo qual a resposta não vem. Se fosse a sua internet, você já tinha corrido atrás. Se fosse a sua televisão, você já tinha corrido atrás. Você tem que estar conectado, buscando a Deus.
Noé estava conectado, não no presente, mas no futuro. Nós precisamos entender o que Deus tem para nós. Deus é um Deus de novos começos.

Talvez você diga:

“Pastor, chegou o fim”.

 Noé e sua família poderiam ter pensando que o fim tinha chegado. Muitas vezes, para nós parece que é o fim. Na ótica de Deus é o começo.

Quando você pensa que chegou o fim, abra o olho, aquilo que você chama de fim, é o começo.

Quando Abraão estava com quase cem anos de idade, ele diz:

“Acabou! Se eu não consegui ter um filho com Sarah na minha juventude, se eu não consegui ter um filho antes, agora que eu não vou mesmo, porque agora é o fim”.

Cem anos para Abraão era o fim, Para Deus, era o começo.

Quando José pensava em alcançar os seus sonhos, seus irmãos o pegam e o vendem como escravo. Ele vai para a casa de Potifar, de lá ele vai para a cadeia, e quando todo mundo diz: “agora é o fim, José acabou!”, ele sai da prisão para se tornar o governador do Egito.

Quando Moisés matou aquele egípcio e fugiu para o deserto com quarenta anos de idade, cinquenta, sessenta, setenta, oitenta anos de idade. O que as pessoas daquela época que viviam perto dele poderiam ter pensado:

acabou. Ele nunca será o libertador de Israel, nunca”.

Deus então diz:

“Desce a faraó e fala com ele; deixa eu o meu povo ir”.

O que para Moisés parecia ser o fim, para Deus era o começo.

Quando Saul se torna inimigo de Davi e começa a persegui-lo e tenta mata-lo, quando ele está naquela caverna acabado, derrotado, é o fim de Davi. Talvez os seus irmãos pensaram: “acabou”. Jessé deve ter pensado: “acabou”. É aí que Deus começa a fazer uma grande obra na vida de Davi e o faz dele um rei.

Quando Jó está arruinado, quando ele perde os seus bens, o seu patrimônio, perde os seus filhos, a mulher dele chega e diz:

“amaldiçoa o seu Deus e morre porque acabou”.

 O que para Jó parecia ser o fim, para Deus era o começo. Jó chega a dizer:

 antes conhecia só de ouvir falar, agora os meus olhos te veem”.

Talvez você entrou nessa noite com o seu coração dizendo:

é o fim, acabou, não tem mais jeito

Mas Deus manda te dizer:

“o que você chama de fim eu chamo de começo”.

Conecte-se com Deus. Deus é um Deus de novos começos. Aquilo que parece impossível para Deus é possível. Você precisa recomeçar.


E o que mais me impede de viver uma vida de recomeços?

3º) SER APRESSADO EM QUERER VER OS RESULTADOS.

 Uma coisa é você decidir recomeçar, outra coisa é o recomeço.
Muitos pensam que quando o dilúvio acabou, eles saíram da arca e foram viver felizes. Não! Quando o dilúvio acabou, passou-se tempos até que as águas baixassem. ,

Talvez você diga:

 Pastor, o meu problema ainda não acabou”.

O seu problema já acabou, as águas é que ainda não abaixaram.
 Você recebeu uma oração, você recebeu uma Palavra de Deus, naquele momento você esperava que tudo voltasse ao normal, mas não voltou. Você, com o seu coração incrédulo, diz:

“está tudo como antes”,

Mas não é isso! As águas ainda não voltaram ao normal.
 Muitas estrelas que nós vemos hoje no céu, elas não existem mais. É a luz dela que ainda está viajando pelo espaço, mas ela mesma já acabou.

Muitas vezes isso acontece conosco: Talvez venha um problema grande, um problema grave, aconteceu com você, mas você orou, buscou a Deus, Deus já abençoou, já acabou.

 Mas pastor, como acabou, eu ainda não estou vendo!”,

O dilúvio já acabou, mas as águas precisam baixar. Então acalme-se. Descanse no Senhor, espere no Senhor. Uma coisa é você decidir recomeçar, outra coisa é o recomeço.
A nossa vida não é diferente em relação ao dilúvio. Depois do dilúvio leva-se tempo para as coisas voltarem ao lugar. E foi justamente nesse período em que Noé olhou e não viu mais chuva, ele pensou: é agora! E aí o que Noé fez? Ele soltou um corvo. E o corvo foi, depois ele soltou uma pomba como que aguardando o momento certo de sair.
 O recomeço, os novos começos, mais do que nunca essa geração precisa entender isso:

“as coisas não são instantâneas como nós pensamos que são”.

Nós vivemos na geração Miojo. Rápido, prático e instantâneo, mas a vida não é um miojo.
Compramos hoje um celular, daqui á pouco nós já vimos que lançou outro melhor e já pensamos, esse aqui já não dá mais. Eu vou comprar esse aqui que é mais rápido. Nós queremos as coisas rápidas, mas Deus não é assim!
Não tenha pressa! A pressa não é de Deus. Não é em vão que o salmista diz:
esperei com paciência no Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu quando clamei por socorro”.

Você tem clamado por socorro? Mas clame pacientemente esperando no Senhor que no tempo de Deus, vai acontecer. No tempo de Deus!

Não deixe esse espírito do diabo de pressa, de rapidez tome conta da sua vida. Aqui em baixo as coisas mudaram, mas lá no alto as coisas continuam do mesmo jeito. Se você pretende buscar algo lá do alto, o princípio continua sendo o mesmo:

“entre no teu quarto, fecha a porta e gaste tempo na presença do teu pai que te vê em secreto”.

Gaste tempo com Deus. Santifique a sua vida, consagre-se ao Senhor.
Não tenha pressa de sair da presença de Deus. “Mais vale estar um dia nos teus átrios do que mil fora dele”.

Que à partir de hoje você venha a gastar tempo com Deus. Não é instantâneo, é um processo. E é aí que muitos falham, por quê?

Porque começam a cobrar de si mesmos resultados imediatos e quando não vê o resultado, se frustram, desistem do recomeço.

Espere no Senhor. As coisas não são como você pensa que são. As coisas são do jeito que o Senhor quer.


E o que mais me impede de viver uma vida de recomeços?

4) GENERALIZAR TUDO POR CAUSA DAS DECEPÇÕES.

Noé começou soltando um corvo. E o corvo ficou em cima dos cadáveres, na carniça. É interessante que Noé poderia ter se decepcionado com o corvo. Não, mas ele começa novamente e ele solta um outro pássaro, ele solta uma pomba.
O corvo, sendo carnívoro, evidentemente encontrou corpos flutuando na água. Ninguém os sepultara. Neles pousava, deles se alimentava e até que terra se secasse, voava de um lado para o outro. Isto é, retornava à arca à noite para dormir. A pomba não pousa sobre cadáveres, e retornou a Noé. Depois de uma semana trouxe uma folha de oliveira. Por isso, esta é o símbolo da paz.
Há pessoas tipo corvo. Nutrem-se do pútrido, do mal, não portam boas notícias, e apenas se preocupam consigo. Ela só lhe servia para isso. O corvo quer benefícios e cuida apenas de sua vida.
Talvez você esteja amargurado, sem esperança, frustrado, porque você confiou na pessoa errada e quando nós confiamos em gente errada, começamos a generalizar. Noé poderia ter generalizado. Ele poderia ter dito assim:

“Todo pássaro é igual. Todo pássaro não é confiável. Todo pássaro não presta”.

Mas Moisés não fez isso. Ele soltou um outro pássaro. Por isso, não generalize as pessoas por causa de uma decepção. Nem todo mundo é igual.
Aquele corvo é uma prova que nós precisamos tomar cuidado com as pessoas que estão dentro do nosso barco. Porque o corvo que traiu Noé, se assim podemos dizer, ele estava dentro do barco de Noé. E as pessoas com as quais você vai se frustrar é gente que está dentro do seu barco.
Não são as pessoas distantes que vão nos machucar, é por gente próxima. É gente que eu estendo a mão. É gente que eu ajudo e nunca esperava um soco. Agora, o fato de alguém me decepcionar, de alguém me trair, eu não posso usar isso e generalizar e desacreditar.
Existem pessoas boas, existem pessoas honestas, existem pessoas corretas em todos os setores e segmentos dessa vida. Se existe o ruim, existe o bom. Eu preciso ter isso no meu coração.

E o que mais me impede de viver uma vida de recomeços?

5º) ESPERAR AS COISAS MELHORAREM PARA RECOMEÇAR.

Eu disse que aquilo que para você pode ser o fim, para Deus é o inicio.
Foi assim com José, as adversidades podem mudar o curso da vida para que o propósito de Deus seja cumprido em nós. Coisas ruins podem nos acontecer para que um propósito maior veja nos alcançar. Para que nos venha aquela Palavra que Jesus deu aos seus discípulos:

Jo 13:7Jesus lhe respondeu: Agora não compreendes o que eu faço, mas depois entenderás”.

Noé não esperou as coisas melhorarem para começar. Ele entendeu que aquele dilúvio estaria por vir, mas era necessário. Ele não entendia muito bem alguns porquês, muitas pessoas acharam que ele estava ficando louco, mas ele obedeceu sem olhar as circunstâncias.
Muitas coisas que você não tem resposta hoje, amanhã você vai entender o porquê.

A vida de José para mim é uma prova visível de que eu e você somos incapazes de diferenciar um dia ruim de um dia bom.  

Porque quantas vezes nós passamos por situações e nós falamos:

“Esse foi o pior dia da minha vida”.

E aí um ano depois você volta o seu pensamento lá trás e diz:
Deus, muito obrigado por aquilo que me aconteceu lá atrás”.

E quantas vezes você sentiu que aquilo que você conquistou foi o melhor dia da sua vida e aquilo se transforma em uma desgraça para a sua vida. Melhor que você nunca tivesse recebido aquilo.
Tudo o que aconteceu de ruim na vida de José foi projetado para o bem. Talvez muita coisa de mal que esteja acontecendo com você hoje, está acontecendo para o seu próprio bem. A crise na nossa vida faz parte de um processo de Deus para nos aperfeiçoar. Foi assim com Jó.

 Não espere. Jesus diz: “Venha como estás”. Deus vai usar do jeito que você está. Do jeito que você estiver é o jeito que Deus vai usar para mudar a história da sua vida.

Quando Elias disse: “ouço o ruído de abundante chuva”. O rei Acabe olhou para o céu, o moço de Elias olhou para o céu tudo o que eles viram, lá na frente, uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem. Mas para Elias, era o sinal do ruído de abundante chuva.

Assim como uma pequena nuvem representa uma abundante chuva, assim também Deus tem colocado barcos. Que você não perca nenhum barco de Deus. Porque são barcos de livramentos para a sua vida.

Este não é o tem fim. Aquilo que aos seus olhos parece ser o teu fim, aos olhos de Deus é o começo.

Deus não precisa de nada daquilo que você não tem. O que Deus vai fazer na sua vida, vai começar à partir daquilo que você tem. Á partir daquilo que te sobrou.

A viúva não tinha nada, o profeta de Deus disse:

pegue vasilhas emprestadas e encha uma a uma”.

“Vamos alimentar esse povo, o que temos?”

 Nada”.

“Me dá esses cinco pães e dois peixes que eu vou alimentar esse povo”. 

Conclusão:

Eu não sei o que você tem. Mas uma coisa eu sei: Deus não depende do que você tem ou do valor que você atribui a isso.
Eu só posso te dizer uma coisa: Deus está lhe dizendo nessa noite: este é o teu começo. Eu tenho novos começos para você!

O melhor de Deus ainda está por vir! Aonde as pessoas dizem, “há morte”, você vai dizer: “há vida”.

Há vida no meu casamento, há vida nos meus filhos, há vida na minha família,  nos meus relacionamentos, há vida na minha igreja, há vida na minha célula, Mesmo que às pessoas profetizem morte,  Deus te chamou para ser bênção nessa geração.

 Você tem a marca da promessa, você tem a unção do Espírito Santo.  

Sermão Proferido na Igreja Batista em Jardim Yeda

Pr. João Rodrigo Seemam

Nenhum comentário:

Postar um comentário